Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
bico da bmw
#21
Arias Escreveu:Cuidado com essas respostas de pessaol de loja. Mesmo que seja o gerente, ele provavelmente estudou administração, não engenharia e, se ele não faz a menor idéia da função do componente e ele parece ser pra embelezar, o cara não vai pensar duas vezes antes de falar que é estética.
Geralmente o pessoal de projeto costuma ter muito cuidado com o fluxo de ar em veículos, ainda mais se esse veículo possui um equilíbrio instável, como as motos.
Eu acredito que a função do bico seja muito mais "organizar" o fluxo de ar que passa pela moto que apenas enfeitar, apsera de poder também ser uma combinação dos dois fatores.
Não tô dizendo que o cara está errado, mas que já ouvi muita besteira de vendedor...

Assino em baixo!
Na empresa que trabalhei, fiz um estudo entre as caminhonetes 4x4 para comprar um novo veículo para atividades de campo. Ao chegar em uma concessionária(não preciso citar o nome), ao questionar o uso da redução com 4x4 no asfalto para serviços de precisão x velocidade, o vendedor disse que estouraria o câmbio Confusedhock: . Isso só acontece em altas velocidades...

Ou seja: vendedores podem não ter idéia do que estão dizendo.
Na minha humilde opinião, há um estudo dessas BMW em tunel de vento, para contribuir com o a estabilidade. E mais: acredito que até influi no arrefecimento e capatação de ar para o motor, nos veículos com filtro de ar debaixo do tanque.
Responder
#22
Arias Escreveu:Cuidado com essas respostas de pessaol de loja. Mesmo que seja o gerente, ele provavelmente estudou administração, não engenharia e, se ele não faz a menor idéia da função do componente e ele parece ser pra embelezar, o cara não vai pensar duas vezes antes de falar que é estética.
Geralmente o pessoal de projeto costuma ter muito cuidado com o fluxo de ar em veículos, ainda mais se esse veículo possui um equilíbrio instável, como as motos.
Eu acredito que a função do bico seja muito mais "organizar" o fluxo de ar que passa pela moto que apenas enfeitar, apsera de poder também ser uma combinação dos dois fatores.
Não tô dizendo que o cara está errado, mas que já ouvi muita besteira de vendedor...

Também tenho ressalvas com essa "opiniões" de quem "acha" que entende de tudo...

Em se tratando de uma BMW tenho certeza de que qualquer peça colocada pela fábrica numa moto dessa deve ter alguma finalidade que não exclusivamente estética!
Hoje em dia carros e motos (pelo menos as mais potentes) são testados em "túnel de vento",
primando assim por uma melhor aerodinâmica e melhor aproveitamento de todo o conjunto da máquina!
Eu ainda acho que o bico da BMW tem função estética mas também uma importante
função aerodinâmica e de direcionamento do ar para o motor!

Se você observar a BMW K1200LT, ela tem protetores de borracha nas laterais que servem não apenas
para proteger e sim para dar maior equilíbrio e aerodinâmica à moto!

Veja as fotos:

[Imagem: K_1200_LT_3.jpg]

[Imagem: k1200lt-big.jpg]

[Imagem: 739px-Honda_Goldwing_e_BMW_K1200_LT.jpg]

[Imagem: BMWK1200LT.jpg]


[Imagem: K1200LT_wheelie.jpg]

(essa última foi só para zuar...)


Tudo tem sua função, e não é só estética!!!

Essa é minha opinião!!! (mas respeito a opinião dos outros!)
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#23
Piske Escreveu:[Imagem: K1200LT_wheelie.jpg]

Piske... seu exibido!!! Precisava empinar a moto na frente de tanta gente ???!!!
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder
#24
Piske Escreveu:
Arias Escreveu:Cuidado com essas respostas de pessaol de loja. Mesmo que seja o gerente, ele provavelmente estudou administração, não engenharia e, se ele não faz a menor idéia da função do componente e ele parece ser pra embelezar, o cara não vai pensar duas vezes antes de falar que é estética.
Geralmente o pessoal de projeto costuma ter muito cuidado com o fluxo de ar em veículos, ainda mais se esse veículo possui um equilíbrio instável, como as motos.
Eu acredito que a função do bico seja muito mais "organizar" o fluxo de ar que passa pela moto que apenas enfeitar, apsera de poder também ser uma combinação dos dois fatores.
Não tô dizendo que o cara está errado, mas que já ouvi muita besteira de vendedor...

