Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Manutenção no radiador de óleo
#1
Me deparei essa semana com meu radiador de óleo com algumas aletas
bastante tortas. Tive de fazer uma espátula cortando uma régua
de plástico duro e desentortar as aletinhas, uma por uma.

[Imagem: IMG_4465.jpg]

Agora tá novo em vista do que estava antes, puta trabalho, mas tenho
certeza que tá cumprindo com seu papel de refrigerar o óleo novamente.

Abraços e bons ventos.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#2
tive que desentortar o meu radiaor tambem. tenho duas ideias sobre refrigeração. uma é colocar outro radiador do outro lado e outra é colocar uma ventuinha no radiador para refrigerar em transito!!! o que acha??
Responder
#3
Hum... vamos pensar...

Colocar outro radiador, onde será que tem espaço? E as mangueirinhas que sai e volta pro motor, como você faria?

Quanto a ventuínha, será que você consegue colocar uma ventuínha com rpm o suficientemente alto pra realmente fazer diferença e não só gastar bateria? Será que ela por si só na frente do radiador já num é um obstáculo a mais pra chegada de vento, dificultando as coisas ao invéz de ajudar?

Como diz o Didi, será será será? Eu só tenho dúvidas 8)
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#4
o outro radiador ficaria do outro lado. e a ventuinha talvez seja uma utopia!!! em relação as mangueirinhas, colocariamos elas dispostas da seguinte maneira!! a que sai da bomba de óleo, seria colocada no radiador adaptado que seria ligado ao original e a mangueira que sai do original voltaria para a bomba de óleo!!! fariamos uma dupla refrigeração!!! mas ainda sim é complicado!!!
Responder
#5
Do outro lado tem a buzina, teria de realocar a danada. Quanto as mangueirinhas, a bomba de óleo é dimensionada para aquela situação, se vc dobrar o número de mangueiras e a quantidade de óleo, será que a bomba vai dar conta do recado?
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#6
estava pensando na ventuinha então como melhor opção. pensei em colocar aquelas usadas em computador (6500rpm) mas elas tem aletas que não ventilam bem. então podemos pensar em algo maior, como a ventuinha da Super tenere, que tem aproximadamente o mesmo tamanho do radiador da sahara. então colocariamos um relé acionado por uma cebolinha de temperatura colocada em alguma das aletas de refrigeração do cabeçote. (será que da certo?) e se der certo qual será a temperatura ideal de funcionamento do motor. lembrando que ele tem que trabalhar naquela faixa de temperatura, senão teremos desgaste prematuro de anéis de segmento e camisa. quem nos diria essa temperatura com certeza? e será que existe cebolinha que siga essa especificação e será que a bateria da sahara suporta essa ventuinha, já que a bateria da super tem o dobro da capacidade. é um caso a se pensar!!
Responder
#7
Olha Douglas, de longe não sou a pessoa mais indicada pra te dizer isso.
Será mesmo que uma ventuinha de 6500 rpm num refrigerador pititico daquele é o suficiente pra abaixar tanto assim a temperatura do motor a ponto de correr o risco de ficar frio demais? duvido. Eu acho que uma vez resolvido a negociação com a bareria, tá tudo certo.
Acho que dificulmente vc vai encontrar respostas pra essas perguntas, só fazendo pra saber.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#8
Bem já que veio a tona..................eu tava maquinando algo já a um tempo......tenho até uma ventoinha no tamanho do radiador....e sensor de temperatura para verificar a temp máxima no uso normal da moto.........quanto ao 2 radiador, mesmo a bomba dando conta do recado, que seria facil, e espaço resolvido tem um nó, no inverno com temperaturas baixas como do inverno passado em SP de 9º C acho que a média da temperatura com dois radiadores seriam abaixo do ideal, com a ventoinha com controle de temperatura no inverno ela não funcionaria, e no verão com temp acima do ideal ela iria fazer vez, o que vcs acham ?
Responder
#9
eduardo_blumer Escreveu:Bem já que veio a tona..................eu tava maquinando algo já a um tempo......tenho até uma ventoinha no tamanho do radiador....e sensor de temperatura para verificar a temp máxima no uso normal da moto.........quanto ao 2 radiador, mesmo a bomba dando conta do recado, que seria facil, e espaço resolvido tem um nó, no inverno com temperaturas baixas como do inverno passado em SP de 9º C acho que a média da temperatura com dois radiadores seriam abaixo do ideal, com a ventoinha com controle de temperatura no inverno ela não funcionaria, e no verão com temp acima do ideal ela iria fazer vez, o que vcs acham ?

acredito que seria difícil de descobrir uma temperatura que não agredisse as peças internas e nem as nossas pernas.rsrsr
Responder
#10
Complicado isso, não?? Galera não sou mecânico, mas a Sahara como qualquer veículo passa por dezenas de testes de uma porrada de coisas e, se os engenheiros chegaram a essa especificação, não acho prudente qualquer adaptação. Vejam que um assunto que começou simples, passou pela posição da peça, bomba de óleo, bateria, temperatura de funcionamento em diversas situações de meio ambiente, etc... Deixa a bichinha esquentar a perna que ela é boa assim mesmo. Pode acabar dando problema mecânico sério e ferrar a moto e o bolso. Pensem nisso. Abraços.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)