Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pistão, paralelo vs original
#21
Já ouvi falar mais de uma vez, o inverso. Que os preparadores de motores de carros, utilizam pistões de motos em motores envenenados, pois os pistões de moto suportam maior temperatura de trabalho que os originais.
Não sei é um mito ou verdade, só sei que fazem uma suruba danada com os pistões...
Abçs
T+
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#22
Fuinessa Escreveu:Já ouvi falar mais de uma vez, o inverso. Que os preparadores de motores de carros, utilizam pistões de motos em motores envenenados, pois os pistões de moto suportam maior temperatura de trabalho que os originais.
Não sei é um mito ou verdade, só sei que fazem uma suruba danada com os pistões...
Abçs
T+

correto, nada de mito
Responder
#23
joaogabriel Escreveu:
Fuinessa Escreveu:Já ouvi falar mais de uma vez, o inverso. Que os preparadores de motores de carros, utilizam pistões de motos em motores envenenados, pois os pistões de moto suportam maior temperatura de trabalho que os originais.
Não sei é um mito ou verdade, só sei que fazem uma suruba danada com os pistões...
Abçs
T+

correto, nada de mito

Quando fiz o motor da miha Sahara, o que me motivou a usar pistão KMP foi ter encontrado um amigo que prepara motores de competição (o mesmo que fez o cabeçote do Piske) comprando 4 KMP 1,00 mm pra colocar em um motor AP Turbo de arrancada.
Vendi a moto com 20.000 k e não baixava uma gota, nem andando forte no calor de 40 graus da Argentina.
O que tem que ficar esperto é com a retífica do cilindro, que se não for bem feita e dentro das folgas estabelecidas nem peça original aguenta.

T+
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder
#24
Valdeir Escreveu:O que tem que ficar esperto é com a retífica do cilindro, que se não for bem feita e dentro das folgas estabelecidas nem peça original aguenta.

T+

Correto amigo Valdeir, o pulo do gato sem dúvida é a retíica do cilindro. Pois não sei se vcs sabem, mas o pistão é apenas um "condutor" dos anéis, ele praticamente não tem atrito com o cilindro, a medida da retífica é ajustada pela "saia" do pistão que é a parte que sofre o atrito e é responsável por manter o pistão alinhado ao cilindro, a "cabeça" do pistão na região onde ficam os anéis é inclusive mais estreita que o restante do pistão, deixando o atrito somente para os anéis que é quem de fato mantem a compressão.
Quando há muita folga no cilindro acontece o que é chamado de "bater saia".
T+
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#25
Tem também uma informação que li em algum lugar, que no olho a gente não nota mas todo pistão além de ovalado é cônico, isso mostra que a retífica tem que ser mesmo perfeita.

abraço!
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder
#26
1 dia antes da viagem a Paranapiacaba do encontro do clube xt, minha moto parou, e nada ligava, após poucos KM de feito tudo na moto entre motor e elétrica, motor inteiro feito e trocado todas as peças originais (árvore de comando dóóiii $$), exceto pistão KMP, anéis RIcK, e juntas valflex, 600 km (meus dados) e 800 km (dados do mecânico), a moto estava simplesmente com o pistão (KMP) rachado ao meio, totalmente estourado, infelizmente estava nervoso e não tirei fotos, mas foi descepcionante, ainda bem que o mecânico vai fazer tudo na garantia, e ainda colocando o pistão original, pois disse que é forma de pagamento pelos dias que fiquei sem moto.
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#27
Negrada para mim vale o seguinte, conheços pistões da KMP tem muita qualidade porém não quanto um original acredito eu que no caso de uma de piston ao meio ser quebrado foi causado pro um calço Hidraúlico, folga inadequada na retifica e uma mistura muito rica. Para ter-se uma ídeia essa situação ocorre bastante em motores nauticos e a 2 tempos, no caso de motocicletas a 4 tempos vi alguns casos em uma moto especifica GSX 1100 modelo antigo onde ocorreu o empeno das 4 bielas.


"(Calço Hidráulico é uma situação que ocorre em motores a pistão, ocasionado por entrada de água ou acumulação de óleo no interior da câmara de combustão, impedindo o pistão de comprimir a mistura no seu interior, ocasionando empeno das bielas e consequente travamento do motor.

Durante o funcionamento normal de um motor, o êmbolo (pistão) deverá comprimir uma mistura de ar e combustível no segundo tempo (compressão). Na realidade, o combustível é pulverizado numa massa de ar que tem um volume 15 vezes maior (motor a gasolina) do que o combustível. Isso garante uma mistura praticamente gasosa que é perfeitamente compressível.

Já o combustível em forma líquida não sofre compressão devido as suas características físicas. Sendo assim, se houver uma admissão somente de combustível, o êmbolo não terá como comprimi-lo, formando então um calço entre a cabeça do êmbolo e a câmara do cabeçote que é denominado "calço hidráulico". Como isso ocorre no momento da compressão, as duas válvulas estarão fechadas, não havendo espaço para fuga.

O Calço hidraulico ocorre quando um líquido (água ou combustivel inadequado) preenche as câmaras de combustão formando uma massa que não pode ser comprimida. Ao se acionar a partida os pistões sobem e encontram uma grande resistência. O motor é submetido a um tranco que pode avariador componentes como pistões, bronzinas, bielas ou até mesmo o virabrequim. Uma biela quebrada pode resultar numa trinca no bloco do motor.

No caso do calço ser ocasionado por mistura de combustíveis, tal fenomeno normalmente ocorre durante a partida pois, o êmbolo estará "ensopado" por um combustível adequado e outro impróprio ao sistema, podendo afetar mais de um cilindro do motor. Quanto a pressão que ocorre durante o calço, depende muito da força exercido pelo êmbolo e do seu diâmetro, uma vez que a pressão é determinado pela força e a área do êmbolo."


Espero não ter confudido a cabeça de todos!
Valeu!
Responder
#28
já faz 8000km q uso pistão kmp e anéis rick na minha, tá guentando bem, eu tinha uma cbx aero q rodou 40000km com eles, vendi a moto e ainda tava td nos conformes, e óh q eu sentava o arreio na bixinha, dava até dó do motorzin rodando 90% do tempo em alta! Confusedhock:
Responder
#29
Eu tbm estou precisando fazer o motor da minha menina e a dúvida entre usar original ou paralelo está me deixando doido.

Estava consultando os manuais da Sahara e da Falcon e vi que o diametro do pistão da Sahara é 84mm e da Falcon 85mm. Como o meu motor já está 0,75 vou ter que abri-lo para 1,00mm e então ficará com as medidas da Falcon, certo?

Será que rola colocar um pistão de Falcon?
Responder
#30
rodrigofraga Escreveu:Eu também estou precisando fazer o motor da minha menina e a dúvida entre usar original ou paralelo está me deixando doido.

Estava consultando os manuais da Sahara e da Falcon e vi que o diametro do pistão da Sahara é 84mm e da Falcon 85mm. Como o meu motor já está 0,75 vou ter que abri-lo para 1,00mm e então ficará com as medidas da Falcon, certo?

Será que rola colocar um pistão de Falcon?

Coloque sem medo pistão KMP e anéis Rick.
Mas te dou uma dica, NÃO faça retífica 1,00mm, volte para Standard. Retífica de 1mm afina de mais a camisa. Quando fiz a minha, era 0.50 e nem quis saber de 0.75, já troquei a camisa logo, é baratim.
Quanto ao pistão, não é só o diâmetro que importa no pistão, tem outros parâmetros que mudam, como: altura, distância do pino ao topo, diâmetro do pino, etc... Por isso tem que ver direito.
T+
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)