Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pistão e aneis, como eu sei que é hora de trocar???
#31
Martinez Escreveu:Fuinessa, vi um torquimetro desse de vara aqui em Pira por R$ 145,00
só não sei se era tramontina, não me atentei para esse detalhe.

Mas poxa, ele iria me cobrar R$ 80,00 pra isso, e por 145 pra ter
essa ferramenta pra vida toda, acho aceitável.

Arias, confirma pra mim, 4,5 kg força são 39,23 N.m?

Abração.

É por esse preço pode até compensar, mas acontece que o torquímetro de vareta é muito impreciso pra pequenos apertos, nem o de relógio é bom, o bom mesmo é o de estalo, esse sim é o quente, mas vai custar caro, então o de vareta quebra o galho.
Meu pai tem 2 torquímetros, um de estalo e outro de relógio, mas o de estalo é pra serviço pesado, mede a partir de 8kg eu acho, então quando eu mexo, quebro o galho com o de relógio mesmo.
Na quinta-feira(feriado aqui) vou abrir meu motor pra mexer no câmbio, por conta daquela 5ª marcha que insiste em não ficar engatada. Se quiser vir pra cá pra gente desmontar a sua tb, pode vir. Enquanto desmonto a minha vc desmonta a sua e damos um trato nas meninas. Só volto ao trabalho na segunda, eita mãe USP viu...hehehe.
É isso aí garoto

Ah...no manual de serviço diz 45 N.m .
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#32
Hum... estava quase comprando esse aqui...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.gedore.com.br/exibe_produtos_sql.asp?item=1005">http://www.gedore.com.br/exibe_produtos ... ?item=1005</a><!-- m -->

Essa empresa, GEDORE, tem uma infinidade de torquímetros.
Não encontrei torquímetro tramontina aqui em Pira.
Vou ver o preço de um melhorzinho, mas acima de R$ 200,00 não vale a pena...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.gedore.com.br/itens_sql.asp?sub=123&pagina=8&quant=9">http://www.gedore.com.br/itens_sql.asp? ... =8&quant=9</a><!-- m -->

Leandro, rodar 380 km pra trocar as juntas, sai quase o
mesmo preço que pagar pra fazer aqui...infelizmente.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#33
Martinez, eu tenho esse Gedore 4505 de vareta. Acho que serve muito bem para brincar na moto. O máximo torque dele é 60N.m. Se eu não me engano no cabeçote vai 45Nm. Eu estava com pressa para fechar o motor e não queria esperar que me enviassem pelo correio, acabei encontrando um na rua Florêncio de Abreu em São Paulo. Entrei em todas as lojas de ferramentas, só tem ferramenta nessa rua Big Grin , e só encontrei em uma loja. Paguei 210,00 ou 230,00 não lembro bem.

Vou procurar aqui o nome da loja.

Você vai precisar de uma "extensão" também para fechar o cabeçote. Compre soquetes bons tb para não espanar.
A minha moto como você viu continua vazando na junta, mesmo plainando, colocando junta original e fechando com torquímetro. Vou acabar testando a junta de amianto.
Responder
#34
Martinez Escreveu:Hum... estava quase comprando esse aqui...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.gedore.com.br/exibe_produtos_sql.asp?item=1005">http://www.gedore.com.br/exibe_produtos ... ?item=1005</a><!-- m -->

Essa empresa, GEDORE, tem uma infinidade de torquímetros.
Não encontrei torquímetro tramontina aqui em Pira.
Vou ver o preço de um melhorzinho, mas acima de R$ 200,00 não vale a pena...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.gedore.com.br/itens_sql.asp?sub=123&pagina=8&quant=9">http://www.gedore.com.br/itens_sql.asp? ... =8&quant=9</a><!-- m -->

Leandro, rodar 380 km pra trocar as juntas, sai quase o
mesmo preço que pagar pra fazer aqui...infelizmente.

Olha a Gedore é uma das melhores marcas de Ferramentas, sei lá, acho que só perde pra Belzer.

É realmente sai caro a viagem, mas o serviço seria de primeira, isso eu agarantio...rsss...fica pra próxima!

