Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pistão, paralelo vs original
#1
Amigos, estou abrindo meu motor com problemas devido as granalhas de aço
que fizeram o motor fumar com apenas 3 km após uma retífica completa.

Na ocasião, como troquei tudo no motor, todos os rolamentos, biela, quinta marcha,
comando, etc, anéis , pistão e biela eu coloquei paralelos, visto que o preço destes
três componentes são absurdamente caros na Honda.

Agora estou refazendo o motor.
Os anéis estavam travados no pistão, perdeu a função. Eram anéis Rick.
O pistão, embora fosse paralelo (KMP), tinha aparencia de novo.

Daí vem a dúvida. Como o kit pistão (KMP) e anéis (Rick) custa R$ 87,00
e os originais custam Pistão R$ 286,00 e anéis R$ 167,00 ... leva a entender
que a diferença de qualidade seja muito grande... se nos basearmos por preço.

Bom, eu olhei o pistão KMP que estava na moto e aparentemente não sobreu nada,
apenas estava carbonizado na parte de cima devido a queima de óleo.

A pergunta é. O pistão embora sofra as explosões, ele é muito ou pouco fadigado?
A longo prazo, vou ter problemas com o pistão KMP?
Que tipo de problema um pistão ruim pode vir a ter? Furar? Entortar?

Anéis, eles que raspam a camisa do cilindro, entre rick e original, qual colocar?

Abração.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#2
vou dar uma sugestão...

poe tudo original dentro do motor!

pq? explico...

2009 será o dead-end das peças da sahara, o que tiver no comercio, terá, pois a honda nao será mais obrigada a fabricar peças, caso elas nao existam nos estoques.

Logo, melhor deixar o motor zero Km, com tudo original, pra nao ter que abrir de novo pelo motivo que seja.

e digo mais, se as carcaças estão "violadas" pelas granalhas de aço, que ainda podem se soltar mais, pegue um motor inteiro novo ou refaça um usado, bastará ter nota fiscal do motor para alterar o documento da moto.

é chato e dispendioso, mas agora a trozoba ja entrou e dilatou a arruela de couro, entao melhor sucatear esse motor e partir pra outro, que dure mais 100 mil km sem precisar abrir. Wink
Responder
#3
Quanto as peças originais são sempre originais, mas o conjunto que você usou na retifica anterior é bom.
Agora as carcaças, não tem jeito vai ter que troca-las para ter tranqüilidade.......... Wink

Um abraço
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#4
O mec testou a folga na parte de baixo e disse que o virabrequim está ok.

Segundo contatos, os anéis colaram no pistão porque esquentou muito e como
o pistão não era de tão boa qualidade, esquentou e aderio o anel nele.

Vou por original, se der zica, mando encamizar o cilindro na mesma medida desse pistão
que vou colocar e tento não jogar R$ 450,00 pelo ralo.

Abração.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#5
Adriano Escreveu:Quanto as peças originais são sempre originais, mas o conjunto que você usou na retifica anterior é bom.
Agora as carcaças, não tem jeito vai ter que troca-las para ter tranqüilidade.......... Wink

Um abraço

Olha...
Eu sempre fico meio em dúvida com relação a esta expressão:
"Original é original!"
Já vi muitos casos de peças que são originais serem da mesma fabricante e possuírem a mesma descrição técnica de peças paralelas...
O que as diferencia é aquela etiquetinha escrito "Honda"...
E esta tal etiqueta é que faz o preço subir a absurdos 200%, 300% e por aí vai...
Realmente não entendo e em muitos casos não concordo!
Dependendo da peça, se for do mesmo fabricante do Original Honda, coloco o paralelo mesmo, e até hoje não tenho tido problemas...

Frisando que isso só no caso de ser "o mesmo fabricante da peça original ! ! !"

Abraço,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#6
Piske, isso já é sabido.
Tem tópico falando sobre isso.

