Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Extator ou Retificador ?
#11
MEU ESTATOR PIFOU, O QUE É MELHOR, COMPRAR UM USADO OU MANDAR REBOBINAR? POIS SÓ PIFOU A BOBINA DE FORÇA, A QUE DÁ A FAISCA. FICARIA BOM?
COINCIDENTEMENTE PIFOU NO DIA QUE INSTALEI UM BI-XENON DE CARRO, DIRETAO, SEM O TAL DO "CONTROLLER" E SEM RELÊ. SERÁ QUE FOI ISSO QUE DETONOU O ESTATOR? O MEU MECANICO DIZ QUE NÃO, QUE FOI COINCIDÊNCIA.

OUTRA COISA, COMO TEM ESTATOR USADO NA PRAÇA ! , SERÁ QUE SAO RECONDICIONADOS? POIS QUEM VENDERIA UM ESTATOR USADO FUNCIONANDO? TEMO QUE MUITOS SEJAM DE MOTOS ROUBADAS Cry OU ENTAO RECONDICIONADOS.
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
[Imagem: medalharo8.gif]
Responder
#12
Atropelador Escreveu:
Fuinessa Escreveu:Tudo jóia,
Sim, só acontecia isso quando estava além dos 100km/h, a seta nem piscava mais ficava praticamente acesa direto, com pequenas ocilações.
Depois de trocado o relé, abri o velho pra ver, e constatei que soltou um fio que liga o terminal à lâmina do relé. É uma coisa mei esquisita, também não achei muita lógica a princípio, mas o que acontecia é que com a vibração o fio não dava contato direito e não deixava o relé completar o ciclo do pisca, fazendo com que ela ficasse acesa direto.
Seu relé é o original ainda ? Ou já é dos paralelos redondinhos ? (Azul ou de alumínio geralmente)
T+

Taí...Valeu a dica Fuinessa, vou dar uma olhada no relê... eu nem sei se ele ainda é o original, mas se não me engano é um redondinho azul. Big Grin

Se mais alguém tiver alguma outra idéia, pode colocar aqui....
Vi o preço de um retificador (paralelo)....R$ 80,00, e não estou a fim de gastar essa grana sem antes eliminar outras possibilidades.

Abraços.... Wink

Luiz, lembro que vc citou o fusivel derretendo, aquele que fica ao lado da bateria...

entao, o retificador pode estar deixando passar mais corrente do que deveria, causando sobrecarga no sistema, piscas acelerados, e o pior: ressecamento de bateria (se for do modelo original, que se completa a agua, se for selada, a coisa pode ficar pior)

faça o teste, pegue um multimetro, encoste nos terminais da bateria, com a moto desligada, deve acusar uns 11,8 V mais ou menos

ligue a moto e deixe em marcha lenta, confira a voltagem, deve ter caído um pouquinho.

acelere até 3000 rpm e mantenha assim, a voltagem deve subir para uns 13,8 V, aproximadamente.

acelere até 6000 rpm, que é a rotação que vc deve estar quando anda a 120 km/h, a voltagem DEVE continuar igual à medição com 3000, se aumentar muito, é pq o retificador nao tá retificando... e pode ter sido danificado pelo estator, se estiver gerando corrente "demais da conta"
Responder
#13
pastor_edu Escreveu:MEU ESTATOR PIFOU, O QUE É MELHOR, COMPRAR UM USADO OU MANDAR REBOBINAR? POIS SÓ PIFOU A BOBINA DE FORÇA, A QUE DÁ A FAISCA. FICARIA BOM?
COINCIDENTEMENTE PIFOU NO DIA QUE INSTALEI UM BI-XENON DE CARRO, DIRETAO, SEM O TAL DO "CONTROLLER" E SEM RELÊ. SERÁ QUE FOI ISSO QUE DETONOU O ESTATOR? O MEU MECANICO DIZ QUE NÃO, QUE FOI COINCIDÊNCIA.

OUTRA COISA, COMO TEM ESTATOR USADO NA PRAÇA ! , SERÁ QUE SAO RECONDICIONADOS? POIS QUEM VENDERIA UM ESTATOR USADO FUNCIONANDO? TEMO QUE MUITOS SEJAM DE MOTOS ROUBADAS Cry OU ENTAO RECONDICIONADOS.

tambem acredito na coincidencia.

pode ser uma coisa ou outra...
pode ser de moto roubada e pode ser retificado...
vai que vc troca o seu ruim, por um novo e deixa o velho no mecanico, ele passa pra alguem que recupera e vende como usado.
Responder
#14
O Indomado Escreveu:Luiz, lembro que você citou o fusivel derretendo, aquele que fica ao lado da bateria...

entao, o retificador pode estar deixando passar mais corrente do que deveria, causando sobrecarga no sistema, piscas acelerados, e o pior: ressecamento de bateria (se for do modelo original, que se completa a agua, se for selada, a coisa pode ficar pior)

faça o teste, pegue um multimetro, encoste nos terminais da bateria, com a moto desligada, deve acusar uns 11,8 V mais ou menos

ligue a moto e deixe em marcha lenta, confira a voltagem, deve ter caído um pouquinho.

acelere até 3000 rpm e mantenha assim, a voltagem deve subir para uns 13,8 V, aproximadamente.

