Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
QUEM VAI COMPRAR A BOLHA?
#21
Faaaala meu povo arretado!

Ando meio desligado do fórum devido a muuuuitas viagens a trabalho... Arffff... Tá osso! Mas, simbora, né? Big Grin

Então, devo recomeçar os trabalhos de personalização da minha bolha e os devidos ajustes. Já vou começar tirando a viradinha em relevo negativo e colocar a borda o mais próximo possível da Transalp...

Devo dar uma inclinadinha na danada. Creio que uns 10° devam ser suficientes para deixá-la no ponto.

Semana que vem terei novidades... Abraços saharentos.
#22
Big Grin Big Grin

'Tamos esperano! Big Grin Big Grin
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
#23
Big Grin Paulino,

Seria maravilhoso ir pra MV devidamente EMBOLHADO. Big Grin Big Grin Big Grin

Corra contra o relógio. É UMA ORDEM :!: :x
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






#24
Jotace tom com vc . Paulino, confio no teu taco meu irmão...como está? Um tempão que não nos vemos e nem nos falamos...me adicione no MSN ...
Forte abraço,
#25
Bom galera, até agora o Martinez estava só espiando... como já tem quase
1 ano e até agora necas, vou me meter no assunto.
Depois de Paulino, Ari, Sukitão e Hamilton, chegou a minha vez.
Só que o seguinte, a idéia aqui não é ajudar e ser ajudado? Então,
fiz um projeto que vai dentro das possibilidades, se não resolver totalmente,
melhorar bem a situação. Leiam tudo e entenderaão o que quero dizer...

Primeiro, pesquisando sobre aerodinâmica olha o que eu achei...
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.strangevehicles.com/content/item/106858.html">http://www.strangevehicles.com/content/item/106858.html</a><!-- m -->
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas agora o papo é sério.
A Otuky está me enrolando, não vão fazer a bendita bolha, acho que vamos ter que esquecer eles,
infelizmente, pois são profissionais da área e fabricam para várias motos...

Bom, bola pra frente. Pesquisei bastante e gostaria de compartilhar algumas informações.

Fazer um para-brisa que seja funcional, ou seja, aerodinamicamente correto não é tão fácil assim.

Vamos falar um pouco das forças que atuam sobre a peça. Eu fiz um molde de poliuretano hoje
pela manhã, fiz vários testes com o treco que eu projetei e cheguei na seguinte conclusão.
Uma vez acertada a curvatura e inclinação adequada, não são necessários mais do que 12 a 14cm
acima da bolha original para jogar o vento acima da testa de um piloto de 1,73 m de estatura.
Ela tem que ser um pouco mais reta que a original, pouca coisa (5 cm). Isso porque na sahara, a
cabeça do piloto fica muito perto da ponta da bolha, não tem muito espaço pra inclicar muito,
ou seguir a curvatura da original. A parte de cima ficaria mais ou menos
assim...
[Imagem: IMG_7816a.jpg]
O que preciso descobrir agora é a inclinação lateral para não fazer muito
barulho (turbulhencia) com a passagem do vento pela mesma.

Mas, vamos falar das leis da aerodinâmica.
Tem uma coisa chamada sustentação. Com uma bolha curva, o Centro de pressão da bolha vai ficar
muito para cima. Na bolha original (lisa) esse problema é bem menor. Portanto, temos que ter
cuidado com o arrasto; que depende da forma da bolha, da " viscosidade " do ar e da velocidade. Se o arrasto
for muito grande, no caso de uma bolha muito alta, pode quebrar, visto
que será presa somente pela parte de baixo.

Se aumentar muito o ângulo de ataque,aumenta igualmente o arrasto, acabando
por atingir um ponto em que a sustentação não consegue contrariar o efeito
resultante das outras forças e entra em perda. Por isso que os para-brisas das custons
são imensos. Lembram-se do para-brisa das KTM? São retos, mas fininhos.

Então vejam vocês que o arrasto é nosso grande problema. Existem 2 tipo de arrasto
que são importantes no nosso caso.

