Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Embuchamento da suspensão traseira em nylon automotivo
#21
Cavaleiro_Sombrio Escreveu:alguem tem como passar as medidas desas bbuchas aqui no forum, pois posso ver la na empresa que eu trabalho pra fazer......
e ninguem pensou em fazer essas buchas com bronze grafitado???? muito bom tambem, pois tem grafite nno meio de sua composiçao no qual a bucha se torna autolubrificante pode-se dizer de passagem....

abraços

Mas e o custo disso????? :roll: Confusedhock:

A idéia de fazer com Nylon é justamente economizar........


Psk
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#22
preciso das medidas das buchas pra ver quanto tempo de torno q vai.....
ai posso dar uma resposta.....
a minha tambem ta rinchando o pro link...com todo esse tempo de chuva....

abraços
Responder
#23
olá pessoal

fiquei fora por motivo de viagem, mas vamos continuar que o negoço aqui tá bão.
Olha só, como eu disse as buchas em nylon automotivo são boas pra c...
Primeiro pelo preço, segundo pelo que constatei. Cheguei hoje e fui rodar com a minina. Encontrei alguns conhecidos e toquei no assunto. Um deles tinha feito serviço com o Tenório (o torneiro que eu fiz). O cara tem uma lander e usa quase todo final de semana pra trilha. Segundo ele já faz mais de um ano e meio que ele fez e sem folgas nem qualquer problema.
Olha só. Quem desmontou o rolamento agulha viu que existe um eixo de metal dentro dele. Pois é o torneiro aproveitou esse eixo e o nylon ficou entre esse eixinho e a balança. Quando eu fui pegar a peça eu nem girava na mão de tão justa que estava a bucha. Aí o troneiro disse que tinha de entrar bem justa pois aí não daria folga com o tempo.
Outra coisa legal do nylon é que além de ser resistente ele não agride nem desgasta o metal (oque aconteceria se fossem duas peças de metal se atritando sem lubrificar).
O que eu posso dizer é o que eu pude experimentar. Fiquei muito feliz de não ser roubado pela Honda. Dá pra fazer muita bucha em nylon com o valor que eles cobram pelo conjunto da suspensão traseira.
Pra completar gostaria de incentivar as pessoas que já tiveram experiências semelhantes a dar seu testemunho pois assim a gente consegue manter as motocas em dia.
Amanha vejo preço e se ele precisa das peças. Aí posto à noite.

ABRAÇO.
"De repente a gente vê que perdeu
Ou está perdendo alguma coisa
Morna e ingênua
Que vai ficando no caminho... "
Responder
#24
Grande idéia pessoal,

Estou com um problema recorrente com a minha suspensão traseira e isso já me fez perder a paciência com tanto barulho, parece caminhão velho carregando galinhas. Já fiz um "curativo" no pro-link e o barulho sumiu por um tempo, mas agora voltou de novo, e quero dar um jeito nisso.

Se forem realmente fazer a peça com nylon/teflon, por favor, me avisem pois tenho interesse em comprar um e tentar dar um jeito na minha motoca.

Ate mais a todos...
Responder
#25
pessoal, melou nossa idéia...

guifarma Escreveu:Olá Martinez, desculpa pela espera. Quando pude falar com o torneiro ele não estava, hoje consegui. Negoço é o seguinte:
1- Perguntei se poderia ser feito em teflon, ele disse que é muito mais caro e não é utilizado para peças em atrito constante. Por exemplo para registros de alta pressão ele serve, pois você não abre e fecha todo dia, mas ali a balança oscila o tempo todo. O cara já fez pra muita moto e sabe o que diz.
2- Não sei se você já desmontou um rolamento de agulhas, mas ele tem a "casca" externa, depois as agulhas e por dentro um eixinho de metal. Assim as agulhas giram presnssadas entre a casca externa e o eixinho. Desta forma ele me disse que só pode fazer com a peça em mãos pois o eixinho tem de eintar justaposto de forma que a espessura pode variar de caso pra caso de acordo com o desgaste da moto.

Concluindo: acho melhor você procurar um torneiro aí, levar a balança e o braço oscilante e pedir para ele fabricar as peças que TÊEM DE ENTRAR MUITO JUSTAS. è isso que garante vida longa ao nylon além de dificultar a entrada de sujeira.
Espero ter ajudado.
Gde abraço!
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#26
guifarma Escreveu:1- Perguntei se poderia ser feito em teflon, ele disse que é muito mais caro e não é utilizado para peças em atrito constante. Por exemplo para registros de alta pressão ele serve, pois você não abre e fecha todo dia, mas ali a balança oscila o tempo todo. O cara já fez pra muita moto e sabe o que diz.
2- Não sei se você já desmontou um rolamento de agulhas, mas ele tem a "casca" externa, depois as agulhas e por dentro um eixinho de metal. Assim as agulhas giram presnssadas entre a casca externa e o eixinho. Desta forma ele me disse que só pode fazer com a peça em mãos pois o eixinho tem de eintar justaposto de forma que a espessura pode variar de caso pra caso de acordo com o desgaste da moto.