Também tenho ressalvas com essa "opiniões" de quem "acha" que entende de tudo...

Em se tratando de uma BMW tenho certeza de que qualquer peça colocada pela fábrica numa moto dessa deve ter alguma finalidade que não exclusivamente estética!
Hoje em dia carros e motos (pelo menos as mais potentes) são testados em "túnel de vento",
primando assim por uma melhor aerodinâmica e melhor aproveitamento de todo o conjunto da máquina!
Eu ainda acho que o bico da BMW tem função estética mas também uma importante
função aerodinâmica e de direcionamento do ar para o motor!

Se você observar a BMW K1200LT, ela tem protetores de borracha nas laterais que servem não apenas
para proteger e sim para dar maior equilíbrio e aerodinâmica à moto!


Tudo tem sua função, e não é só estética!!!

Essa é minha opinião!!! (mas respeito a opinião dos outros!)
Piske

Também acho que é por aí, principalmente tratando-se destas 03 letras BMW!!

Como diz um amigo meu, existem 03 tipos de veículos motorizados com duas rodas:

As motos;

As BMW, que estão acima das motos;

E as Harleys, que não são motos kkkkk

T+
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder
#25
gente!!! somos uma família unida e estamos aqui pra debater assuntos, curiosidades e duvidas. temos que respeitar a idéia e a opinião de todos, só tô achando que tão exagerando com relação ao "bico de pato". se fosse tão importante assim , tava em outras motos, tecnologia todo mundo copia. já saia de fabrica nas xt não precisava ser colocado como fez o pessoal da Bonier que o valdeir postou. o melhor jeito de tirar a duvida é montar um e testar, daí se tem um resultado real. vou analisar e se der certo posto aqui para tirarmos a duvida. abraço té mais
Responder
#26
Rogério I. Domingues Escreveu:gente!!! estamos aqui pra debater assuntos...

É o estamos fazendo Rogério.
O tal gerente foi sim muito descuidado ao te dar essa informação.

De que diabos serve o túnel de vendo da BMW se no final
do projeto vai botar um bico de pato por pura estética?


Pedala com esse gerente :twisted: :twisted:
Existe muita ciência por trás disso ai meu amigo.

Sobre seu comentario a respeito da XT600, me
desculpe mais vc está enganado.
A moto XT600 não é uma moto para turismo.
A moto XT600 é uma moto para prática de enduro.
A categoria dela é enduro dual sport/offroad.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bikez.com/motorcycles/yamaha_xt_600_1990.php">http://www.bikez.com/motorcycles/yamaha_xt_600_1990.php</a><!-- m -->

Entretanto, está mais do que provado que toda vez que se tentou fazer
uma moto boa em tudo ela não é excelente em nada. Vejam o caso da falcon.
Assim, a XT600 treme e não é tão confortável na estrada e na trilha é pesada.

Pra que diabos um projetista iria meter um tanque de 26 litros, bolha, painel,
porta trecos e banco em dois níveis em moto projetada para enfiar na lama?

Tem que saber o propósito da moto quando foi
projetada para entender o porquê das coisas.

Pode colocar um tanque maior? Pode, e é isso que estamos discutindo aqui.
Se reparares na minha primeira postagem, eu não disse que não pode
colocar o bico da BMW na sahara, eu disse que na minha opinião,
teria que botar e ver funcionabilidade e estética.

