Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Bau x Vibração
#1
A poucas semanas coloquei um Givi E35 na minha Sahara..

Andando com pouco peso nao tem muito problema.

O problema começa quando se carrega um pouco mais. E nem precisa muito, uma bota, calça de borracha, blusa, luvas já deixa o conjunto com quase 10 kg.

E com esse peso a frente da moto fica VIVA....

Segurando o guidon nao se percebe muito, mas basta tirar a mão acima dos 60 km/h pra ver a assustadora vibração!!!

Talvez meu problema se de pelo modelo do meu bau. A base do E-35 é diferente dos modelos nacionais, e devido a sua forma o bau acaba ficando muito pra tras na moto.

Não sei se alguem mais aqui usa esse modelo de bau, ou se tem esse tipo de problema andando pesado.

Quem tiver alguma dica manda ai, pois fiquei meio assustado!!

[]s
Responder
#2
Prezado Rasc
Acredito que a vibração seja por causa do mau alinhamento dos pneus, principalmente o dianteiro.
O peso no bauleto apenas contribui para acentuar essa vibração.
Tenho o mesmo problema na minha moto e já havia comentado com um mecânico, o qual me orientou a fazer uma verificação do balanceamento/alinhamento das rodas...

Acho que é isso...

Abraço,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#3
Fala Piske,

O lance é q sem bau nao tem problema. Posso andar sem maos tranquilamente.

Já com o bau carregado, tirando a mao do guidon a roda fica arisca, parecendo um Shimmy.

Mas vou atras de descobrir a qts anda o alinhamento/balanciamento da minha roda.

[]s
Responder
#4
pois é....
Sem o bauleto não se sente a vibração... mas que ela existe, isso sim...
Experimento andar com alguém na garupa e tirar as mãos do guidom..
Quando ando sozinho não há problema nenhum também. A dianteira vai reta, na boa... mas se estiver com garupa ou com algum peso no baú... aí a moto pira mesmo...
Outra coisa que pode contribuir para o mau funcionamento da dianteira é a caixa de direção.
Com o tempo, os roletes/esferas vão "amassando" e deixando a caixa com um "calo".
Isso é fácil de observar: Coloque a moto sobre um cavalete central (numa borracharia, por exemplo).
A dianteira tem que ficar no ar;
Aí mexa o guidom para os lados e perceba se não tem um "calo" na posição central...
Acredito que isso também atrapalhe o bom andamento da dianteira.
Pneus velhos/gastos são fator importante também pois eles ficam com um formato "quadrado", fazendo a dianteira vibrar....

São várias as opções....

Dá uma boa estudada no caso e uma dica:
NUNCA tire as duas mão do guidom!!!
hehehe...

Abraço e boa sorte,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#5
Valeu as dicas Piske...

Qto a andar sem mão, não é meu costume nao!! É só pra testar o alinhamento mesmo Wink

Vou checar o balanceamento e mesa. To achando q deve ser isso mesmo.

Depois eu conto se melhorou.

[]s
Responder
#6
Bom, levei a moto no mecanico. Os rolamentos estao ok, a caixa de direção esta ok, e a roda parece estar alinhada...

O q esta pegando mesmo é o pneu. Eu to usando um Viper, e o bendito nao assenta direito no aro.

Nao tinha reparado nisso ate entao, mas olhando com atenção vc repara. Tem partes q o pneu fica mais pra dentro, outras mais pra fora do aro.

E isso da uma bela desbalanceada!!!

Fui num borracheiro entao, desmontei o pneu, besuntei tudo com vaselina e montei de volta.

Resultado => Mesma m....

Fui entao no Alemao Pneus, o unico cara aqui por perto q eu conheço q balanceia motos e a resposta do cara me desanimou:

"Eu nem tento balancear roda com esses Maggion. Esse pneu é uma m.. e nao da balanceamento de jeito nenhum."

Entao continuo eu aqui com o mesmo problema e precisando de alguma dica!

[]s
Responder
#7
rasc_ Escreveu:Fui entao no Alemao Pneus, o unico cara aqui por perto que eu conheço que balanceia motos e a resposta do cara me desanimou:

"Eu nem tento balancear roda com esses Maggion. Esse pneu é uma m.. e não da balanceamento de jeito nenhum."

Entao continuo eu aqui com o mesmo problema e precisando de alguma dica!

[]s

Estranha essa afirmação do borracheiro, existe uma unanimidade aqui no fórum a respeito da boa qualidade do Maggion e dele ser a melhor opção em ralação ao custo/benefício,, Alguns até reclamam que ele perde a aderência após atingir a "meia-vida",, mas problema como o seu é a primeira vez que eu vejo alguém relatar..
Eu estou no meu segundo jogo e nao tenho nada a reclamar,,,
Talvez o seu pneu especificamente tenha alguma deformação de fábrica ou decorrente do uso. E se ele está bem rodado,, acho que compensa trocar por um novo.

A propósito,, a medida do aro de sua Sahara é compatível com o pneu que vc está usando?

Eu mesmo estou no segundo jogo
Responder
#8
Conversa desse borracheiro, eu tenho maggion na minha moto e ela está alinhada e balanceada.

Sobre vibrar a frente, eu senti uma leve diferença com o E45 (45 litros)
da givi.
A saída é abaixar a mesa nas bengalas uns 2 ou 3 centímetros.

Abração.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#9
rasc_ Escreveu:Bom, levei a moto no mecanico. Os rolamentos estao ok, a caixa de direção esta ok, e a roda parece estar alinhada...
O que esta pegando mesmo é o pneu. Eu to usando um Viper, e o bendito não assenta direito no aro.
não tinha reparado nisso ate entao, mas olhando com atenção você repara. Tem partes que o pneu fica mais pra dentro, outras mais pra fora do aro.
E isso da uma bela desbalanceada!!!
Fui num borracheiro entao, desmontei o pneu, besuntei tudo com vaselina e montei de volta.
Resultado => Mesma m....
Fui entao no Alemao Pneus, o unico cara aqui por perto que eu conheço que balanceia motos e a resposta do cara me desanimou:
"Eu nem tento balancear roda com esses Maggion. Esse pneu é uma m.. e não da balanceamento de jeito nenhum."

Entao continuo eu aqui com o mesmo problema e precisando de alguma dica!

[]s

Rasc_

A única dica é TROCAR O PNEU. Big Grin

Sem brincadeira, seria interessante você copiar essa mensagem e postar no tópico sobre pneus. É uma informação muito importante.

Abração.
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#10
Martinez,

Vc balanceou sua roda? Colocou aqueles chumbinhos??

O meu problema é mais q uma simples vibração...

Com o bau carregado a frente literalmente sacoleja!!!

[]s
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)