Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dicas para primeira vez numa estrada de chão
#1
Buenas gurizada!!!!

seguinte, neste domingo vou viajar com a patroa e vou pegar uns 12 km de estrada de chão, como sou marinheiro de primeiríííííííssima viagem em estrada de chão, gostaria de algumas dicas, principalmente do que NÃO FAZER, por exemplo, em curvas, velocidade excessiva.Esta estrada é meio ruim, tem várias subidas, curvas, pontes e um considerável trânsito de motoristas doidos, pois, de carro, tem cara que anda a mais de 100 km/h e, em alguns pontos, têm penhascos e vários já cairam neles.

Ah! o que devo revisar na magrela?? o basicão, calibragem dos pneus, óleo ou tem mais coisa???

Valeu,
Grande abraço,
Perdomo
Responder
#2
Bem, para começar tu não deve usar uma calibragem no pneu muito alta; nas curvas, reduza mesmo a velocidade;
para melhor controle da motocicleta quando a estrada estiver com a aderência muito baixa, inclusive na reta, utilize a transferência de peso nas pedaleiras.
No mais, devagar e sempre.
Minha Sahara não é a moto mais econômica, não é a mais bonita e muito menos a mais rápida,
porém a tenho desde zero e no dia 11-4-2009 completou 100.000 km comigo,
sem nunca ter me deixado na estrada com qualquer problema mecânico.
Isso a faz a melhor moto do mundo para mim.
Responder
#3
Perdomo Escreveu:Buenas gurizada!!!!

seguinte, neste domingo vou viajar com a patroa e vou pegar uns 12 km de estrada de chão,

Olá Perdomo, tu digitou errado ou é 12 km de chão mesmo?
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder
#4
É 12 km de estrada de chão, tipo de interior.
perdomo
Responder
#5
Perdomo Escreveu:É 12 km de estrada de chão, tipo de interior.
perdomo

Amigão, se é só essa km de chão na minha opinião não vale a pena mexer em nada na moto, só ir na manha. Se você andar andar a 30 por hora vai levar menos que meia hora para fazer o trajeto.

Inté mais e boa viagem!
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder
#6
Perdonmo, vai devagar, use os trilhos da estrada, e nas curvas preste atenção e faça sempre aberta com cuidado sempre tem um doido na contra mão em estrada de terra.
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#7
NUNCA FREIE numa CURVA! ! !
Reduza a velocidade apenas, desacelerando!

Em retas, se perceber a dianteira querendo sair, tente deslocar seu peso mais para trás da moto e acelere um pouco!

Muitas vezes a baixa velocidade é pior do que a alta!
Mas depende muito da experiência e destreza do piloto!!

Como é a sua primeira vez e o trecho é pequeno não há o que temer!
Apenas mantenha uma velocidade média constante, utilize o corredor dos pneus (os trilhos,
como já disse o Adriano) e siga tranquilo, mantendo a calma!

Aproveite o passeio e verás que não é nenhum "bicho de sete cabeças"...
Bom passeio prá vocês!

Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#8
Valeu gurizada!!!!!

tranqüilo, vou com cautela, trintinha nela, nos trilho, sem pressa.

Caico, desculpe a minha brutal ignorância, mas o que é "utilizar a transferência de peso nas pedaleiras" e como se faz isto..hehehe "nem sabia que tinha isto na moto"...hehehe.

Piske, um colega de serviço me disse para andar mais rápido, porém com uma marcha reduzida, pois sentaria mais ao moto ao chão. Isto é sério ou ele tá querendo me ver no chão, já que em experiência e destreza o tio aqui é zero...hehehe

Adriano, é verdade, sempre vou de carro para lá e quase sempre tem um idiota, com perdão da palavra, que vem na contra mão, ultrapassam nas subidas que dão início às curvas, se vem um carro no sentido contrário, dá m.... , sem falar daqueles que param com os carros para conversar um em cada sentido da via

Só mais uma pergunta, se eu precisar usar os freios, qual devo usar primeiro??

ABRAÇÃO A TODOS,
Perdomo

Obs: Quando tiver algum encontro dos SM por estas bandas estaremos lá. Ah! vi num tópico que o grupo tem adesivos, camisetas, bonés... estes produtos ainda são comercializado??? como adquirí-los??

[/b]
Responder
#9
Bem, como tu ainda não tem experiencia em estrada de chão, andar mais rápido não seria mais adequado, mas andar com uma mais reduzida é sempre bom, pois qualquer situação de emergência o motor vai te responder mais depressa, por exemplo, se tu soltares o acelerador vais ter mais freio motor, já se precisares dar um rápida acelerada, o motor vai estar mais cheio e te entregá mais torque.

Em relação a dica que dei sobre as pedaleiras é o seguinte, tu consegue sentir isto até no asfalto, mas é nas pistas de baixa aderência que realmente faz diferença: andando com a moto em uma linha reta, segurando o normal o guidão, tente pisar com mais força na pedaleira da direita, por exemplo ... a reação vai ser leve mudança de direção da moto para a direita e isso sem vc precisar esterçar o guidão. É muito útil quando vc está em velocidade razoável em uma estrada de chão com bastante poeira solta na pista, em linha reta e precisa acertar o rumo da moto que está se direcionando para a valeta ou o canto da pista que possui ainda mais poeira solta ... então, se tentares acertar a direção com o guidão, corres o risco da roda dianteira escorregar, então fazes basicamente com essa técnica na pedaleira.

Na verdade, estás se preocupando demais, é uma questão de experiencia ... na primeira vez farás este caminho a 30 km/h, daqui a pouco estarás rodando a 60 km/h.
E também não te esqueças que estás montado em uma Honda Sahara NX 350 ... ela se sentirá em casa nesse terreno.
Minha Sahara não é a moto mais econômica, não é a mais bonita e muito menos a mais rápida,
porém a tenho desde zero e no dia 11-4-2009 completou 100.000 km comigo,
sem nunca ter me deixado na estrada com qualquer problema mecânico.
Isso a faz a melhor moto do mundo para mim.
Responder
#10
Grande Caico,

parabéns pela didática, foste perfeito, entendi perfeitamento como fazer. Confesso que tenho dois receios: o primeiro é da roda dianteira escorregar por causa da areia e o outro, resulta na primeira, que é da moto ir para o lado da areia mais solta e, na hora de eu tentar corrigir, escorregar a roda da frente.
Hehehe isto é trauma desde a época das bicicletas "Caloi 10", para quem tem "enta" conhece. Pois num areião tomei um tombo (queda), que fiquei com o lado direito literalmente em carne viva. Foi o bastante para eu só andar em asfalto. hehehehe

Valeu pela dica.
Grande abraço a todos e tenham um ótimo final de semana.
Perdomo
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)