Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dicas para primeira vez numa estrada de chão
#11
Ai vai minha dica:

Perdomo, se a moto por um motivo qualquer derrapar de traseira, fique calmo q vc consegue consertar a trajetória.
Agora...
se a moto sair de dianteira, a dica é:
Faça o nome do pai e procure o lugar mais fofô!!! Confusedhock:

Brincaderinha, vc tira de letra!
Um abraço
Responder
#12
Valeu pela dica pessoal.
a primeira vez a gente nunca esquece. Foi tudo tranqüilo, sem problemas. Às vezes, um certo receio numa curva ou noutra, mas foi 10. Agora, a areia mais solta que fica ao lado da pista tem imã, pois como ela puxa a moto, quanto menos se espera, ela está ao lado das rodas.
Abração a todos,
Perdomo
Responder
#13
É isso aí Perdomo, devagar e sempre!!
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder
#14
Olá, como se faz e o que é transferencia de peso na pedaleira?
Grato.
Guido.
Responder
#15
Guido,

o Caico, com ótima didática, já ensinou na sua última participação no tópico.

Mas ó, não é que funciona mesmo..... hehehe

Abração,
Perdomo
Responder
#16
Não quero ensinar padre nosso a vigário...

A lição do Caico foi mais que perfeita, se vc anda em baixa velocidade em estrada de terra com boa aderência...
Se tiver areia, lama ou cascalho (pedriscos), o jeito de pilotar é outro.
Quando você faz pressão sobre uma das pedaleiras, transfere o centro de gravidade da moto. Assim, se pressionar a pedaleira da parte interna da curva, a moto vai se inclinar mais e você pode manter seu corpo mais ereto. Se pressionar a pedaleira da parte externa, a moto se inclina menos, mas seu corpo pode inclinar mais.
Como não se quer perder a aderência dos pneus ao solo, em estradas de terra com areia, lama ou cascalho deve se fazer o contrário da lição do Caico: force o pedal externo, suavizando ao máximo o contato do outro pé com a pedaleira correspondente. É mais seguro, pois vc derrapa muito menos.
Essa é uma regra básica de quem faz trilha ou anda em estradas de chão frequentemente.
A última coisa que você pode querer numa estrada de chão é sentir seu pneu dianteiro derrapar... se acontecer, solte seu corpo e mantenha-o relaxado: vai doer menos!
Nunca freie numa derrapagem!!!
Se derrapar o pneu traseiro, acelere, mas só se a derrapagem tiver menos que 45º em relação à direção que você vai.
Se a derrapagem já tiver passado de 45º, só vai apressar o tombo, pois nossas meninas têm um torque pra lá de bruto e não demonstram o menor respeito pelo piso da estrada: arrancam pedras, cascalho, areia e poeira sem a menor cerimônia!
Abraços, irmãos!
Responder
#17
Smile
Se o trajeto for mais longo,vale a pena dar uma esvaziadinha nos pneus,pouco,só um tchii,usando um graveto ou a própria capinha da válvula.Foi como andei tranquila nas estradas de terra meio arenosas em Carrancas ( antes do asfalto chegar)com a YBR.Isso libera umas 2a3 libras.

20 libras de pressão já é um bom adianto(uso 22 normalmente),e não fará muita diferença quando voltar ao asfalto.Já andei muito assim em viagens.Pra quem anda com garupa,umas tres libras a menos já basta.A mordida será maior,assim como o conforto,não vai quicar tanto.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#18
Olha... todos vocês são feras

DUVIDO QUE EXISTA EM OUTRO FÓRUM UM GRUPO TÃO QUALIFICADO

Tenho certeza que muitos foristas estão aproveitando as dicas que foram dadas, são excelentes. Obrigado pelas últimas dicas Brant Lott e Iacimar

No meu caso, está tudo anotado num arquivo (como não cair de moto) hehehe.

Abraço a todos,
Perdomo
Responder
#19
Aproveitando que o Martinez "reavivou" este tópico fazendo menção a estas dicas lá no tópico "Acidente em pista de terra batida", gostaria de complementar algumas coisas:

1º As minhas dicas de transferência do peso na pedaleira que se encontram na primeira página desse tópico, são utilizadas daquela forma quando se busca um pequeno ajuste de trajetória NA RETA, como procurei deixar claro. Isso é um começo para um iniciante em terrenos desse tipo.

2º Subscrevo 100% o que o Brant Lott escreveu (que seria fazer exatamente o contrário da minha lição), mas ressalto que deve ser utilizado em situação de CURVA no terreno de baixa aderência.

3º para finalizar, quando estou impondo um ritmo mais forte nos estradões, utilizo a técnica descrita pelo Brant Lott e ainda deixo a perna de dentro da curva esticado para frente para que o peso se concentre mais na roda da frente, evitando uma derrapagem e ainda em posição de tentar controlar a moto no caso de uma derrapagem indesejada (se ela derrapar, meto um chutão no chão buscando corrigir).

Aproveitando o tópico deixo outras dicas secundárias: nos subidões é pertinente enclinar o corpo um pouco para frente para que caso vc passe por alguma pedra, tronco, ressalto ou mande gás demais a moto não empine ou capote.
Nas descidonas desça devagar com o corpo inclinado um pouco para trás, usando muito o freio motor e freiando com muito cuidado, em especial o freio da frente, que se derrapar o chão vai te chamar para uma conversa de perto. Por fim, em um caso extremo, vc passeando com sua Sahara pelos estradões do Brasil e começa a chover e aquele descidão que precisas passar virou um escorregador de lama e vc começa a descer a 5 km/h com cuidado como descrevi acima, mas mesmo com o freio motor e utilizando os freios suavemente, as rodas travam mas a velocidade só está aumentando, nessa situação o melhor a fazer é travar de uma vez a roda traseira e provocar uma queda mais suave do que chegar no final do descidão a 120 km/h e ter que enfrentar aquela curva de 138º (cento e trinta e oito graus) nessa velocidade. Wink

Abraços!
Minha Sahara não é a moto mais econômica, não é a mais bonita e muito menos a mais rápida,
porém a tenho desde zero e no dia 11-4-2009 completou 100.000 km comigo,
sem nunca ter me deixado na estrada com qualquer problema mecânico.
Isso a faz a melhor moto do mundo para mim.
Responder
#20
Caico1983 Escreveu:enfrentar aquela curva de 138º (cento e trinta e oito graus) nessa velocidade. Wink

Abraços!

Meu querido amigo Caico... como você está??? Brigadão plas dicas... mas qual a técnica pra o cálculo de curvas??? rsrsrsrs

Falando sério.. a maior dificuldade que eu tenho é nas estradas que tem muita areia... sempre sinto que a roda dianteira tem decisão propria Big Grin quer dizer é dificil mante-la na trajetoria que eu desejo... o que fazer???
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)