Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Manutenção no radiador de óleo
#21
Bom, não quero entrar no mérito da questão, mas, quem aqui anda a 7.500 rpm no trânsito?
Tudo bem, eu concordo, a sahara é refrigerada a ar, e no trânsito, uma vez usando as primeiras marchas,
arrancando, andando em baixas velocidades, a refrigeração é menor,
entretanto, usa-se também, menos rpms, dificilmente usa-se altos rpms por longo tempo
quando se anda no trânsito pesado. Normalmente, quanto mais travado o trânsito, mais lento se anda, e consequentemente, menor o rpm.

Se você estivesse em uma trilha travada, com subidas íngremes, esforço extremo para baixas velocidades,
ai eu concordaria.

Eu, na minha modesta opinião, acho desnecessário o cooler, mas, é perfeitamente possível alguém provar o contrário.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#22
Td bem,eu só coloquei a experiencia d um colega ,para contribuir com o fórum em questão.
Eu tambem não uso e acho desnecessário,mas achei q podia ajudar...
Um abraço
Responder
#23
Andarilho Escreveu:tudo bem,eu só coloquei a experiencia d um colega ,para contribuir com o fórum em questão.
Eu tambem não uso e acho desnecessário,mas achei que podia ajudar...
Um abraço

É isso ai, um acha que precisa, outros acham que não.
Eu jogo no time que são da opinião que não precisa, melhor se preocupar com qualidade
do óleo que usa, quilometragem para troca, que são muito mais importantes.

Abraços e bons ventos.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#24
Realmente acho que não precisa, e também duvido da eficiência da ventuinha em radiador de óleo. Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock:
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#25
ontem eu estava olhando minha saha, qndo me veio um estalo, ai pensei pq ela naum poderia ter 2 radiadores de oleo, ai eu começei a pensar e vi q era possivel fazer isso, q naum era tao dificil, e meio q esquematizei isso, comecei a ver os pros e os contras, chegeu a uma conclusão, a é possivel sim, o unico problema seria a bomba de oleo q naum teria força suficiente para mandar oleo ´p/ mos 2 radiadores e o motor, estu até pensando em continuar esse planos, o meu unico problema é meu engenheiro chefe(PC), q naum vai me ajudar.sei q é mto mais ousado do q colocar vetoinha no radiador mais sei q é possivel. tenho um opnião sobre a vetonha, axo q naum seria tao importante assim pois naum c utiliza em radiador de oleo somente em radiador de agua, pois o oleo naum iria exfriar tao facilmente,pq ele é bem mais denso q a aguae tem uma tempeartura de trabalho bem mais alta q a agua.+ alguem teria uma ideia di bomba de oleo?
Responder
#26
Mr. Xanddy e Neia Escreveu:até quando é normal os "capilares' do Radiador de oleo tiverem amassados? Até quando não afeta está questão de vazar oleo? Ou seja, o radiador da minha SAssa está com alguns capilares amassados,

Amigo, capilar ou aletas, enfim, a estrutura em forma de colméia
que refrigera o óleo (troca de calor), não faz vazar óleo.
O vazamento pode ser em outro lugar e estar espirrando no radiador,
ou, o que é difícil de acontecer (mas não impossível), uma
quebra no radiador, basta limpar, ligar a moto e olhar...

O óleo da moto vaza (some) ou pelo escapamento (retentores de válvula
ou cilindro), ou pelas juntas (filtro, motor, embreagem, etc.)

Um abraço.
Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#27
André Carvalho Escreveu:Aí gurizada.

Peço uma dica pros companheiros experientes e entendidos de mecânica.
É o seguinte: Fiz uma viagenzinha de 130 km; tudo beleza. Quando cheguei me pareceu que o radiador do óleo estava com um amassão que não tinha (não sei se pegou algum objeto no radiador na viagem). A Sahara ficou uma semana parada. Ontem fui dar uma voltinha e quando mantive uns 60 km/h senti que ela estava borrifando óleo. Caiu no motor e até no paralama dianteiro. Pelo que vi parece vir de cima, não do motor, mas do radiador. Alguem já teve algo parecido. Será que pode ter dado entupimento do radiador e ficar vazando pelos tubos. A moto parada não está vazando.
Aguardo alguma dica!!!
Valeu.

Douglas Torres Escreveu:nem imagino...

Mas não custa verificar se tem algum capilar partido... se tiver, leva em algfuém que mecha em radiadores de carro que os caras consertam com solda e tudo mais...