Arrasto de Atrito é o que ocorre junto à superfície de um objeto.
É produzido numa fina camada de ar, chamada camada limite.
O atrito resulta do deslizamento de uma camada de fluido sobre outra camada.
As moléculas de ar da camada limite movem-se em: Vias regulares paralelas à superfície,
ou vias irregulares. Os engenheiros dão ao movimento regular o nome de fluxo laminar,
e ao movimento irregular, o de fluxo turbulento. Um fluxo turbulento aumenta o arrasto
de atrito.
O fluxo do ar torna-se turbulento em certo ponto do trajeto do ar ao longo do objeto.
Portanto, a nossa bolha tem que retardar o mais possível essa passagem do fluxo laminar
ao turbulento, para reduzir ao mínimo o arrasto de atrito. Uma forma de fazê-lo é tornar
a superfície do objeto o mais lisa possível. Entrentanto, não é bem isso que nós queremos...

Arrasto de Forma é o que se observa quando o ar passa ao longo de um objeto e em certo
ponto se afasta dele, o que é de grande importância pra nós motociclistas.
Este tipo de arrasto produz turbilhões de ar que subtraem energia ao objeto e retardam
seu movimento. O arrasto de forma ocorre com objetos que não sejam aerodinâmicos.
Por exemplo, um motorista que venha seguindo um grande caminhão em alta velocidade pode
sentir sua moto sacudida pelos turbilhões formados na retaguarda do caminhão não aerodinâmico.
Os engenheiros reduzem o arrasto de forma tornando o objeto aerodinâmico.

Trocando em miúdos, a asas de uma avião tem arrasto mínimo, uma esfera tem arrasto médio e
uma parede ou algo totalmente na vertical tem grande arrasto... a grande sacada está em acertar
a inclinação e curvatura adequada para não criar muitos redemoinhos e fazer aquela barulheira
nos ouvidos do motociclista.

Outra coisa importante é a chamada Aderência ou Aceleração lateral: Constitui-se no máximo
esforço que um veículo suporta antes de derrapar em uma curva. Medida em g (aceleração
da gravidade 1g = 9,8 m/s) a aceleração lateral oferece boa noção de estabilidade do veículo.

A distância que a bolha está do piloto também é outro ponto importante. Por isso que a super
ténéré 750 tem um bolha pequenininha, porque está lá na frente... mais distente do piloto.

Neste link tem um resumão legal.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.tonyfoale.com/Articles/Aerodynamics/AERO.htm">http://www.tonyfoale.com/Articles/Aerodynamics/AERO.htm</a><!-- m -->


Vamos aos finalmente.
Parece-me que o Paulino esta meio enrolado com a bolha dele.
Queria pedir licença pra ele e ver aqui quem topa dividir o custo do projeto by martinez
Acho que acertei a mão no protótipo que eu fiz, mas teremos que fazer umas 3 pra ver o que
fica melhor, eu não sou espeialista em aerodinâmica, vai ter que ser por tentativa e erro.
Li e pesquisei bastante pra não ter que fazer 10 pra chegar na bolha perfeita. Acho que
o Hamilton pagou R$ 80,00 na bolha dele...

Supondo que 20 membros queiram, que cada protótipo custe 80 e a
final fique por 100 pilas, sairia a R$ 112,00 para cada um, mais em conta que o da otuky que custa
R$ 129,00 e que não resolve o problema.

E outra, da pra comprar uma folha de acrílico que custa R$ 40,00, esquentar ela com secador de cabelo e fazer as primeiras. Pegamos a melhor e mandamos pra produção em série.

Quem está comigo?
Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
#26
+ 1. Sempre :!:

Abraços.
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






#27
Smile Smile

Sabendo que a OTUKY faz uma bolha para a Sahara 10cm mais alta,seguindo o desenho da original,e sendo eu baixinha,84cm sentada,e esta é a altura que interessa,resolvi comprar a bolha deles.

Vai custar R$129,90 +R$20.00 de Sedex.

Existe em 3 tons de fumê,além de cristal:marrom,fumê claro e fumê escuro.Optei pelo fumê claro.Quando chegar e instalar,posto a foto para críticas e amostra.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
#28
FO-TOS! FO-TOS! FO-TOS!

HEHEHE
#29
paulo Escreveu:FO-TOS! FO-TOS! FO-TOS!

HEHEHE

Mermão, c tá vivo, heim???

Assim que a Iaci postou a mensagem, tentei ver a foto da bolha dessa Otuky, mas não consegui.

Tô contigo e não abro: FO-TOS! FO-TOS! FO-TOS!
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






#30
Estamos na área, só de botuca, hehehehehe.

Tenho mais lido que escrito... fases de la vìe, hehe.

Abração!


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)