Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pistão e aneis, como eu sei que é hora de trocar???
#11
jamesleepotta Escreveu:O que queria saber, é se há uma maneira, visual ou técnica, de saber se há folga entre o pistão e a camisa, já com o motor desmontado.

Cara, dá pra saber sim, o pistão não importa muito, o desgaste dele é bem pouco e ele não trabalha totalmente justo, quando pistão e a camisa estão muito folgados, o motor "bate saia" e é percepitível de longe.
Pra saber se tem folga dos anéis em relação a camisa, que é o que importa, vc tem que tirar o anel do pistão e colocar dentro da camisa de forma alinhada como se estivesse na canaleta do pistão, aí vc veja a folga da abertura das duas extremidades do anel, o ideal é que elas fiquem praticamente enconstadas, apenas um "fio de cabelo" de distância, se ficar um dente é porque tá bem gasto e a compressão vaza por alí e o rendimento cai. Vej atambém se a camisa tem "calo", que é uma diferença que surge na parte de cima da camisa, compare a área onde o anel de compressão trabalha e onde ele não chega (bem no topo) se tiver um "degrauzinho" não adianta brunir, tem que fazer a retífica completa mesmo.
Espero ter ajudado.
T+
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#12
a minha também ta assim... quando ta muito frio ela faz uma fumacera desgraçada assim q a ligo, mas jah abri o motor e vou mandar pra retifica e ja vou aproveitar pra retificar tudo e ja trocarei tudo também, anéis, pistão e vedadores de válvulas.... vai ficar show de bola

abraço
Responder
#13
Bom gente....agora to vendo que não é só minha sassa que da umas fumadinhassss......e da mesma forma, qdo esta fria, porem na ultima viagem o Piske que vinha a alguns metros atras de mim (não pensem besteiras, viu Red)...me disse que qdo eu passava a sexta marcha ela soltava um tucho de fumaça....acho que tbm tenho que rever pistão e aneis...mas como disse o Adriano, não vou deixar faltar oleo, e vou rodar mais uns 5mil....pois minha moto ta com 57000, assim eu faço uma geral no motor da sassa e ela fica novinha de novo....rsrs

Abraçosss e valeu pelas dicas....
Sahara!!!!!! isso que é liberdade.....
47 8842 8114
Responder
#14
Fim de dilema, levei o cilindro pistão e aneis para Retífica Paulista aqui em CTBA, lá o Moises me atendeu e me mostrou como a camisa já estava gasta comparando com outros conjuntos já retificados, então optei pela retífica para 0,25 e troca do pistão e aneis, KMP e Rick, montei o motor e senti uma diferença enorme, nova denovo....

Entre mão de obra no cabeçote, refazer duas roscas espanadas, retífica, pistão e aneis, saiu R$ 190,00, bem mais em conta que na consecionária que só o pistão, pino e aneis passaria dos R$450,00.

Agora é só torcer para não ter problemas com as peças paralelas...
Responder
#15
A "red_apple" voltou boa da oficina. Já andei final de semana passado com os parceiros indo até Jaraguá e São Francisco do Sul e alguma coisa esta semana completando uns 280 km rodados depois do conserto. Neste findi ficou ela ficou descansando. Smile
Relação das despesas:
01 mão de obra retifica 52,00
01 junta do cabeçote......4,50
01 junta do cilindro.........1,70
01 jogo de anéis...........46,70
04 retentores................22,80
01 junta da tampa..........4,30
mão de obra...............100,00
=Total R$ 232,00.
Responder
#16
Red, que diabos de juntas a preço de banana são essas?
Tu usou aquela cola chamada H110, um selante semi líquido?

Na minha última abertura de motor morri com quase R$ 300,00 só em juntas. :twisted:
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#17
Martinez Escreveu:Red, que diabos de juntas a preço de banana são essas?
Tu usou aquela cola chamada H110, um selante semi líquido?

Na minha última abertura de motor morri com quase R$ 300,00 só em juntas. :twisted:

Porisso que a tua sahara tá com problema de junta: junta tudo e... kkkkk
Brincanagem.. Eu não sei o que o mecânico fez e usou, apenas
copiei da listinha de despesas que ele me apresentou aqui para o site,
assim outros podem ter uma idéia dos custos praticados.

Mas "prestenção": reclamar de junta é coisa de véio... Big Grin Big Grin Big Grin
Responder
#18
Olá, boa tarde!
Tbm tenho este problema..... ela fumaceia somente fria, pelo menos é o que vejo. Já me disseram que poderia ser retentor??!! Será???? Ela está baixando bastante óleo. Uma vez por semana coloco uns 300ml de óleo para deixar no nível. Deixo sempre acima do mínimo, quase no máximo!!!

Tbm, gostaria se fosse possível, receber as marcas destas peças e email da loja onde compraste. Grato!

Relação das despesas:
01 mão de obra retifica 52,00
01 junta do cabeçote......4,50
01 junta do cilindro.........1,70
01 jogo de anéis...........46,70
04 retentores................22,80
01 junta da tampa..........4,30
mão de obra...............100,00
=Total R$ 232,00.
Responder
#19
Martinez Escreveu:Na minha última abertura de motor morri com quase R$ 300,00 só em juntas. :twisted:

Acontece tio que vc gosta de gastar com juntas neh...Pagar R$103,00 naquela juntinha de alumínio da tampa de válvulas, fala sério neh... Por R$5,00 vc compra a paralela tb de alumínio e mais R$15,00 poe aquela cola que te falei que fica show de roda.(R$15,00 é o tubo inteiro neh, dá pra montar uns 50 motores com um tubo, hahahaha)
A junta do cilindro é mixária, menos de R$2,00.
Agora a junta do cabeçote eu recomendo a original de R$60,00 ou em último caso aquela de amianto preta, as paralelas de aço não prestam, posso afirmar de experiência própria.
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#20
A unica junta que coloquei original foi a do cabeçote, achei melhor ainda que muitos digam que a paralela é melhor, o resto é tudo ching-ling baratin, não teve nenhum vazamento, tudo zerado...
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)