Olha falei com meu pai sobre o torquímetro de vareta(mecânico desde 1980), e como já havia falado, o torquímeotro de vareta não tem precisão nenhuma, principalmente pra apertos leves, como esse de 4,5 kg. Por isso acho jogar dinheiro fora com um desses. Melhor emprestar de alguém...rsss

Abraços...
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#35
Fuinessa, vou ter que discordar do senhor! Big Grin Big Grin Big Grin

O torquímetro de vareta pode não ser tão preciso quanto o de estalo, mas tem uma precisão bastante razoável, mais que suficiente para esse tipo de trabalho.

Só pra constar, tenho um colega cujo pai é dono de um concessionário Honda e, na oficina deles, eles usam torquímetro de vareta Gedore. Eu mesmo já usei e fiquei bastante satisfeito com o resultado.

Martinez, digo e repito, se você tiver a possibilidade de comprar, é um investimento bastante interessante.

Ah, só uma dica: procure um torquímetro em que o torque que você quer aplicar fique o mais próximo possível do meio da escala dele. Todo instrumento tem 2 zonas que são as de maior imprecisão, altamente desaconselháveis mesmo em um intrumento calibrado, que são os 10% iniciais e os 10% finais da escala. Pra citar um exemplo, num velocímetro que marque de 0 a 200 km/h, até 20km/h ele é bastante impreciso, assim como acima dos 180km/h.
Procure então um torquímetro que os 45 N/m não fiquem nem muito no início nem muito no fim da escala.

Abraços a todos!
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#36
Obrigado pela dica Arias.

Um grande abraço.
Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#37
Arias Escreveu:Fuinessa, vou ter que discordar do senhor! Big Grin Big Grin Big Grin

O torquímetro de vareta pode não ser tão preciso quanto o de estalo, mas tem uma precisão bastante razoável, mais que suficiente para esse tipo de trabalho.

Abraços a todos!

Pode discordar sim Arias, forum é pra isso memso, afinal o que seria do mundo se todos concordassem com tudo.
É pode quebrar o galho, pode ser um bom investimento para uma "hobysta", mas uma oficina que se preze tem que ter ferramentas de qualidade e precisão. Pro tio Martinez brincar naquela lixeira ambulante tá bom de mais esse aí...Kakakakaka...

Olha hj eu montei o meu motor, apertei o cabeçote com um torquímetro de relógio da Gedore, é novinho, meu pai quase não usa ele, pq tem o de estalo(mas só acima de 8kg), mas te digo uma coisa, dá um meeeeedo....quem está acostumado trabalhar como o de estalo, sofre com os convencionais, pois ele não têm "fim" no aperto, vai de vc fazer a leitura e parar na hora certa, já o de estalo, ele desarma e pronto, é o fim do aperto.
Mas não vamos mais esquentar com isso, o de vareta não é o melhor mas é o mais barato, o de estalo é o melhor, mas tb o mais caro...então tá tudo certo.
Abraços a todos.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#38
Grande Fuinessa, chegamos ao ponto!!! Realmente o de vareta não é o "rei" dos torquímetros, longe disso!! Big Grin Big Grin Big Grin
O que estamos discutindo é a validade pro tio Martinez dar um trato na criança e, aí sim, ele é satisfatório. Afinal de contas temos que ver também que os mecânicos geralmente usam o de estalo... No 3° estalo que o parafuso dá, eles tiram o tubo que usam pra fazer alavanca na chave L e param por alí...

O de relógio eu nunca usei, já usei de vareta e de estalo. Realmente dá um medo desgraçado de continuar apertando e o desgramado do torquímetro não desarmar. Ainda mais quando é o nosso motor que tá na outra ponta!!!

Grande abraço!!!
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#39
Só pra enfeitar o tópico um pouco, olha o que tinha bem na "fachada" da retífica onde fiz o serviço quando abri o motor.
Até pensei em pedir pra ele, mas acho que ela não ia querer de jeito nenhum, então nem pedi.
Saquei o celular e me contentei só com a foto. Rss
[Imagem: poster.jpg]

Abraços...
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#40
Fuinessa Escreveu:[Imagem: poster.jpg]
Ói que moto linda... e esse grafismo então... lindona né!!! Wink
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)