Ninguém sabe disso e eu nem ia contar, mas quando surgiu a idéia de
um tanque maior pra sahara, eu pendurei 4 pets de coca-cola cheios
de água, dois em cada lado do tanque, e fui pra estrada tentar entender
o que aconteceria... por sorte, não mudou a ponto de ser perceptível,
mas que mudou, certamente mudou.

Privilegiar estética em detrimento de segurança é loucura.
E Valdeir, me desculpa, mas uma moto alta e leve como a XT600,
com um pneu dianteiro na sessão que ela tem, um tanque do
tamanho desse do Bonier tem que ser visto com cautela.
Pilotagens agressivas, entortadas nas curvas nem pensar....
Basta observar a Varadero, 245 kg, carenada, melhor aerodinamica
e o tanque é de 25 litros. Valdeir, tu poderia pedir por Bonier sobre
o comportamento dela na estrada com esse tancão cheio e os alforjes lotados.

Um abraço.
Martinez.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#27
Rogério I. Domingues Escreveu:gente!!! estamos aqui pra debater assuntos...

Rogério, não esquenta não!! O que estamos fazendo realmente é debater, você tem sua opinião e as outras pessoas a delas, daí até achar quem está certo e quem está errado tem muito pano ainda kkkk

Abraço!!

Martinez Escreveu:1 - A moto XT600 não é uma moto para turismo.
2 - A moto XT600 é uma moto para prática de enduro.
3 - A categoria dela é enduro dual sport/offroad.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bikez.com/motorcycles/yamaha_xt_600_1990.php">http://www.bikez.com/motorcycles/yamaha_xt_600_1990.php</a><!-- m -->

Entretanto, está mais do que provado que toda vez que se tentou fazer
uma moto boa em tudo ela não é excelente em nada. Vejam o caso da falcon.
Assim, a XT600 treme e não é tão confortável na estrada e na trilha é pesada.

Pra que diabos um projetista iria meter um tanque de 26 litros, bolha, painel,
porta trecos e banco em dois níveis em moto projetada para enfiar na lama?

Tem que saber o propósito da moto quando foi
projetada para entender o porquê das coisas.
Pode colocar um tanque maior? Pode, e é isso que estamos discutindo aqui.
Se reparares na minha primeira postagem, eu não disse que não pode
colocar o bico da BMW na sahara, eu disse que na minha opinião,
teria que botar e ver funcionabilidade e estética.

Martina, quero deixar bem claro que não é porque troquei de moto que estou colocando estas opiniões, são opiniões que tenho há muito tempo... enfim, concordo com algumas e discordo de outras colocações suas.

1 – Concordo que o projeto não é especificamente para turismo, mas não deixa de ser uma ótima opção em custo benefício principalmente aqui no Brasil, levando o viajante onde ele quiser, assim como a Sahara. Nada que um banco e uma bolha diferente não resolvam, assim como na Sahara.

2 – Posso te dizer que conheço um pouquinho da modalidade “Enduro de Regularidade” e “Enduro FIM” e nos 6 anos que pratiquei vi apenas 01 XT participando de 01 prova, era um japonês de uns 2,10 e uns 130 kg. Uma moto para prática desta modalidade não pode pesar mais que 130 kg. (poder até pode, mas inviabiliza). Neste caso a classificação não condiz com a realidade. No caso de enfiar na lama também, quem já foi pra trilha (trilha de verdade) sabe disso.

3 – Os cabeções do Bikez estão classificando a amada Transalp na mesma categoria da Xt... Será que realmente dá pra confiar no palpite deles?

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bikez.com/motorcycles/honda_xl_600_v_transalp_1995.php">http://www.bikez.com/motorcycles/honda_ ... p_1995.php</a><!-- m -->




Martinez Escreveu:E Valdeir, me desculpa, mas uma moto alta e leve como a XT600,
com um pneu dianteiro na sessão que ela tem, um tanque do
tamanho desse do Bonier tem que ser visto com cautela.
Um abraço.
Martinez.

