Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pra quem pediu, tensor da corrente de comando...
#11
Olá Milton Jr.
Quando o mecânico que fez essa gambi, ele se utilizou da corrente de comando velha, eixo velho, mola tensora velha, tudo velho?

Bom, estive aqui com meus botões pensando em como essa gambi funcionaria... a menos que eu esteja enganado, e espero que esteja, pelos meus cálculo nada precisos, olhando aquela pequena foto que você disponibilizou pra gente, acho que o parafuso que foi introduzido deve interferir no sistema corrente de comando mais ou menos nesse ponto.

[Imagem: gambitechcorrentedecomando.jpg]

Agora vem as duvidas... a corrente em si, a corrente propriamente dita, em 99% dos casos não é o problema. Quase sempre o problema está no caracol (braço comp, tensor, nº 5), e aí com ele o eixo trava, tensor, nº 8, recomendando-se no caso trocar a mola tensora, nº6 também.
O tensor da corrente, o nº4, se não estou enganado é do outro lado de onde vai o tal parafuso.
Então, pelo que entendi o parafuso está empurrando a guia da corrente de comando, o nº 9.
Caso eu esteja certo, fica aqui a dúvida pra galera sanar, esta gambi, ao meu entender não funciona, pelo contrário, vai danificar a corrente, que é caríssima (e muito resistente por sinal) e o guia, dada a maior pressão entre ambos.

Está lançada a dúvida, estou certo ou errado?

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#12
É MAIS FÁCIL EU ABRIR UM BURACO NA CABEÇA DA MINHA MAE E COLOCAR UM PARAFUSO, DO QUE FAZER UM FURO NO CABEÇOTE (BLOCO) DA MINHA GAROTA!

SAI FORA!!!!! NAO SOU TAO CORAJOSO ASSIM!!
Responder
#13
Martinez, o parafuso está do lado oposto ao que vc indicou , provavelmente o parafuso está calçando a alavanca do caracol, se entendi bem o que foi feito, o parafuso está fazendo a função do caracol na questão de não deixar voltar para traz o braço do caracol. O caracol para quem não sabe direito o que ele faz, ele mantem a corrente esticada com uma pressão devido a mola instalada no seu lado e dentro do caracol existe um dispositivo que permite o giro dele para um lado e bloqueia em sentido oposto, e ele faz isso com uma estrema precisão, se o braço do caracol avança para dar tensão correte na corrente, não volta um milimetro sequer, bem se apertar o parafuso até enconstar no braço do caracol mas sem pressão e travar com a contra porca deve funcionar, mas o inconveniente e de ter que periodicamente ver ser não há folga e reajustar novamente. Sou a favor do tensor original, mas a ideia é criativa !
Responder
#14
pode até ser criativa, mas num faço na minha....

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#15
é isso mesmo caro eduardo, está certo, eu pensava como todos vcs, nunca furaria o bloco do meu motor, agora me digam como um cara que ganhava 200,00 reais de salario na época poderia trocar todo o conjunto????? sim, pq teria que trocar o tensor automatico, os tensores da corrente, a corrente, a coroa e o pinhão de comando....podem até tentar imaginar o preço né??? no mais utilizei sim tudo q era dela, não coloquei nada novo, e a unica coisa que acontece é a seguinte, tranformei o tensor automático em manual, como as motos de hoje são...se notarem todas saem com um parafuso no bloco, loucura??? pode até ser, mas uma solução barata e eficiente tbm... é preciso ter coragem pra fazer, pois ninguem vai querer comprar um motor q foi furado, por isso só fiz quando decidi não me desfazer dela de jeito nenhum....
Responder
#16
Miltonjr Escreveu:é isso mesmo caro eduardo, está certo, eu pensava como todos vcs, nunca furaria o bloco do meu motor, agora me digam como um cara que ganhava 200,00 reais de salario na época poderia trocar todo o conjunto????? sim, pq teria que trocar o tensor automatico, os tensores da corrente, a corrente, a coroa e o pinhão de comando....podem até tentar imaginar o preço né??? no mais utilizei sim tudo q era dela, não coloquei nada novo, e a unica coisa que acontece é a seguinte, tranformei o tensor automático em manual, como as motos de hoje são...se notarem todas saem com um parafuso no bloco, loucura??? pode até ser, mas uma solução barata e eficiente tbm... é preciso ter coragem pra fazer, pois ninguem vai querer comprar um motor q foi furado, por isso só fiz quando decidi não me desfazer dela de jeito nenhum....