Geralmente, torneiro é torneiro, e não conhece bulhufas de material e de projetos e fala o que dá na telha.
1- Teflon tem baixo coeficiente de atrito, portanto pode e deve ser usado em atrito constante sim. O teflon só não serve para nossas necessidades em função da baixa resistência mecânica, ou seja, corre o risco de deformar ao ser solicitado.
Nas motos de pequenas cilindradas essa bucha é feita de polietireno de baixa densidade, ou numa linguagem popular, "plástico comum".
Lógico que tais motos não se prestam para o uso que pretendemos fazer das nossas meninas.
2- Não faz sentido fazer a bucha nova e colocar o eixo velho, certo?
O eixo é barato e vem retificadinho, lindo de ver, com medidas calibradas em milésimos de milímetro.
O único problema que eu vejo é a interferência no diâmetro externo, que dependendo da maior ou menor plasticidade do material, pode fazer o furo diminuir de diâmetro. Isso é fácil de ser calculado e pode ser feito por processo empírico, se o tal torneiro não tiver domínio de cálculos mais elaborados.
Só fazer uma bucha com as medidas exatas do rolamento e montar na balança.
Medir o diâmetro interno e ver qual a diferença entre o antes e o depois.
Provavelmente dará poucos centésimos de milímetros e nas próximas buchas deixar o furo com essa a diferença prá mais.
Essa coisa de ter que entrar justinho também é falta de conhecimento do torneiro.
O ajuste necessário é rotativo sem folga. Para definir as medidas basta procurar numa tabela de ajustes segundo a ISO, considerando o furo unico H7. Quem tiver curiosidade procure conhecer tal tabela... no telecurso2000 tem para baixar.

Abraços,
Rá.
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#27

Há meu amigo, tudo bem?
Entendo suas colocações técnicas em relação ao torneiro.
Teoricamente falando, também conheço o processo, mas na prática, meu amigo...


Rapazes , não é que me lembrei desse tópico ontem...
Um mecânico, meu amigo, levou uma balança de cg e fiz as buchas
com nylon tecnil, é um pouco amareladado e macio...relativo...
entrou apertada, meio ovalizado o furo que, original era 25 e estava variando a medida entre 26,1 a 26,3, então passei o alargador
expansivo no diâmetro de 20mm e a bucha ficou justinha, rotativa e sem folga, e o eixo nas buchas.
Claro que não foi uma sassá... Wink
Particularmente, sempre tive moto e já fiz embuchamentos da suspensão
de XL, semelhante a da sahara, da XTesinha, tudo com buchas, tudo bem,
e quando vi a da sahara com rolamento, fiquei impressionado, agora vejo
voltar para as buchas...engraçado... :roll: :roll:
Responder
#28
É pessoal, talvez eu não tenha sabido explicar o que o torneiro disse. O que ele teve receio é justamente disto, enviar as buchas prontas pra vocês e devido a essas diferenças de cada caso (como exemplificado acima pelo Paulinho) e a pessoa não ter o tal alargador pra colocar as buchas nos eixos e e assim por diante. Por mim, se quiserem é só mandar a medida que eu peço pra executar o serviço, sem problemas!! Wink
e olha só o naylon que ele fez as minhas era branco? É bom também?
"De repente a gente vê que perdeu
Ou está perdendo alguma coisa
Morna e ingênua
Que vai ficando no caminho... "
Responder
#29
guifarma Escreveu:É pessoal, talvez eu não tenha sabido explicar o que o torneiro disse. O que ele teve receio é justamente disto, enviar as buchas prontas pra vocês e devido a essas diferenças de cada caso (como exemplificado acima pelo Paulinho) e a pessoa não ter o tal alargador pra colocar as buchas nos eixos e e assim por diante. Por mim, se quiserem é só mandar a medida que eu peço pra executar o serviço, sem problemas!! Wink
e olha só o naylon que ele fez as minhas era branco? É bom também?

Guifarma, o nylon branco é muito seco e duro.
Faço embuchamento em portas de carro e só uso o TECNIL por
ser macio.
O nylon branco quando pega para travar, gruda mesmo ou faz um barulho
de rangimento...feio, aí serão dois serviços...
Espero que em sua sassá esteja tudo bem...
Responder
#30
olá para todos saharamaniacos ,pessoal quem colocou as buchas de nylon tem como colocar agumas fotos de como é ou até faser um dezenho grafico de como tem que faser o que sai o que entra estou precisando colocar no meu prolink comprei a moto no ano passado agora desmontei pra manutenção e tem rolamento e bucha ferrado , faser tipo um calalogo de como colocar mesmo pra o torneiro ficar bem intendido .brigado pra todos
[Imagem: bannerox6.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)