Não precisa desculpar não, apesar de achar show a estética e mesmo que a segurança deste projeto seja garantida, acho que 26 litros pra xt é demais mesmo, o viajante teria que ter projetos bem arrojados pra usufruir do investimento e não é o meu caso. Mas com certeza o peso deste tanque cheio deve mudar tudo.

Abraços e vamos em frente!!
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder
#28
Rogério I. Domingues Escreveu:gente!!! somos uma família unida e estamos aqui pra debater assuntos, curiosidades e duvidas. temos que respeitar a idéia e a opinião de todos, só tô achando que tão exagerando com relação ao "bico de pato". se fosse tão importante assim , tava em outras motos, tecnologia todo mundo copia. já saia de fabrica nas xt não precisava ser colocado como fez o pessoal da Bonier que o valdeir postou. o melhor jeito de tirar a duvida é montar um e testar, daí se tem um resultado real. vou analisar e se der certo posto aqui para tirarmos a duvida. abraço té mais

Isso aí, Rogério, vamos discutir! Quanto mais discutimos, mais aprendemos e crescemos juntos! Ruim seria se um de nós colocasse sua verdade aqui e todos concordassem, certo?
Quanto ao bico da BMW estar em outras motos, é complicado. Cada veículo tem seu projeto, cada projeto tem um objetivo... Talvez o bico seja fundamental, por exemplo, pra refrigeração daquele motor, disposto daquela forma naquele chassi. Qual seria a utilidade dele numa XT ou numa CBR1000RR?
Além disso, aerodinâmica é uma brincadeira complicada. Na minha faculdade tem um grupo de alunos que projeta e constrói aeromodelos pra competição, uma asa mal colocada e o bichinho nem sai do chão. Tá bom, você pode dizer: "ah, mas é um avião, que que isso tem a ver com nossas motos?". Te respondo: tudo e nada. O ar que ele corta e que dá sustentação à ele é o mesmo que cortamos e que tanta incomoda quem não tem uma bolha a 120km/h. Tenta tirar a bolha da Sahara e andar na estrada pra ver a diferença. De repente, a instalação desse bico na Sahara pode deixar a frente perigosamente leve a certa velocidade, ou, se não for criteriosamente fixado, fazer ela puxar pra um lado ou pior: se soltar na estrada e ferir alguém.
Não tô falando pra você desistir da sua idéia não, muito pelo contrário, mas é importante ter uma noção do que ela pode acarretar, até pra poder aperfeiçoar o protótipo.

Ah, pros traidores de Saharas: qual o volume do tanque da 66? Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
Preguiça de abrir o site da Yamaha é f&$%@##... :oops: :oops: :oops: Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#29
O lance é realmente esse ! Discutir, trocar figurinhas, pra ver se completamos nossos álbuns.

Sou moderador de outro fórum, e constantemente vejo pessoas trocando peças de motos, achando que terão um excelente custo benefício...normalmente acabam se machucando. O que mais acontece por lá é nego envenenando motor de Agrale e DT, só que aquilo ali não tem suspa, nem freio pra acompanhar o motor.... sem contar que as vezes nem o chassi resiste a nova cavalaria.

Por isso falei dos 5 anos de engenharia. O cara estuda um contexto geral, do parafuso da bobaginha, até o mais importante do motor.

Alguém aqui conhece realmente este kit para a XT? Será que isso, na buracada urbana, resiste bem? Fixação, parafusos, etc.

O negócio é trocar informações. Big Grin

Saúde e Paz.
Responder
#30
sergiorocha Escreveu:Alguém aqui conhece realmente este kit para a XT? Será que isso, na buracada urbana, resiste bem? Fixação, parafusos, etc.

O negócio é trocar informações. Big Grin

Saúde e Paz.

Sergio, na buraqueira urbana não sei ,mas as três motos que vi com o kit foram até o Ushuaia e voltaram a Curitiba na boa. Acho que se tiver algum problema é com a ciclística mesmo.

Abraço!
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)