Cara, olha, na falta de grana até venderia minha maezinha... entao, eu entendo o que vc fez... já que ficou bom, tens um ponto positivo. mas .. noooossaaaaaaa... é de dar até frio na barriga só de pensar. E quanto ao parafuso no bloco das motos mais novas, eu nao sabia dessa nao. Vivendo e aprendendo.
Realmente, o preço das peças que vc deveria ter trocado é muito alto. Poderia pelo menos ter colocado um parafuso mais bonito...kkkkkkk... brincadeira. O que importa é ter ficado funcional. Já tem dois anos que trocou e nunca deu problema. Quando estiver com 5 anos dessa gambitech eu posso até furar o meu bloquinho, e lógico, depois que mais algumas pessoas furarem.

Esse tal mecanico que vc levou, ele já fez isso em quantas Saharas?

Desculpe a especulação, é que temos que deixar tudo exclarecido.. se nao nossos amigos menos exclarecidos (Marcello, FBastos e cia ) acabam fazendo furo até no pneu pra tensionar a camara de ar e impedir o desgaste da mesma.

Abraços e desculpe pelas brincadeiras.

Opa.. já ia me esquecendo de um comentário:
O martinez na falta de grana, colocou camara de ar da biz. Advinha???
Ficou na mao! Se nao fosse a namorada trocar a camara pra ele, ele nunca teria voltado pra casa. Essa é uma história que vcs já conhecem... nao vou entrar em detalhes..rs.....
Responder
#17
KKKKKK, essa foi boa cosme....o negócio é o seguinte meu amigo, tenho tanto ciumes da minha maquina que quando comprei não tinha mecanico pra mexer, então adivinha? eu mesmo dava a geral nela, desmontei até carburador....rsrsrs, ai então precisei de ajuda pra solucionar um problema no velocimetro, fui até esse mecanico q por sinal é primo do meu primo...ironia;;;rsrs só de falar o problema ele me deu a solução acreditem!!!! sem ver a moto nem a peça ele acertou em cheio, por isso resolvi confiar, o cara tem uma longa experiencia em XLX 350 que é o mesmo que nossas motos, ele só perde em um requisito, que são as carenagens, eu tenho tanto ciumes que ranco as carenagens antes de deixar a moto com ele pra revisão. eu acho que aki 95% dos motores 350 estão com esse parafuso, e ele me deu total garantia no serviço, hoje em dia é o unico em que eu confio, e posso dizer ali é bom na gambi...já vi fazer cada coisa....kkkkk, quanto ao parafuso concordo plenamente com vc, acho ele feio pra c....mas foi ele quem colocou e talvez tenha um motivo, já que aki onde moro não temos tantas opções, talvez não ache um parafuso do tamanho que seje bonito...kkkk.. no mais gambiarra é comigo mesmo, desde que bem feita e segura poiis minha moto é pra viajar, e não posso correr riscos, e graças a Deus nunca tive nenhum problema com ela... valeu ...
Responder
#18
Miltonjr, realmente aideia é boa e como vc já disse não é nova, só não é mais velha do que acionamento de comando na base da vareta, e concordo tb que preço de peças de motos acima de 150 cc é um assalto descarado, não tem justificativa para os preços praticados pelas montadoras, yamaha, honda etc, paguei 12,50 no retentor de oleo do eixo do conta giros ......a peça tirando que é importada, não tem nada demais, o tensor 190,00 fora a mola +- 25,00.....e o pior de tudo..........no 1º semestre deste ano, houve um crescimento na venda de motos no brasil de só 22%........prá que uma política de preços mais acessíveis se tão ganhando desse jeito ?se não há uma concorrencia de quem tem preços mais baixos danen-se quem precisa de peças para reposição, pior para aqueles que tem suzuki, sundow que peças só na autorizada.........quando se fala que moto é econômica, que faz não sei quanto com um litro de combustível, ninguem fala que isso é até umas 200 cc, depois disso a economia é comida pelas peças de reposição, bem é isso ai desabafo contra os preços praticados !!!!!!
Responder
#19
Fiquei aqui pensando...

e se tivesse como adaptar na ponta deste parafuso, que pressiona o caracol, uma mola também?

minha preocupação vem do fato do parafuso esticar a corrente de comando de forma "seca", sem espaço para alguma folga, e em alguns casos pode ficar "arroxado" demais, provocando desgaste das peças e comprometendo o funcionamento.

com uma mola na ponta do parafuso, ele pressionaria o caracol mas teria uma margem de folga por mínima que seja, para não arroxar demais a corrente.

o que acham?
Responder
#20
Não sei se estou certo Paulão, mas esse trabalho já é feito pela mola tensora, que vai no eixo tensor.
Portanto, o trabalho não é a "seco" como tu disse, acredito eu.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)