Retentores são sabó
Corrente de comando é DID
Rolamentos são NTI

Anéis não consegui descobrir na outra refífica que fiz qual é o fornecedor Honda,
apelei para os anéis Rick
Biela também não consegui descobrir quem fornece, apelei na época para TXK
mas a caiola e os roletes tem que ser originais.
Pistão é outro que não descobri quem fornece. Sei que as Honda de baixa cilindrada usam
pistão KMP, e foi um desse que coloquei na sahara e deu problema.

E por ai vai.

Veja o relato completo das dicas
Martinez Escreveu:Vamos lá turminha, dicas pra quem for fazer motor da saharita.

Eu estou fazendo compleitinho completinho.

Juntas originais - R$ 308,00
Juntas paralelas marca Valflex - R$ 22,00
Economia - R$ R$ 286,00

Corrente de comando original - R$ 186,00
Corrente de comando original mas comprada do fornecedor (DID) - R$ 135,00
Pinhão e coroa do comando não tem paralelo, mas, comprando original fora da honda
é mais barato.
Pinhão (munhão) na Honda - R$ 127,00
Pinhão original fora da honda - R$ 120,00
Coroa na Honda - R$ 137,00
Coroa fora da honda - R$ 105,00
Economia - R$ 90,00

Pistão original - R$ 296,00
Pino do pistão original - R$ 70,00
Jogo de anéis original - R$ 170,00
Pistão e pino KMP, mais jogo de anéis Rik - R$ 85,00
Economia - R$ 451,00

Rolamentos. São 8 rolamentos ao todo no motor da sahara.
4 são genéricos, de uso comum, 2 não são genéricos mas não são muito difíceis de encontrar,
mas 1 jogo, o do virabrequim é específico, caro e difícil de encontar.
O jogo completo com os 8 rolamentos na honda - R$ 992,00
O jogo completo da mesma marca (NTN) comprado do fabricante - R$ 350,00
Economia - R$ 642,00
Os rolamentos originais da sahara é marca NTN, mas pode-se comprar além desses, que são mais caros,
os da marca SNK, NACHI ou FAG são de primeira linha, pode comprar sem medo.

Biela original - R$ 345,00
Biela TXK - R$ 80,00
Mas tem que comprar a gaiola original honda, que custa R$ 50,00.
Os roletes podem ser os da TXK mesmo.
Economia - R$ 215,00

Retífica de cabeçote e passe no cilindro.
Leve você mesmo para fazer, pois se deixar para a honda fazer, eles terão que cortar nota fiscal,
e computa um imposto de 17,5%, mais porcentagem de garantia, mais uma taxa de 5 a 10% para lucro deles.
Melhor fazer por conta própria, vai economizar uns R$ 130,00 a R$ 180,00.

Mão-de-obra.
Mecânico fora da honda combram entre R$ 150,00 a R$ 200,00 para abrir e fechar.
Mecânico da honda cobra R$ 330,00. Como não tenho ninguém de confiança, eu particularmente
preferi pagar os 330...

No final das contas, com os ítens listados acima, um orçamento que ficaria em R$2.681,00 em peças,
ficou por R$ 997,00; com uma economia de R$ 1.684,00

É isso amigos, espero ter ajudado.
E falando em ajuda, Obrigado a todos que postaram anteriormente, foram de super-ultra-grande valia.

Abraços a todos e bons ventos.

Link dessa discussão ai
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=1620&start=0">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... 20&start=0</a><!-- m -->
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#7
cabeçao....
quando fiz a parte de cima do motor da minha sassa mandei num mecanico de confiança ali em jaragua e ele era chefe da mecanica da autorizada honda....
ele comentou aquela vez q o pistao original q a honda usa eh da metal leve, foi este q ele usou no motor da moto, e aneis rick tambem....
isso fazem 6 meses e o motor continua funcionando certinho, sem baixar quase nada de oleo....