Abração
paulao Escreveu:Com certeza algum capilar foi atingido, ainda mais que você verificou um amassadinho, algo deve ter batido no radiador, deve consertar isso logo porque para vazar o óleo todo e você fundir o motor é facil.

com a moto parada não vaza porque o radiador estando na parte mais alta do sistema de lubrificação, por ele só circula óleo com o motor em funcionamento, que é quando a bomba de óleo bombeia o óleo para cima, para o radiador refrigerar o motor, então quanto mais acelerado o motor, maior a pressão da bomba de óleo e consequentemente maior a pressão de escape pelo furo.

espero ter ajudado, abraços.
André Carvalho Escreveu:Valeu pessoal.
Obrigado pelas dicas, vou atrás.
Sempre é bom reforçar os parabéns ao pessoal do Sahara Maníacos. Muito bom ter este grupo se apoiando.
Obrigado!!
abraços...
André Carvalho Escreveu:Pessoal.


Encerrando o assunto de possível vazamento de óleo no radiador. Grande rateada. Tinha feito regulagem de vávula há vários dias e acho que/ o mexânico deixou uma das tampinhas de válvula frouxa (justamente a que fica bem atrás do radiador). Como espirrava bem atrás do radiador, parecia que era ele que tava com vazamento. O babaca aqui não viu. Fui me dar conta quando levei ao mecânico. Como ele não tava, acabei olhando melhor e descobri. Me livrei de um pepinão - imagine ir atrás de um radiador da jóia. Resumo: R$ 3,00 custou a tampinha.
Valeu, abraços!!
pato_donald_vini Escreveu:eu também tô com um vazamento que me parece ser no radiador. logo assim que eu peguei a minha no mecânico, ela sempre saía fumaça da frente quando parava, mas o mecânico disse que podia ser as juntas novas que faziam isso (?!). E fumaça vai, fumaça vem, sábado fiz uma viagem de 300 kms, e no domingo quando fui andar com ela, tá ela mijando óleo quente no meu pé (DÓI PRA CASSETE!).

agora toda vez que eu paro, ela dá uma mijadinha pequena no chão, isso quando não cisma de fritar meu pé. será que é a mesma coisa do amigo aí de cima?
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#28
Martinez muito obrigado pelas as informações
Responder
#29
mott Escreveu:ontem eu estava olhando minha saha, qndo me veio um estalo, ai pensei porque ela não poderia ter 2 radiadores de oleo, ai eu começei a pensar e vi que era possivel fazer isso, que não era tao dificil, e meio que esquematizei isso, comecei a ver os pros e os contras, chegeu a uma conclusão, a é possivel sim, o unico problema seria a bomba de oleo que não teria força suficiente para mandar oleo ´p/ mos 2 radiadores e o motor, estu até pensando em continuar esse planos, o meu unico problema é meu engenheiro chefe(PC), que não vai me ajudar.sei que é muito mais ousado do que colocar vetoinha no radiador mais sei que é possivel. tenho um opnião sobre a vetonha, acho que não seria tao importante assim pois não c utiliza em radiador de oleo somente em radiador de agua, pois o oleo não iria exfriar tao facilmente,porque ele é bem mais denso que a aguae tem uma tempeartura de trabalho bem mais alta que a agua.+ alguem teria uma ideia di bomba de oleo?


olha....fora a bomba nao ter pressao pra jogar oleo nos 2 radiadores, tem outro contra.....
vc tera q colocar mais oleo no motor, pois com mais um radiador, o oleo q deveria estar rodando dentro do motorvai estar no radiador, fazendo falta nos pontos de lubrificaçao, comprometendo o motor.
e colocando mais oleo no motor, quando vc desligar ela, ela vai ficar no nivel muito acima do especificada, onde quando voce ligar a moto, ela vai jogar todo o oleo para fora via respiro ou vai estourar algum retentor.
nao sei se estou certo, mas pelos meus conhecimentos na area de mecanica, e isso ai.....

abraços
Responder
#30
Salve!


Martinez e maníacos,

meu radiador está igual ao da 1ª foto, da 1ª página desse tópico (o do Martinez). Minhas dúvidas são:

1) realmente faz diferença na refrigeração as aletas estarem tortas?

2) moro no interior, não há trânsito como o de grandes capitais. As aletas tortas fazem diferença somente em trânsitos pesados e/ou parados?


1abraço,
Gustavo.
Araras-SP
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)