Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como se limpa um tanque enferrujado?
#11
mas cristoph ficou bom mesmo, usando somente o ácido muriático e o bicarbonato, saiu a ferrugem mesmo???
Responder
#12
pastor_edu Escreveu:CARACAS, ENTAO NÃO ADIANTA TER UM TANQUE DE RESERVA? SE VAI ENFERRUJAR Confusedhock: COMO FAZER PARA GUARDAR? EU TENHO UM PARA QUANDO VENHA A PRECISAR, MAS AGORA FIQUEI COM RECEIO DA FERRUGEM :?
COMO FAZER PARA ESTOCAR O TANQUE?

Eu usaria algum tipo de lubrificante em spray ou óleo de motor mesmo,
depois é só dar uma lavada com gasolina mesmo.
Responder
#13
alan dias chaves Escreveu:mas cristoph ficou bom mesmo, usando somente o ácido muriático e o bicarbonato, saiu a ferrugem mesmo???

Meu tanque tem alguns pequenos pontos de ferrugem, será que só usando ácido muriático e bicarbonato resolve???
Responder
#14
jamesleepotta Escreveu:
alan dias chaves Escreveu:mas cristoph ficou bom mesmo, usando somente o ácido muriático e o bicarbonato, saiu a ferrugem mesmo???

Meu tanque tem alguns pequenos pontos de ferrugem, será que só usando ácido muriático e bicarbonato resolve???

Resolve sim, claro que o método do Martinez é mais eficaz, vai depender do grau de ferrugem do seu tanque, mas o ácido muriático sozinho dá um ótimo resultado, lembrando que a solução com bicarbonato serve pra neutralizar o o efeito do ácido no metal do tanque e posteriormente a mistura deve ser adicionada ao ácido antes de descartá-lo a rede de esgoto.
Seria interessante fazer um teste com uma chapa de metal enferrujada de espessura igual ao do tanque pra ver o tempo de exposição necessária sem furar, no tanque da DT mantive entre 10 e 15 minutos e furou depois de lixar, porém existia ferrugem dos dois lados, externo e interno.
Acredito que apenas pontos de ferrugem pode-se manter sacudindo por mais tempo com o ácido.
Abraços
Responder
#15
pastor_edu Escreveu:CARACAS, ENTAO NÃO ADIANTA TER UM TANQUE DE RESERVA? SE VAI ENFERRUJAR Confusedhock: COMO FAZER PARA GUARDAR? EU TENHO UM PARA QUANDO VENHA A PRECISAR, MAS AGORA FIQUEI COM RECEIO DA FERRUGEM :?
COMO FAZER PARA ESTOCAR O TANQUE?

Pastor, uma maneira de manter o tanque sem ferrugem é mante-lo cheio com gasolina pura após o procedimento. Uma forma de conseguir essa raridade é encher um recepiente transparente de 5 litros com 4,5 litros de gasolina e adicionar 500ml de água, deixe em repouso por um tempo até a água se misturar com o alcool e ir para o fundo do recepiente, depois é só tirar com cuidado a gasolina pura com uma mangueira. Big Grin
Usar o revestimento TankFilm é uma ótima solução também após o procedimento, só não sei se dura por muito tempo com o tanque vazio. No link tem a propaganda do produto.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.motosantigas.com.br/">http://www.motosantigas.com.br/</a><!-- m -->
Abraços
Responder
#16
Cristoph Escreveu:
jamesleepotta Escreveu:
alan dias chaves Escreveu:mas cristoph ficou bom mesmo, usando somente o ácido muriático e o bicarbonato, saiu a ferrugem mesmo???

Meu tanque tem alguns pequenos pontos de ferrugem, será que só usando ácido muriático e bicarbonato resolve???

Resolve sim, claro que o método do Martinez é mais eficaz, vai depender do grau de ferrugem do seu tanque, mas o ácido muriático sozinho dá um ótimo resultado, lembrando que a solução com bicarbonato serve pra neutralizar o o efeito do ácido no metal do tanque e posteriormente a mistura deve ser adicionada ao ácido antes de descartá-lo a rede de esgoto.
Seria interessante fazer um teste com uma chapa de metal enferrujada de espessura igual ao do tanque pra ver o tempo de exposição necessária sem furar, no tanque da DT mantive entre 10 e 15 minutos e furou depois de lixar, porém existia ferrugem dos dois lados, externo e interno.
Acredito que apenas pontos de ferrugem pode-se manter sacudindo por mais tempo com o ácido.
Abraços

Haha Cristoph, esta aula de química eu não matei.... :twisted: :twisted: :twisted: sabia que algum dia iria ser útil.

meu tanque está bem pouco enferrujado, poucos pingos de ferrugem que me encomodam apenas quando vou abastecer e olho para eles.
a pergunta que fica é, com oque que eu tampo o tanque quando tiver que sacodir.... se usar a tampa dele vou detonar a borracha? correto? Ou o ácido não o atacará?
:oops: :oops: Esta aula sim eu faltei... :oops: :oops:

Obrigado a todos pelas dicas, darei uma pintada nele e aproveirarei para limpalo.
Responder
#17
Haha Cristoph, esta aula de química eu não matei.... :twisted: :twisted: :twisted: sabia que algum dia iria ser útil.

meu tanque está bem pouco enferrujado, poucos pingos de ferrugem que me encomodam apenas quando vou abastecer e olho para eles.
a pergunta que fica é, com oque que eu tampo o tanque quando tiver que sacodir.... se usar a tampa dele vou detonar a borracha? correto? Ou o ácido não o atacará?
:oops: :oops: Esta aula sim eu faltei... :oops: :oops:

Obrigado a todos pelas dicas, darei uma pintada nele e aproveirarei para limpalo.[/quote]

Tapei o tanque de uma maneira bem fácil, usei fita adesiva larga, passei varias vezes sobre o bocal do tanque, veda legal sem problemas, passa a fita , aquela tipo durex porém larga, vai passando em "X" e cruzando, o ácido só ataca o metal e não os plásticos, mas cuida pra não pegar na pintura do tanque, pois ali ataca mesmo.
Responder
#18
Cristoph Escreveu:Tapei o tanque de uma maneira bem fácil, usei fita adesiva larga, passei varias vezes sobre o bocal do tanque, veda legal sem problemas, passa a fita , aquela tipo durex porém larga, vai passando em "X" e cruzando, o ácido só ataca o metal e não os plásticos, mas cuida pra não pegar na pintura do tanque, pois ali ataca mesmo.

A pintura não dá nada, aproveitarei para pintar novamente, tá mei caidinho, só me preocupo com a minha mão e os olhos principalmente.

Valew Cristoph, logo farei o procedimento, se der, postarei fotos.

Abraços.
Responder
#19
Falow James, não esquece de verificar se não ficaram microfuros antes de começar a pintura. A melhor maneira é levar o tanque para um lugar escuro e acender uma lanterna no bocal, se houver microfuros, a luz escapará pelos furinhos.
Um abraço
Responder
#20
Cristoph Escreveu:Falow James, não esquece de verificar se não ficaram microfuros antes de começar a pintura. A melhor maneira é levar o tanque para um lugar escuro e acender uma lanterna no bocal, se houver microfuros, a luz escapará pelos furinhos.
Um abraço

Valew a dica. Ainda não tinha pensado nisso.

Abraço
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)