Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Retirar a corrente para lavar compensa?
#11
Eu faço assim:

- Moto no cavalete
- tampa do pinhão fora
- Protetor da corrente fora
- pincel com detergente puro em toda a corrente, pinhão, tampa, protetor etc.
- lavagem com água
- pincel com querosene em tudo
- lavagem com água
- lubrifico com óleo 90 (estou querendo usar o 140)
- montagem da tampa e protetor da corrente
Responder
#12
JÁ USEI CORRENTES COM RETENTOR E SEM EMENDA POREM NUNCA AS TIREI.... APENAS LIMPAVA ELO POR ELO , PRIMEIRO COM JATO DE WAP , PARA TIRAR O GROSSO, DEPOIS ESBORRIFO QUEROZENE ESFREGANDO COM PINCEL DE CERDAS GROSSAS ..... MAIS JATO DE WAP ...... MAIS QUEROZENE POR FIM JATO DE AR NOS ELOS , LOGO EM SEGUIDA JATEIO WD E MAIS TARDE UM FILETE DE GRAXA BRANCA .... ESSA É MEU MODO DE LUBRIFICAR ( DUAS VEZES POR MÊS OU LOGO APÓS ENCARAR MUITA TERRA ).... COM TODO ESSE TRABALHO DURAVA EM MEDIA 22 MIL ...... RELAÇÃO CUSTO BENEFICIO PASSEI A USAR DID E TIRO UMA VEZ POR MÊS PARA LAVAR E QUANDO ENCARO TERRA ....... ME CORRIGEM SE EU ESTIVER ENGANADO É NESSESSARIO FAZER UMA MARCAÇÃO DO ELO , DENTE DA COROA E PINHÃO PARA NÃO CORRER O RISCO DE UM ELO CASAR COM DENTES DIFERENTES POIS OBSERVEM QUE APÓS ALGUM TEMPO DE RODAGEM OS DENTES TOMAM FORMAS DIFERENTES EM PONTOS DISTINTOS DEVIDO A DIVERSOS FATORES ..... SUSPENÇÃO IRREGULAR POR EXEMPLO É DANADA PARA GASTAR A RELAÇÃO EM PONTOS DIFERENTES E PARA NÃO CORRER ESSE RISCO SEMPRE FAÇO ESSA MARCAÇÃO .....CASO CONTRARIO AO REMONTAR ELA PODE COMEÇAR A ESTRALAR LOGO EM SEGUIDA... SE VALEU A DICA ....... Big Grin Big Grin Wink
[Imagem: dsc09396s.jpg] [Imagem: dsc09293.jpg] [Imagem: mov090960003.jpg] [Imagem: mov088750001.jpg][Imagem: iba8020w.jpg]
Responder
#13
Num marquei nada e montei a minha...

Tá estalando que nem louca... tem problemas ou é só barulho??? Confusedhock:
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#14
Big Grin Rapazianada!!! Me desculpem minha ignorância, mas estou com 35 anos e desde meus 14 anos me emrabicho com moto(primeira foi uma DT 180) e mesmo agora com o cavalo(Sahara)nunca curti ficar fuçando cautelosamente na moto, ainda mais na relação com todo esse carinho e dedicação que relatastes.Nunca tive problemas com elas em "relação a relação""Hehehehe!!!!!!!!", nem na DT 180,nem na Titan nem na XLX 250R, nem na Biz(que infelizmente tive que me sujeitar por alguns meses), nem a XR 200R e nem na Tornado que eu possuia anteriormente.
Gosto de deixá-la mecânicamente em dia e pronto p/viajar a qualquer momento do dia ou da noite.sem excessos.
Mas vou curtir mentalmente o momento de vcs. Abraços. Big Grin
"Se alguém cortar a frente:
Não bato......eu atravesso"
  [Imagem: logo_maniacos_3D1.gif][Imagem: BannerFaixa-1.jpg]
[Imagem: assinaturaSM5niver2-1.jpg]
Responder
#15
Não tiro a corrente não.....faço assim.
Bandida no cavalete, desengraxante na corrente.... jato d´agua.... dá uma secada, e óleo com grafite na corrente... pronto.

Abraços..... Wink
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
Responder
#16
Amigos, o passar dos anos nos dá mais experiêcia e alguns paradigmas caem por terra.
Algumas verdades não são absolutas para alguns, e talvez não sejam mesmo,
haja visto a sua forma diferenciada de percepção das coisas.
Mas, pensando em massa, muitas das verdades são validas para a grande maioria.
Nesta linha de pensamento, acredito ser interessante relatar a minha experiência.

Um paradigma meu caiu por terra hoje.
Trata-se da duração de um kit de relação, pinhão, coroa e corrente,
mas precisamente da coroa e da corrente, já que o pinhão dura que é uma beleza.

Eu com minhas experiências de várias correntes de diferentes tipos rodarem
somente cerca de 11 a 12 mil km, mudei minha maneira de tratar o kit
e fui surpreendido com uma corrente durando mais de 23 mil km.
A surpresa foi maior ainda ao retirar a corrente e ver que coroa e pinhão,
embora apresentassem sinal de desgaste, ainda estavam perfeitamente
em ordem. O pinhão muito novo, e a coroa, nada daqueles tradicionais
dentes deitados e comidos ("marcados") na ponta dos dentes.

