Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
FARÓIS & FARÓIS AUXILIARES: LEGISLAÇÃO
#21
Amigo, eu disse que é proibido as "imitações de XENON", o Xenon original de fábrica não. Imitação é aquela lâmpada vagabunda comprada nos mercados livres da vida que ousam dizer que é XENON... barbaridade!!
Responder
#22
JOE Escreveu:Amigo, eu disse que é proibido as "imitações de XENON", o Xenon original de fábrica não. Imitação é aquela lâmpada vagabunda comprada nos mercados livres da vida que ousam dizer que é XENON... barbaridade!!

Amigo,

Me desculpe, pois realmente entendi mal seu post, e também acho que meu último post não foi muito claro:
Nem mesmo as imitações de xenon são proibidas, se respeitarem a temperatura de cor dentro do branco (até 6000k, aproximadamente - sendo que nenhuma imitação de xenon chega perto disso de verdade) e a potência de 65W.

Somente as imitações de 80 ou 100W são proibidas pela nossa legislação. Estas são aquelas que os vendedores recomendam o uso de "relé" para instalar. Além de ilegais, são perigosas... Podem causar curto e até mesmo derreter o refletor do farol por excesso de calor.

Abraço.
Responder
#23
mw1001 Escreveu:...até mesmo derreter o refletor do farol por excesso de calor.

Abraço.

Eu já vi isso acontecer. Na moto do meu pai. os dois faróis da Super derreteram... Maior prejuízo!!!

Abração
Responder
#24
Country biker: parabéns pelo trabalho sobre a legislação... de profissional...

Estou instalando os faróis auxiliares na minha motoca também...

O que mais me preocupa não é a legislação, mas a corrente elétrica que estes faróis absorvem do sistema elétrico...

Pensei em instalar faróis de LED, mas o próprio vendedor de LEDs não recomendou... disse que teria qe instalar MUUUitos LEDs para se alcançar o mesmo nível de luminosidade (lumens) de um farol convencional... ...e me provou com números!!!

O fato é q que não existe milagre... se quer uma boa iluminação... tem que gastar energia...

Um caso a parte são as lâmpadas de Xenon... que possuem uma eficiência luminosa muito maior, ou seja, iluminam mais com menos energia... mas o custo pra as motos é proibitiva...

Outro problema: só existem lâmpadas com o soquete específico para os faróis auxiliares (conhecidos popularmente como "Cibiés") na potência de 55 W ou maior...

Este soquete é conhecido como "H3" , e o da lâmpada principal é conhecido como "H4"

Ou seja... para instalar DOIS faróis auxiliares vc teria que TRIPLICAR a potência de iluminação, pois o original já é de 55 W...

Aí já viu... torra o alternador e o regulador de tensão... e lá se vão quase 200 pilas pra consertar...

Então como resolver este problema?

Comprei os faróis auxiliares e adaptei neles as lâmpadas daqueles refletores halógenos dicróicos... utilizado em iluminação de vitrnes e em forro de gesso... a grande vantagem é que é a única lâmpada na potência de 20 W e 12 V que consegui... ou seja... não compromete o sistema elétrico...

A desvantagem é que não é uma lâmpada específica para motos... e certamente vai queimar com uma maior frequência... ... mas pelo preço que paguei (5,00 o par) e pela facilidade de reposição... é uma ÓTIMA opção...

Segue abaixo uma foto do conjunto...

[Imagem: PICT6401.jpg]

Agora vamos ver como ele se comporta na estrada e de noite... depois eu posto o resultado...
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder
#25
cuidado com as lampadas dicroicas usadas em vitrines e gesso...

elas aquecem tanto, que é possível acender cigarro nelas, ja fiz isso e é verdade...
Responder
#26
O Indomado Escreveu:cuidado com as lampadas dicroicas usadas em vitrines e gesso... elas aquecem tanto, que é possível acender cigarro nelas, ja fiz isso e é verdade...

INDOMADO: O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: CIGARRO FAZ MAL A SAÚDE!!

RSSS

Desculpe, não podia perder essa!!!


Mas é verdade, uma vez usei um Acerbis na minha XLX e ficava fervendo o farol depois de pouco tempo! É um absurdo o que esquenta essa lâmpada!

Abçs!
Responder
#27
e olha que eu nem fumo... Big Grin

Dica: a lampada da lanterna é de 20w (freio) e 5w (lanterna), e o bocal é muito facil de providenciar... e vc ainda terá farois auxiliares com alto e baixo, que podem ou nao acompanhar o funcionamento do farol principal Wink o que é uma ótima pedida para quando se passa por um veiculo no sentido oposto Big Grin

lampadas de piscas, variam na casa dos 10w, com bocais igualmente acessíveis

devem existir para esses bocais, lampadas de diferentes wattagens, só pesquisando...
Responder
#28
O Indomado,,,
Aproveitando a deixa.. já que vc falou em pisca..
Eu estive pensando em colocar mais uma lampada de 5W em cada pisca trazeira, que ficassem acessas qdo a lanterna trazeira/farol estivessem ligados,,, como nos carros..
Eu ví uma Gambitech em algum lugar,, e ficou show de bola
Responder
#29
OPA, EU TB TÔ PESQUISANDO EXATAMENTE A MESMA COISA, DALTON!

Vi isso numa CBR, com os piscas acesos em conjunto com a lanterna, fica muito bom! Estou com um projeto com o Johnny Hu de fazer um esquema com leds, mas ainda não temos nada.
Responder
#30
Eu vou fazer um com lampadas de 5w
Se ficar legal,, eu posto o tutorial..
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)