Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Amazona Flex: Primeira moto flexível chega em março
#1
Essa virada do ano realmente vai ser um divisor de águas no mercado interno devido ao PROMOT.

Uma grande novidade é esta aí.


"A primeira moto com tecnologia flexível em combustível já tem data para chegar ao mercado: será em março. Ela é a AME C1 da Amazonas, produzida em Manaus. Uma custom, estradeira de 300cc.

Hoje, a empresa monta motos de 100cc e 150cc e vários quadriciclos, de 50cc a 300cc, na fábrica de Manaus pelo sistema CKD. A partir de janeiro começa a produção no Brasil, com 80% de nacionalização. Além da AME C1 a Amazonas vai fabricar um quadriciclo com motor de 300cc flex.

O sistema flex para a moto foi desenvolvido pela Delphi, que fez a primeira apresentação no último salão de Frankfurt, ano passado e no SAE Brasil de 2007. O programa faz a leitura do sistema para reconhecer o tipo de combustível que está sendo usado, semelhante ao usado nos carros.
Como a moto não tem o reservatório de gasolina (usada para dar a partida), o motociclista precisa abastecer o tanque com, no mínimo, 10% de gasolina. Somente com álcool no tanque, a moto terá dificuldade de dar a partida, principalmente nas manhãs frias.

A moto topo de linha montada hoje em Manaus é a AME C1 250cc, que será substituída pela 300cc flex. Ela custa R$ 12,5 mil e a nova versão com motor bicombustível vai custar R$ 15 mil.

A expectativa da Moto Amazonas com o novo produto é grande. Hoje a 250cc a gasolina vende 100 unidades mensais; a empresa espera vender 300 unidades/mês a partir do lançamento da 300cc flex".

[Imagem: abre-Amazona-Flex.jpg]

Link:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Motos_Conteudo.vxlpub?hnid=40654">http://www.webmotors.com.br/wmPublicado ... hnid=40654</a><!-- m -->
Minha Sahara não é a moto mais econômica, não é a mais bonita e muito menos a mais rápida,
porém a tenho desde zero e no dia 11-4-2009 completou 100.000 km comigo,
sem nunca ter me deixado na estrada com qualquer problema mecânico.
Isso a faz a melhor moto do mundo para mim.
Responder
#2
Boa noticia!
quem sabe agora a dona Honda acorda
Responder
#3
Mas é feinha, se pelo menos tivesse motor V-Twin, como a Viraguinho 250. Além do mais, é moto "chineza" , de longe parece, mas de perto voce ve que é de 'brinquedo". Como as Sundow, Traxx e cia.
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
[Imagem: medalharo8.gif]
Responder
#4
pastor_edu Escreveu:Mas é feinha, se pelo menos tivesse motor V-Twin, como a Viraguinho 250. Além do mais, é moto "chineza" , de longe parece, mas de perto voce ve que é de 'brinquedo". Como as Sundow, Traxx e cia.

EDU,

Se mantiverem a mesma qualidade da recém lançada AME 250, brinquedo é pouco - M. mesmo. :evil:

Praqueles que gostam do estilo, é bom dar uma busca no orkut, pela comunidade "DIÁRIO DE BORDO", específico pro modelo AMAZONAS AME 250. Sempre que tento chegar a essa comunidade, acabo conseguindo depois de algumas tentativas - nunca sei se busco pelo fabricante, pelo modelo ou por ambos. :oops: mas acaba dando certo. Wink
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#5
Nao boto fé em alcool pra motos, não. Já tem um tanque pequeno, comparado ao de carro, vai ter que parar de 2km em 2km.
E os flex costumam beber MAIS AINDA.
Responder
#6
Ao contrário do amigo TenShi, eu tenho grandes, aliás, enormes esperanças no álcool.

Primeiramente devido a menor emissão de poluentes, já que grande
parte dos poluentes resultantes da queima do combustível no motor
são re-absorvidos no ciclo de crescimento da cana de açúcar (CO2 - gás carbônico),
e os resíduos das usinas são totalmente reaproveitados na lavoura e na indústria.
Tem a questão da maior geração de empregos, sobretudo no campo, diminuindo
a evasão rural e o "inchamento" das grandes cidades.
Teremos também menor dependência de combustíveis fósseis caros, como a gasolina,
e da variação do preço dos mesmos.
Os subprodutos da cana são utilizados no próprio ciclo produtor de álcool,
como fonte de energia elétrica obtida pela queima do bagaço, e como
fertilizante da terra utilizada no plantio, através do chamado vinhoto,
tornando uma usina de álcool auto-dependente.
É também fonte de geração de divisas internacionais, sobretudo
em tempos de escassez de petróleo e consciência ecológica.

E para finalizar, a consideração do amigo sobre a autonomia não procede.
A moto fica cerca de 25 a 30% mais gastona com álcool em compraração
à nossa gasolina. Com o preço da gasosa a R$ 2,56 e o álcool a R$ 1,29,
fica ridículo fazer contas né.... está na cara a economia, sem falar que o
desempenho é melhorado.

