Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Moto estranha - Diferença entre câmbios de Sahara???
#1
Bom minha Sah foi toda revisada há pouco tempo atrás e aproveitando isso pedi para o mecânico abrir o motor e o câmbio para verificar tudo.
Além disso eu estava com problemas no eixo seletor do câmbio e no eixo do pinhão, pois as ranhuras de ambos estavam bem danificadas, o que fez o pinhão até sair do eixo uma vez.
Sendo assim decidi trocar os 2 eixos, o seletor comprei na concessionária, mas o eixo do pinhão meu mecânico tinha um zeradinho na oficina dele, com as engrenagens e tudo, perfeitos!
Ele montou esse eixo na minha moto, limpou, regulou tudo, ficou 10!
Só que agora a moto está com menos torque na saída e está muito, mas muito estranha quando desenvolvo velocidade nela. Conforme eu acelero, o giro do motor sobe muito mais do antes, por exemplo, em 100 km/h antes o motor estava a 5500~6000 rpm e agora está a 7000~7500. Quando chego a 120 km/h o conta giros já está chegando nos 9000 rpm e eu sinto a moto tem motor para mais, porém já está na 6a marcha e não tenho mais nada a fazer. A sensação que tenho é exatamente essa: estou com motor e pouco câmbio, a moto pede a 7a marcha que é inexistente.

Pensando um pouco surgiu a dúvida:
"Será que como ele usou o eixo e as engrenagens de um outro câmbio de Sahara, o numero de dentes dessas engrenagens pode ser diferente das originais do meu câmbio?"

Minha moto é 93, será que houveram alterações nos demais anos???

Por favor ajudem!

Abraços
Responder
#2
Olha, se ele tivesse acidentalmente encurtado seu câmbio, você sentiria mais torque nas arrancadas e menos final com mais giro.
Pelo seu relato, eu arriscaria embreagem patinando. A moto fica fraca, mas o giro sobe que é uma beleza!
Pede pro seu mecânico dar uma avaliada na embreagem.
Abraço e boa sorte!
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#3
Arias Escreveu:Olha, se ele tivesse acidentalmente encurtado seu câmbio, você sentiria mais torque nas arrancadas e menos final com mais giro.
Pelo seu relato, eu arriscaria embreagem patinando. A moto fica fraca, mas o giro sobe que é uma beleza!
Pede pro seu mecânico dar uma avaliada na embreagem.
Abraço e boa sorte!

Valeu amigo, mas a embreagem está redondinha, inclusive os discos foram trocados ontem!!!

Me disseram que pode ser o CDI... confere?
Responder
#4
de fato, existe diferença no numero de dentes das engrenagens nao lembro a partir de qual ano, mas isso está documentado no catalogo de peças, lembro de ter visto isso com certeza.

pra sua 93, se o mecanico colocou parte do jogo de engrenagens de uma 98 (por ex.) aí ficou uma mistureba danada...
Responder
#5
O Indomado Escreveu:de fato, existe diferença no numero de dentes das engrenagens não lembro a partir de qual ano, mas isso está documentado no catalogo de peças, lembro de ter visto isso com certeza.

pra sua 93, se o mecanico colocou parte do jogo de engrenagens de uma 98 (por ex.) aí ficou uma mistureba danada...

Tô achando mesmo que pode ter sido isso...

Eu tenho as engrenagens originais da 93, estão perfeitas, chato vai ser abrir tudo novamente pra trocar isso... Mais uma semaninha sem a Sahara... Cry
Responder
#6
O pinhão é o mesmo ?
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#7
Fuinessa Escreveu:O pinhão é o mesmo ?


Sim a relação é modelo original e minha referencia está sendo antes e depois da revisão que foi feita, onde não houveram alterações na relação.


O mecanico me ligou agora e disse que a diferença entre as engrenagens do câmbio está descartada.
Ele viu que o câmbio que ele retirou o eixo secundário com as engrenagens para montar na minha moto é de uma 97 e como ele ainda tem o restante desse cambio na oficina, montou as engrenagens da minha 93 que levei pra ele hoje, tudo montou e encaixou certinho.

Agora ele vai fuçar e ver se descobre o que está ocorrendo, mas que é estranho, isso é!

Alguém sabe se o CDI pode ocasionar esse tipo de "fenômeno"?
Responder
#8
Meu amigo, se vc trocou os discos da embreagem, com todos os espaçadores,
ONTEM, é natural que dê uma patinadinha no começo, ela precisa
de cerca de 100 km para fical legal.

Ande mais um pouco com a moto e venha aqui relatar o seu comportamento.

Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#9
Martinez Escreveu:Meu amigo, se você trocou os discos da embreagem, com todos os espaçadores,
ONTEM, é natural que dê uma patinadinha no começo, ela precisa
de cerca de 100 km para fical legal.

Ande mais um pouco com a moto e venha aqui relatar o seu comportamento.

Martinez

Valeu Martinez, mas já rodei mais do que isso com a moto.
Além disso, os discos foram trocados exatamente para tentar sanar o problema, já que os discos que estavam anteiormente eram paralelos e já estavam bem usadinhos, então achei que poderia ser a embreagem patinando.
Porém agora, com discos originais, a moto está da mesma forma que antes...
Responder
#10
Rodrigo ,

Coloca o pinhão de 15 dentes nela .. pode ser que o RPM fique menor .. a 120KM h .

Abraços


JR
"Quando viajo de carro aprecio a paisagem... Quando viajo de SAHARA faço parte dela”
[Imagem: bikepics-1397018-full.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)