Tanto e verdade, que por motivo do desafio do iron butt de 2007, eu tirei
um kit com cerca de 9 mil km pra colocar um novinho.
Hoje ao retirar a corrente de 23 mil km, não tive coragem de descartar
a coroa e o pinhão. Como eu tinha quardado a corrente de 9 mil km (uma VAZ O'Ring),
resolvi testar ela nesta peças. Se ficasse estralando, dando pulos ou coices,
retiraria e colocaria tudo novo.... nada, ficou perfeito e vai rodar ainda um bom tempo.

Moral da história. O que eu fiz de diferente???
Roda sempre suja devido ao uso de lubrificantes sem dó...
Só rodar com a folga adequada, nunca tive preguiça de parar no meio da estrada e ajustar a folga...
Usar tensor de corrente...
Limpeza com solventes periodicamente para tirar os encrostamentos de sujeira...
E passei a utilizar grafite aditivado com graxa branca homocinética resistente a água.

Testado e aprovado, façam que vale a pena.

Agora falta eu encontrar um jeito de quebrar meu segundo paradigma,
fazer um pneu traseiro passar dos 12 mil km... Big Grin

Martinez.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#17
Eu lubrifico quando me lembro............. e quando me lembro lubrifico! Sinceramente, estou cada vez mais relaxado em relacao a relacao, ou seja, quando troco o oleo ou completo o mesmo dou uma lubrificadinha com oleo 20/50 mesmo.

Quanto ao pneu?

E so arrancar com ela em 2a marcha, reduzir bem antes da frenagem... e andar na velocidade de uma BIZ amarrada. Te garanto que vc vai andar alguns km a mais com o pneu trazeiro! rsrsrsrsrsrsrs

Mas eu nao faria isso, pois a Sahara (a minha) e so no pau mesmo.
Responder
#18
Marião Escreveu:Num marquei nada e montei a minha...

Tá estalando que nem louca... tem problemas ou é só barulho??? Confusedhock:

Smile
Caracas Marião! Confusedhock:

Arrow A minha está assim. Estalando demias! digo, demais. Ja lavei, lubrifiquei, consultei mecânico...

Não tirei. Ia fazer isso hoje (sabadão...). Acordei cheio de boas intenções.
Idea - "Vou tirar a corrente, deixar de molho, lavar bem, vou comprar um lubrificante em spray... parar com essa graxa (branca) nojenta..."
...
Mas antes... :?
Arrow vou conversar com um mecânico... Fui no Gilmar, aqui perto. O moço é dos bons, gosta e conhece Saharas, ja teve umas e tem nas paredes várias carengens de Sassa a venda... tipo assim... Gosta de umas trilhas e tem uma trail invocada para isso... Não me lembro qual é...

Arrow ele olhou, andou... E disse: TROCA! Confusedhock: Vai lavar e não vai adiantar. Se quiseres eu lavo aqui, mas não adianta. Disse também que isso (estalar) é muito comum nas correntes com retentor. (fiquei puto!) :evil:

Bicho... a corrente tá ótima! :!: O pinhão e a coroa estão com os dentes muito bons. Sem uma cárie... Big Grin

Se bem que... é a mesma desde o encontro de Mogi... :? E ja estava rodada quando fui lá... Mas não tirei nenhum elo e ainda não chegou nem na metade dos ajustes. Sério, a corrente está boa... 8)

Ou quase boa. Aos olhos está boa mas aos ouvidos... pqp! Um horror!!!! :oops:

Arrow Segunda vou no Hermes (outro mecânico bom daqui... esse é das antigas, um senhor que ainda pilota uma XLX-250, com cabeçote de Sahara, diga-se de passagem...)

Vou ver o que ele diz mas estou inclinado a trocar a relação mesmo.
O gilmar me indicou a DID 525H, 108 elos. :!:

Arrow DID 525H, 108 Elos. Algupem sabe me dizer alguma coisa sobre essa corrente??? :?:

O Gilmar me disse que a usa em sua trail, que só roda em terra e que dura, dura... até acabar... Big Grin

abraços!
Jorge Rocha
[Imagem: Assinatura6niver.gif]
Responder
#19
Jorge se conselho fosse bom não se dava si vendia, ... Big Grin portanto vou ti dar uma dica, estou usando essa relação http://www.simiterio.com.br/det_produto.php?pro=2875 não tenho que reclamar, ... Big Grin Boa sorte. Abraço
Responder
#20
Valeu a dica PJ. Big Grin

8) Mas não responde minha questão...

Arrow Vale a pena tentar lavar a corrente que ja está estalando ha um bom tempo??? :?: :?:

Tentar um limpeza mais profunda, talvez... Idea

Arrow Vi um vídeo no You Tube que o sujeito fazia a limpeza em cuba de ultra-som. Fui procurar alguma oficina aqui com esse equipamento e as quatro que eu perguntei os caras ficaram me olhando com cara de... Confusedhock:
Jorge Rocha
[Imagem: Assinatura6niver.gif]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)