A única desvantagem é que o Brasil é um país de pessoas medíocres,
políticas nojentas, e vou parar por aqui pra não falar palavrão. Assim,
o preço e disponibilidade do álcool variam de acordo com o interesse
dos usineiros e ninguém simplesmente não faz nada. Dias atrás aqui
do lado, em Ribeirão Preto, o álcool estava sendo vendido na bomba
a R$ 0,99. Dormiu neste preço em um dia e no dia seguinte, todas as
bombas amanheceram com o preço a R$ 1,45. Hoje baixou para R$ 1,29.
Assim, eles bem decidem se vão produzir álcool ou açúcar de acordo
com o preço internacional de cada produto e nenhum órgão do governo,
ou outro mecanismo de proteção do consumidor atua. Os consumidores?
Bãn, nós somos os primeiros bundões da fila....

No dia que isso mudar, o Brasil será um país muito melhor de se viver...

Martinez.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#7
É como sempre digo: A MÃE NATUREZA ENTERROU O CARBONO NOS CONFINS DA TERRA. O HOMEM, APRENDIZ DE FEITICEIRO, ENFIA UMA P. DE UM TUBO E ACORDA O DEMÔNIO.

AGORA AGÜENTA! (VIXI, olha eu esquecendo novamente dos acordos ortográficos. Refazendo:

AGORA AGUENTA!
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#8
Concordo com o tio cabeção , o alcool é bem menos poluente
Responder
#9
epa! epa! epa! agora pisaram no calo!!! hahahaha

seguinte: os motores EUROPEUS movidos à DIESEL (leia os 1.4 turbo diesel e por aí vai) são muito menos poluentes que os motores movidos à gasolina. Em um circuito km/CO, porque CO² não é beeeem o problema, já que CO é o bicho que polui e provoca várias doenças, os veículos à diesel EUROPEUS não poluem quase nada. E isso é combustível quase bruto, menos refinado que a nossa "mijolina" batizada.

Outro ponto: não falei ECONOMIA. Economia é óbvio que álcool é mais lucrativo. Falei AUTONOMIA, tendo em vista que uma Lander tem tanque de 11 litros (ainda to aprendendo sobre a Sahara, tá, gente?) e a reserva entra em 9 litros, a autonomia cai de 300~270km para 230~200km. Ok, são "só" 100km... peraí, 100km é coisa pra caramba! É o suficiente chato pra te atrapalhar em uma viagem longa. Ou não?

Mais um ponto: biodegradável ou não, os nossos veículos já são "pouco biodegradáveis", e como não pretendo piorar isso, por enquanto eu uso transporte coletivo. É menos poluente que carro à álcool.

Outro detalhe: eu sou carnívoro feliz e orgulhoso, mas derrubam árvores, florestas para colocar pasto. Sou contra isso. Assim como irão destruir/destroem o resto das plantações para só plantar cana, e não posso deixar de falar que o álcool, na época de entressafra, fica mais caro, ou seja, tem uma flutuação de preço muito escrota que a gasolina/diesel não têm. Se eu não me engano, o preço do álcool é esse porque o governo fornece subsídios, assim como fornece para o diesel.

Enfim, eu não quero ficar sem minha comida, sem meus vegetais, por causa de veículo. Quero é arrumar um meio de me locomover limpo, como os europeus fazem, e cada coisa com a sua finalidade. Se plantar, coma. Se tirar do fundo do chão, usa pra locomoção e outras coisas. E por aí vai... E que venham os híbridos!

Uma letrinha de música pra alegrar a galera!!! E vamos tomar cachaçaaaa!!!!

Raul Seixas - Movido à Álcool

Derramar cachaça em automóvel
É a coisa mais sem graça
De que eu já ouvi falar
Por que cortar assim
Nossa alegria?
Já sabendo que o álcool
Também vai ter que acabar...

edit: eu frequento outro fórum, o ZetecClub, e lá a galera discute muito sobre motores e têm um conhecimento que chega a ser chato sobre isso. Vou postar um trecho do que um colega, o Wolverine, citou:
Citação:Outra coisa. Pelos dados que consegui levantar, um carro Flex abastecido no álcool gera em torno de 1400g de CO2 por litro consumido (não consegui levantar a capacidade deste motor, consideremos que seja um 2.0). Levando em consideração um consumo de 6km/L (mais ou menos uma média para um carro 2.0) teremos que para cada km rodado estamos expelindo 233g de CO2, certo? Pois bem, um motor 2.0 TD gera em torno de 150g/km. Ou seja, menos poluente que o motor Flex.
Responder
#10
TenShi Escreveu:epa! epa! epa! agora pisaram no calo!!! hahahaha
seguinte: os motores EUROPEUS movidos à DIESEL (leia os 1.4 turbo diesel e por aí vai) são muito menos poluentes que os motores movidos à gasolina. Em um circuito km/CO, porque CO² não é beeeem o problema, já que CO é o bicho que polui e provoca várias doenças, os veículos à diesel EUROPEUS não poluem quase nada. E isso é combustível quase bruto, menos refinado que a nossa "mijolina" batizada.

Ten, tu está cometendo um engano amigo.
O diesel europeu é cerca de 2 mil vezes mais limpo que o nosso.
Enquanto que o nosso diesel tem 2.000 partes de enxofre, na
Europa já estão exigindo o diesel-10, ou seja, apenas 10 ppm de enxofre.
No Brasil, o nosso melhor diesel tem 500 ppm.

Sobre as suas considerações sobre sustentabilidade, eu trabalho com isso
aqui na Universidade, também sou muitio preocupado com isso e inclusive
faz parte do meu estudo de pós-doutoramento.
A única questão que levanto é, questões ambientais não devem ser
desculpa para isso ou para aquilo, questões ambientais é responsabilidade de todos.

Um abraço.
Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)