Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pistão e aneis, como eu sei que é hora de trocar???
#1
Estou pensando em dar um check-up geral na minha mocinha e fiquei com uma dúvida:

Quando ligo a motoca, de vez em quando, sai uma fumaceira, e quando quente não chega a fumar, mas sinto um cheiro de oleo queimado acima do normal e o nivel do óleo baixa um pouquinho, que tenho que dar uma geral no cabeçote e trocar os retentores de valvulas eu sei, mas será que preciso trocar tb o pistão e aneis e retificar??? como posso testar isso???
Responder
#2
Poderá sim aproveitar trocar o pistão e anéis...estes não estando muito gastos, nem ovalisados, dá uma lixada cruzando os movimentos no cabeçote com lixa fina e pôe pistão e anéis novos, com o trato
no cabeçote, perceberá que a moto volta com força total...
Melhora bem...fiz na minha...

Abraço!!
Responder
#3
A minha maçã vermelha "red_apple" foi para oficina ontem, pois além do vazamento de óleo na junta da tampa de válvulas, havia três parafusos com a rosca "folgada" no motor que ocasionavam esse vazamento. Como estava queimando um pouco de óleo já mandei verificar os anéis e o pistão. Vai ser preciso trocar os anéis e fazer um tal de "brunimento" (acho que é isso) no cilindro + refazer as roscas dos 3 parafusos + troca de juntas + mão de obra, etc... Total do prejuízo: R$ 260,00. Mas o mecânico disse ser necessário, acredito que seja. Tomara que agora pare com essa mania de ir pro mecânico, porque já tou ficando "red de reiva" :evil:
Responder
#4
Red_Honda Escreveu:A minha maçã vermelha "red_apple" foi para oficina ontem, pois além do vazamento de óleo na junta da tampa de válvulas, havia três parafusos com a rosca "folgada" no motor que ocasionavam esse vazamento. Como estava queimando um pouco de óleo já mandei verificar os anéis e o pistão. Vai ser preciso trocar os anéis e fazer um tal de "brunimento" (acho que é isso) no cilindro + refazer as roscas dos 3 parafusos + troca de juntas + mão de obra, etc... Total do prejuízo: R$ 260,00. Mas o mecânico disse ser necessário, acredito que seja. Tomara que agora pare com essa mania de ir pro mecânico, porque já tou ficando "red de reiva" :evil:

É isso ai amigo Red, vamos cuidar da saude das nossas meninas, a minha tá com o mesmo problema na tampa das valvulas, terei também que refazer as roscas...

Abraço...
Responder
#5
Red_Honda Escreveu:A minha maçã vermelha "red_apple" foi para oficina ontem, pois além do vazamento de óleo na junta da tampa de válvulas, havia três parafusos com a rosca "folgada" no motor que ocasionavam esse vazamento. Como estava queimando um pouco de óleo já mandei verificar os anéis e o pistão. Vai ser preciso trocar os anéis e fazer um tal de "brunimento" (acho que é isso) no cilindro + refazer as roscas dos 3 parafusos + troca de juntas + mão de obra, etc... Total do prejuízo: R$ 260,00. Mas o mecânico disse ser necessário, acredito que seja. Tomara que agora pare com essa mania de ir pro mecânico, porque já tou ficando "red de reiva" :evil:

E aí Red, tudo na paz ? É isso aí amigo, brunir é uma "lixada" que se dá no cilindro quando não precisa de retífica, no modo correto se faz numa máquina giratória em movimentos cruzados, o objetivo é deixar a parede da camisa aspera, para que gaste os anéis assumindo a forma da camisa,(assentar os anéis) pra dessa forma obter a melhor compressão do cilindro, gerando a máxima potência.
A sassá vai ficar show...
T+, abração!
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#6
É isso aí, eu já pensava em gastar 400 mangos, em um pistão, aneís e retífica, vou seguir a conselho, afinal ela tá com 45000 km, não fuma quente, então isso deve resolver.

Valew a todos as dicas, Abraços...
Responder
#7
Fuinessa Escreveu:E aí Red, tudo na paz ? É isso aí amigo, brunir é uma "lixada" que se dá no cilindro quando não precisa de retífica, no modo correto se faz numa máquina giratória em movimentos cruzados, o objetivo é deixar a parede da camisa aspera, para que gaste os anéis assumindo a forma da camisa,(assentar os anéis) pra dessa forma obter a melhor compressão do cilindro, gerando a máxima potência.
A sassá vai ficar show...
T+, abração!

Obrigado grande Fuinessa pela explicação detalhada... gostei... Smile
Espero que ela se "assente" e pare de querer se encontrar com o mecãnico!
Abraços!
Responder
#8
jamesleepotta Escreveu:Estou pensando em dar um check-up geral na minha mocinha e fiquei com uma dúvida:
Quando ligo a motoca, de vez em quando, sai uma fumaceira, e quando quente não chega a fumar, mas sinto um cheiro de oleo queimado acima do normal e o nivel do óleo baixa um pouquinho, que tenho que dar uma geral no cabeçote e trocar os retentores de valvulas eu sei, mas será que preciso trocar também o pistão e aneis e retificar??? como posso testar isso?

Pessoal vai aí minha humilde colaboração, James 45000 é pouco para abrir o motor, se você cuidar para não faltar óleo você roda muito ainda, acho que abrir o motor só em último caso, e quando for para abrir é para fazer o serviço completo. Quanto mais vezes se abre o motor mais difícil fica para fechá-lo novamente, isso que dizer que fica difícil conter os vazamentos e melejamentos de óleo, eles sempre aparecem novamente e cada vez em períodos mais curtos.

Red é isso ai a gente fica red de raiva, por isso se der para segurar um tempo se preparar $$$$, e depois fazer tudo completo, é mais indicado.Um abraço
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#9
Adriano Escreveu:Pessoal vai aí minha humilde colaboração, James 45000 é pouco para abrir o motor, se você cuidar para não faltar óleo você roda muito ainda, acho que abrir o motor só em último caso, e quando for para abrir é para fazer o serviço completo. Quanto mais vezes se abre o motor mais difícil fica para fechá-lo novamente, isso que dizer que fica difícil conter os vazamentos e melejamentos de óleo, eles sempre aparecem novamente e cada vez em períodos mais curtos.

Red é isso ai a gente fica red de raiva, por isso se der para segurar um tempo se preparar $$$$, e depois fazer tudo completo, é mais indicado.Um abraço

Concordo em gênero, número e grau com o Adriano, se for abrir é pra fazer tudo, como me disse um mecânico, a Sahara tem câncer de óleo, depois que mexeu é quase certo que vai aparecer vazamentos, por mais bem feito que seja o serviço, sou prova real disso. Então se for abrir, já faz tudo, pra não ter que mexer tão cedo, assim as chances de vazamentos diminuem muito.
Abraço a todos
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#10
Pois é, sei que parece cedo pra me preucupar, mas a moto tá groge pra andar e o eixo do seletor de marchas tá quebrado, e não rola mais ficar soldando, não tenho confiança em viajar longas distâncias, sem contar que já foi feito um trabalho no motor com o outro dono, e muito mal feito, foi retirado o descompressor e várias roscar estão espanadas, causando vasamentos portanto. Sei que para abrir é melho fazer tudo, mas será mais 500 pilas entre retífica, pistão e aneis. Portanto, creio que é muita grana pra gastar sem ter certeza que é preciso.

O que queria saber, é se há uma maneira, visual ou técnica, de saber se há folga entre o pistão e a camisa, já com o motor desmontado.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)