acelere até 6000 rpm, que é a rotação que você deve estar quando anda a 120 km/h, a voltagem DEVE continuar igual à medição com 3000, se aumentar muito, é porque o retificador não tá retificando... e pode ter sido danificado pelo estator, se estiver gerando corrente "demais da conta"

Adrian vou fazer esse teste.... mas... se for isso mesmo, então tanto o estator quanto o retificador estão com problemas é isso? Pois o estator estaria mandando mais corrente do que deveria, e o retificador não estaria retificando..... caramba.... acho que dancei Cry Cry

Valeu Adrian Abraços..... Wink
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
Responder
#15
GALERA, ACHEI UM CARA QUE VAI REBOBINAR AS DUAS BOBINAS DE FORÇA OU DE FAISCA DO ESTATOR Smile POR 40 REAIS.
FOI DIFICIL DE ACHAR NAS CIDADES DA MINHA REGIÃO, OS REBOBINADORES NAO QUEREM FAZER, DIZEM QUE É DIFICIL E CHATO DE FAZER. O FIO É BEM FINO E NAO SABEM QUANTAS VOLTAS DAR, DIZEM QUE POR ISSO É FEITO PESANDO O FIO. QUER DIZER, O CARA TEM QUE SABER O PESO EXATO QUE VAI EM CADA BOBINA. EU SEI QUE NA XT 225 ESSA BOBINA É DESTACAVEL, E PODE SER COMPRADA SEPARADAMENTE. NA SAHARA FAZ PARTE DO CONJUNTO.
SEGUNDA FEIRA VOU LÁ PEGAR O ESTATOR E VAMOS VER NO QUÊ QUE DÁ.....FUÍ NA SEGUNDA, O CARA NAO FEZ E NAO TEM DATA PRA ENTREGAR, PEGUEI DE VOLTA.....

ah, sim, no ML vi um cara que faz a base de troca, é do Rio Grande do Sul. O cara recupera de tudo, mas por 70 reais. Mesmo assim sai mais barato que comprar um estator usado (novo nao quero nem saber quanto vai custar).

CONTINUANDO MEU MONOLOGO, HOJE 8 DE SETEMBRO, FINALMENTE ESTOU ANDANDO COM A MINHA SASSA, MAS COM ESTATOR USADO COMPRADO PELO ATROPELADOR EM SAMPA POR 120 REAIS, VIA SEDEX.
O ESTATOR É TODO RECONDICIONADO, BOBINAS, FIAÇÃO, ENGATES, SHOW. VALEU A PENA E ESTÁ FUNCIONANDO DIREITINHO.
VALEU, AMIGO, ATROPELADOR :!:
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
[Imagem: medalharo8.gif]
Responder
#16
O Indomado Escreveu:
Atropelador Escreveu:
Fuinessa Escreveu:Tudo jóia,
Sim, só acontecia isso quando estava além dos 100km/h, a seta nem piscava mais ficava praticamente acesa direto, com pequenas ocilações.
Depois de trocado o relé, abri o velho pra ver, e constatei que soltou um fio que liga o terminal à lâmina do relé. É uma coisa mei esquisita, também não achei muita lógica a princípio, mas o que acontecia é que com a vibração o fio não dava contato direito e não deixava o relé completar o ciclo do pisca, fazendo com que ela ficasse acesa direto.
Seu relé é o original ainda ? Ou já é dos paralelos redondinhos ? (Azul ou de alumínio geralmente)
T+

Taí...Valeu a dica Fuinessa, vou dar uma olhada no relê... eu nem sei se ele ainda é o original, mas se não me engano é um redondinho azul. Big Grin

Se mais alguém tiver alguma outra idéia, pode colocar aqui....
Vi o preço de um retificador (paralelo)....R$ 80,00, e não estou a fim de gastar essa grana sem antes eliminar outras possibilidades.

Abraços.... Wink

Luiz, lembro que você citou o fusivel derretendo, aquele que fica ao lado da bateria...

entao, o retificador pode estar deixando passar mais corrente do que deveria, causando sobrecarga no sistema, piscas acelerados, e o pior: ressecamento de bateria (se for do modelo original, que se completa a agua, se for selada, a coisa pode ficar pior)

faça o teste, pegue um multimetro, encoste nos terminais da bateria, com a moto desligada, deve acusar uns 11,8 V mais ou menos

ligue a moto e deixe em marcha lenta, confira a voltagem, deve ter caído um pouquinho.

acelere até 3000 rpm e mantenha assim, a voltagem deve subir para uns 13,8 V, aproximadamente.

acelere até 6000 rpm, que é a rotação que você deve estar quando anda a 120 km/h, a voltagem DEVE continuar igual à medição com 3000, se aumentar muito, é porque o retificador não tá retificando... e pode ter sido danificado pelo estator, se estiver gerando corrente "demais da conta"


SÓ UMA CORREÇÃO: PARA MEDIR A VOLTAGEM QUE O RETIFICADOR ESTA "JOGANDO" NA BATERIA DEVE ACELERAR ATE 5000 RPM COM FAROL ACESO E A VOLTAGEM NAO PODE PASSAR DE 15,5 V.. E NAO 13,8,, ISTO CONFORME MANUAL DE SERVIÇOS
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)