abraços
Responder
#8
Cavaleiro_Sombrio Escreveu:cabeçao....
quando fiz a parte de cima do motor da minha sassa mandei num mecanico de confiança ali em jaragua e ele era chefe da mecanica da autorizada honda....
ele comentou aquela vez que o pistao original que a honda usa é da metal leve, foi este que ele usou no motor da moto, e aneis rick tambem....
isso fazem 6 meses e o motor continua funcionando certinho, sem baixar quase nada de oleo....

abraços

Kbçudo, essa informação eu já tinha.
Entretanto, visitando o site da metal leve, não encontrei pistão pra sahara.

olha o site dos caras ai
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mahle.com.br/">http://www.mahle.com.br/</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.mahle.com.br/am_la_p/am_la_p.nsf">http://www.mahle.com.br/am_la_p/am_la_p.nsf</a><!-- m -->

veja se encontra.
Tem esse também
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.internacionalpecas.com.br/index.php?grupo=200&chave=221">http://www.internacionalpecas.com.br/in ... &chave=221</a><!-- m -->

Abração
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#9
E aí Martinez, blz ? É o seguinte, o motor da minha tb está aberto, fiz tudo na parte de cima, retifica da camisa, das sedes de valvulas, faceamento do conjunto, etc... Meu motor vai ficar 0,50 agora, não precisava fazer o motor dela, estava bom ainda, mas como abri pra tirar vazamento, resolvi fazer tudo, menos a parte de baixo, que está muito boa e não justifica mexer. Aqui em Ribeirão Preto tem uma retífica muito recomendada pelos mecânicos que tem mais de 50 anos no ramo, e o dono me recomendou pistão KMP e aneis RICK e foi o que eu comprei, A retífica do cilindro + pistão + aneis + polimento de 2 balacim (2 eu comprei novos) + polimento do comando + retífica de sede de valvula e esmerilhamento + jateamento (tampas laterais, cabeçote, tampa de valvulas, camisa e a tampinha do pinhão) tudo ficou em R$218,00, não sei o preço em SP/RJ, mas achei barato e o serviço me pareceu de ótima qualidade. Vou aproveitar e pintar o quadro, balança, bengalas e o motor, tudo com tinta automotiva metálica. Estou fotografando tudo, vou fazer uma galeria de imagens bem legal depois no meu site e depois posto aqui pra galera ver, sei que o pessoal aqui adora ver fotos.
Ah ele tinha pistão KM também, aproveitei e perguntei se era o mesmo (KMP e KM) ele disse que não e que o KMP é melhor, digo isso porque me lembro que em algum tópico, alguém ficou na dúvida se KMP e KM era a mesma coisa, então confirmando, NÃO É!
Então fica tranquilo, pois se ferrou seu motor não foi devido a qualidade do pistão e aneis e sim por outros fatores como, super-aquecimento, erro na montagem, erro na retífica do cilindro, sugeira, etc... É comum em retíficas "meia boca" os caras deixarem muito justa a camisa, aí aquece d+ e os aneis/pistão não aguentam.
Boa sorte com a saharita!
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#10
Martina, já falamos sobre isso na sua última retífica mas só para lembrar, minha moto era standard e passei para 0,25 colocando pistão KMP e anéis Rick. Já fazem 14.000 km e tá perfeito, não baixa nada de óleo.

T+
XTZÃÃÃOOO TÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓTÓ

RX 125 > RDZ 125 II > RD 135 Z > DT 180N > DT 180Z > DT 180Z > DT 200R > XR 250 TORNADO > NX 350 SAHARA > XT 600E > XR 250 TORNADO > XT 660-R > XTZ 250 Teneré > F 800 GS ADV

2007 - ARGENTINA, CHILE E URUGUAI - VEJA FOTOS EM:
http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/...=argentina

2011 - Patagônia de carro:
http://3napatagonia.wordpress.com/

2014 - Atacama e Peru (fotos):
https://www.facebook.com/valdeir.cesar.1...846&type=3
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)