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Bau x Vibração
#21
Mar Escreveu:...E o torque que deixa a folga da caixa exatamente desse jeito é o que consta no manual de manutenção que é: N.m (Kg.m)= 105 (10,5) que é dado na porca da coluna de direção, mas nós sabemos que muita gente aperta de olho mesmo, sem usar o torquímetro, achando que será o suficiente.

Abração

Mar

É.....
Depois dessa explicação de aperto, com "uso de torquímetro", imagino que estou falando com alguém que sabe o que está fazendo..!
Afinal, hoje em dia tem gente que nem sabe que ferramenta é essa(torquímetro).... inclusive "mechânicos"...

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Uma pequena explicação:

Torquímetro

A importância de controlar o aperto aplicado em um parafuso.
Nos últimos anos, tem se difundido muito, em empresas de todo o Brasil, a necessidade da utilização de torquímetros para controle e aplicação de torque em elementos de fixação em todos os segmentos produtivos, principalmente em pontos sensíveis, onde o aperto inadequado pode causar danos ao equipamento ou ao produto final. Juntamente com a utilização, é muito importante cuidar deste equipamento.
Um torquímetro que está sendo utilizado sem um mínimo de cuidados básicos passa a não ter o efeito desejado, ou seja, não irá garantir o aperto adequado ao elemento de fixação que se pretenda fixar.

O que é torque?

De uma forma bem simplificada, torque é a resultante de uma força aplicada em um determinado braço de alavanca. Sua fórmula é: (T = F X L) sendo, T = torque, F = força e L = comprimento da alavanca.

Onde se aplica o torque?

Em parafusos e prisioneiros que fixam peças, componentes, conjuntos, etc.

Que efeito produz o torque num parafuso?

A aplicação de torque no parafuso produz uma tensão linear (esticamento) e, conseqüentemente, um alongamento do mesmo (deformação elástica). A elasticidade do material do parafuso faz com que esse pretenda voltar a sua forma original fixado, assim, o conjunto.

A que tensão podemos sujeitar um parafuso?

Vários fatores são levados em consideração na fabricação de um parafuso. São eles:
1. matéria prima (latão, alumínio, aço carbono, aço ligado, aço inoxidável, etc.);
2. tratamento térmico aplicado no parafuso. Exemplo: têmpera, revenimento;
3. tipo e passo da rosca;
4. acabamento superficial;
5. coeficiente de atrito.
todos estes fatores irão determinar a classificação de resistência a que pertence o parafuso, conforme normas internacionais.

Como determinar o tamanho do parafuso a ser utilizado?

O tamanho do parafuso deve ser determinado pelo total de tensão necessária para fixar o conjunto de peças, dentro dos limites seguros de tensão para dado parafuso, conforme especificação do projeto.

Porque devemos controlar o torque a ser aplicado num parafuso?

O torque quando excessivo pode:
1 – espanar os fios de rosca do parafuso;
2 – quebrar o parafuso;
3 – empenar um conjunto fixado por parafusos, impedindo seu funcionamento normal;
4 – esmagar juntas ou gaxetas, provocando assim vazamento de gases e líquidos;
5 – trincar o parafuso, fazendo-o falhar mais tarde, pondo em risco vidas humanas e patrimônio.

O torque quando insuficiente pode:

1 – fazer cair o parafuso devido a vibrações da máquina ou do equipamento;
2 – alterar a vedação (junta), o que provoca o vazamento de gases e líquidos entre componentes de máquinas, etc;
3 – comprometer o desempenho da máquina ou equipamento em função da falta de alinhamento e suporte dos seus componentes entre si;
4 – causar acidentes e danos ao patrimônio

Somente através de uma ferramenta denominada “torquímetro” é que conseguiremos aplicar o torque especificado. A escolha correta da ferramenta para aperto significa segurança, rapidez, facilidade e qualidade para seu trabalho. Cada torquímetro foi desenvolvido para uma diferente aplicação.
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Abraços e boas estradas..
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
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#22
Grande Piske, beleza?

Estou vendo que quem entende bem e conhece o torquímetro é vc. Parabéns pela bela explicação e esperamos com isso que nossos amigos Saharentos passem a dedicar um pouco mais de atenção a esta simples e importante ferramenta de manutenção, pois ela contribui e muito para a longevidade das nossa "menina". Outra coisa eu citei o uso do torquímetro pois em minha profissão é muito comum seu uso. Trabalho com manutenção de aeronaves e temos certos parafusos que custam mais de U$ 1.000,00 dólares então já viu, se uma aeronave cair devido a um parafuso que se soltou devido a um torque mau feito, ferrou. Em um acidente aeronáutico a primeira coisa a ser investigada pela Anac são as manutenções efetuadas e quem a fez. Então como a minha Sarita é a minha "aeronave" eu a trato como tal.

Abração

Mar
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#23
Saulo, comigo acontece a mesma coisa. Uso um Shad sh 33.
ficava batendo nas costas do garupa e eu afastei ele mais para tras. Resultado: de tanto tripidar trincou um lado do bagageiro...que m...
voltei na posição anterior e fico mais perto do tanque pra sobrar mais espaço pro garupa.
Agora que faz uma barulheira danadda ele faz. aff. Valeu
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#24
Amarildo Bertini Escreveu:Agora que faz uma barulheira danadda ele faz. aff. Valeu

O problema nos Shad é resultante no mau fechamento da tampa. Eu resolví colocando pedaços borracha naquela parte onde a tampa encaixa no corpo do bauleto. Eu usei tiras recortadas de sola de sandália Havaiana.. Cabou a barulheira
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#25
Rsc, não sei se ajuda, mas..... ao mandar alinhar a roda dianteira da Bandida, o rapaz, tirou aquela "faixa" de borracha que fica entre a camera de ar e a roda, e me falou que ela era larga demais, e isso não deixava o pneu ficar no lugar certo, então ele pegou e cortou a borda dela toda..... remontou o pneu, está OK.

Só um detalhe.... a Bandida não trepidava tanto assim antes.... mas sei lá, derrepente isso pode ajudar.

Abraços.... Wink
Lutar sempre, Perder uma vez ou outra, desistir jamais.

[Imagem: t7H8K3.jpg]
[Imagem: UKNDdG.gif][Imagem: mBwhX8.gif]
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#26
O problema não é o baú...

Vc precisa verificar, alinhamento e balanceamento da roda, a raiação, o pneu vc tem de trocar antes de tudo pelo jeito, e da uma verificada nas bengalas...se elas estão ok.....

Espero ter ajudado...um abraço.
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#27
Cara tive o mesmo problema de mal assentamento do pneu Viper, fui num borracheiro de beira de rodovia, ele lambuzou tudo com vaselina e colocou umas 80 lbs no pneu, ele encaixou onde devia, depois calibrei pra pressao certa e perfeito.

Agora aconselho nao ficar muito perto do pneu com 80 libras, nao sei ate aonde eles sao confiaveis.

Falou..
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