Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Saharas 91 a 97 anda menos que saharas 98 e 99?
#11
Gente.....

Sinceramente, eu li todo o tópico, reli algumas partes e venho aqui expor minha opinião:

Acho meio difícil definir com precisão essa questão de "andar menos" ou "andar mais".
São vários os fatores que podem afetar o desempenho de uma moto!!!
- Desgaste do motor;
- Lubrificação do motor;
- Filtro de óleo sujo;
- Regulagem e calibragem da carburação;
Estes itens acima eu ache que são básicos, mas ainda têm outros itens que podem influenciar num comparativo....:

- Peso da moto (mais acessórios por exemplo);
- Bolha mais alta (em alguns casos);
- Tipo do pneu (um pneu mais desgastado terá que girar mais vezes do que um pneu novo, prá alcançar a mesma velocidade, se as motos estiverem identicamente calibradas);
- Relação (kit coroa, pinhão e corrente);
- Cabo ou manopla do acelerador mais folgados (isso já é mais psicológico do que real);
- Tamanho e peso do piloto....
E por aí vai.....

Sei lá....
São pensamentos que tenho e que acredito, dificultariam um comparativo entre motos de anos diferentes.
Se pegássemos duas motos, de anos diferentes e deixássemos elas totalmente originais, com os mesmo pneus(novos!), relação, carburação original, etc., talvez fosse possível fazer uma medição mais precisa, mas hoje em dia, com as várias modificações que muitas motos já sofreram, acho meio complicado fazer um diagnóstico preciso e posteriormente chegar a uma conclusão plausível sobre rendimentos.

Já ouvi histórias de um XTzeiro, ex-saharento que disse que realmente há uma diferença de motorização entre as saharas, só não me lembro os anos que ele citou.
Tal alteração ocorreu quando houve uma mudança na legislação quanto à emissão de gases poluentes... acho que é isso...

No mais, respeito a idéia de todos e acho válido fazer testes.
Inclusive sempre faço este tipo de teste quando viajo em mais motos...
Mas, chegar a conclusões definitivas e concretas, já creio ser um pouco de exagero.....

Abração a todos...
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#12
Tal qual o Piske aí em cima, eu também já ouvi falar em uma diferença na CARBURAçÃO das Saharas até 1997 e nas 1998 e 1999, no sentido de reduzir a emissão de poluentes, devido a entrada da nova lei... mas essa diferenciação DIMINUIU o desempenho das 98 e 99 e não AUMENTOU... está havendo uma confusão sobre isso...
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder
#13
xuxudamalmita Escreveu:Tal qual o Piske aí em cima, eu também já ouvi falar em uma diferença na CARBURAçÃO das Saharas até 1997 e nas 1998 e 1999, no sentido de reduzir a emissão de poluentes, devido a entrada da nova lei... mas essa diferenciação DIMINUIU o desempenho das 98 e 99 e não AUMENTOU... está havendo uma confusão sobre isso...

Foi lá me Bombinhas Xuxu...
No encontro "XT600 & SaharaManíacos"..
Tinha aquele Xtzeiro que falou sobre isso.....

Mas realmente...
As mais novas "andam menos", segundo ele...

Abraços,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#14
Piske Escreveu:Foi lá me Bombinhas Xuxu...
No encontro "XT600 & SaharaManíacos"..
Tinha aquele Xtzeiro que falou sobre isso.....

Mas realmente...
As mais novas "andam menos", segundo ele...

Abraços,
Piske


Ahhh. claro... obrigado pela lembrança meu amigo Piske-Pague...

Mas deixa eu esclerecer de vez esta dúvida:

Se a 98-99 "anda mais" que as outras? Difícil, pois as " outras" foram produzidas alguns anos ANTES e já devem ter "andado mais", mesmo que desprovidas de pés e, portanto, deveriam na verdade ter "rodado" mais...

Claro que tudo depende da voracidade Kilometrística do cidadão individual que posiciona-se por sobre o habitáculo espumoso que encapa o suporte nadegoso do equipamento... ou seja..

Como se diz lá em Minas Gerais:

Não inflói nem contribói, vareia!
.
.
.
.
.
.
Esclareci?
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder
#15
xuxudamalmita Escreveu:Claro que tudo depende da voracidade Kilometrística do cidadão individual que posiciona-se por sobre o habitáculo espumoso que encapa o suporte nadegoso do equipamento... ou seja..

Como se diz lá em Minas Gerais:

Não inflói nem contribói, vareia!
.

Escareci?

Me diz aí que negócio é esse que tu anda fumando... ou bebendo Xuxu....
kkkkkkkkkkkkkk......... Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin

Que linguajar hein...... Confusedhock:

Afetou mesmo os "neurônicos"... ou seriam "neurótikos"... ou ainda "neukríticos"..... :roll:

Ahhhhh..... "NX350ônios"..... Big Grin

kkkkkkkkkkk.......

té+

Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#16
tenho uma 97 e chega a 145 km em retas
Sei la acho isto é relativo, como o Piscoloide disse.
Tudo depende de tudo hehe
.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)