Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Baterias x2...é viável?!?!?
#21
Prezados, acredito ser possível sim. Respondi no tópico do Marteiga sobre os farois auxiliares, e a teoria serve para carga de bateria tb. A capacidade de carga de uma bateria é chamada "C", se temos uma bateria de 7A/h, ela poderia ser carregada a 1C, ou seja, 7A. Não é viável pois a reação química de carga gera calor, calor suficiente para dilatar os vasos internos e causar um curto, o ideal é seguir o que o fabricante recomenda. Para baterias de chumbo-ácido, a chamada carga lenta é 10% da capacidade da bateria, ou algo próximo de 1A, o que em uma bateria completamente descarregada daria um tempo de 7 horas, sem aquecimento. Se for colocada em paralelo com a original outra bateria, o tempo de carga vai dobrar, pois a corrente foi dobrada. Vamos ao que interessa, se o alternador da Sahara fornece 251W, em 12v a corrente disponível seria 20A, suficiente para alimentar o farol (5A), carregar a bateria (não sei quanto de corrente vai para isso) e os demais componentes elétricos, mais os 6A dos auxiliares. Nenhum sistema é projetado para funcionar no limite, sempre tem uma margem de segurança, então, se andar com a moto durante o dia somente com o farol principal ligado, a potência gerada pelo alternador seria suficiente para carregar as duas baterias, tranquilamente, já com os auxiliares ligados, estaria mais próximo do limite, mas ainda ao meu ver possível, atentem para o que o Piske escreveu, cuidado na instalação e uso.

Leonardo.
Responder
#22
Tô esperando vocês terminarem essa pesquisa e disponibilizarem para os leigos do grupo! :oops: Big Grin

De preferência marcando um "Dia de Ação de Graxa". Wink
"Good girls go to heaven, biker girls go anywhere."

"Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde vou
Meu destino não é de ninguém
Eu não deixo meus passos no chão..."
Responder
#23
eu tenho dois faróis de milha na minha e nunca tive problemas , rodei uma vez por mais de 100km com os dois milhas ligados e mais o farol alto, e não tive nenhum problema , usei um relê de farol alto usado em carros , e as lâmpadas do farol de milha são de 100w, unico incoveniente que encontrei até agora é que os fios que usei foram mal dimensionados e esquentam um pouco , preciso rever isso , não se esqueçam de por um fio bem grosso pra não ter problemas , vou ver direitinho como fiz a instalação e depois posto pra vcs o esquema .
Responder
#24
Lendo esse tópico ja comecei a ficar preocupado, pois troquei a lampada do meu farol por uma de eagleye(luz branca) de 100w, porém não instalei nenhum rele. Como faço isso??? Tem perigo de estragar o bulbo já que essa esquenta bem mais que a original??? E a chave de liga/desl.???

Ja num sei mais o q eu faço!!!...rs

Alguem com um farol bom, me de uma dica aí!!!

Vlw!
Responder
#25
herickf Escreveu:Lendo esse tópico ja comecei a ficar preocupado, pois troquei a lampada do meu farol por uma de eagleye(luz branca) de 100w, porém não instalei nenhum rele. Como faço isso??? Tem perigo de estragar o bulbo já que essa esquenta bem mais que a original??? E a chave de liga/desl.???

Ja num sei mais o que eu faço!!!...rs

Alguem com um farol bom, me de uma dica aí!!!

Vlw!

Pelo que sei os fios e o punho que estão em sua moto são dimencionados para uma lampada de 60 W(farol Alto), colocando uma de 100W, vc esta prejudicando seu punho e tb os fios, podendo até causar um invendio por sobrecarga. Tenho conhecimento pois sou eletricista.

Conselho.

Instala um rele para acionar seu farol.

Boa sorte, caso tenha alguma duvida me contata.
Responder
#26
Opá tudo certo?
Não tem problema algum você colocar duas baterias (seria até muito bom, as duas irão durar mais aliás) e quanto a instalação dos farois não vá udas a mesma fiação do punho claro, estes irão derreter, o melhor a se fazer é puxar um fio mais grosso direto das baterias e instalar uma chave auxiliar, você encontra facilmente chaves para acionamento de correntes superiores a 10A, ou utilize uma chave menor com um relé (acho desnecessário e custo maior).
O grande problema é o seguinte, a carga deste seu sistema, o gerador da sahara fornece em alta rotação (acima 5000RPM) 250w ou seja cerca de 20A, sua lampada original consome 55W mais duas 110W a lanterna 10W com freio acionado + 21W (31W) fora perdas de qualquer tipo, resistência interna das baterias, etc. Desta forma seu sistema irá consumir quase 200W sobrando apenas 50W para carga das baterias (que não absorvem 100% do potencial de carga).
Se você for rodar pouco, cidade por exemplo com tudo ligado, duas baterias irão descarregar, para uma viagem acho que não irá ter problemas.

Abraço.
Responder
#27
Ja tinha pensado nessa ideia de 2 bateria sendo uma so para os farois auxiliares, sendo as bateria ligada em paralelo e com um diodo controlando a corrente reversa, o grande problema ate agora foram achar o diodo que segura essa carga toda, sao muito caro, ate pensei em importar via ebay ( achei ), mas como no momento to com a sahara parada na oficina, parei um pouco, mas ela de volta vou colocar em pratica...
Responder
#28
se adicionar um retificador somente para a segunda bateria? daria certo? tenho um retificador de twister sobrando aqui e to pensando em por ele pra carregar uma bateria de nobreak, e esta bateria alimentar o som, farol de milha, e acendedor de cigarros
Responder
#29
também estou querendo colocar uma segunda bateria, mais por causa do som mesmo, pois eu tinha farol auxiliar na minha, mas como comecei a perceber que nao era muito viavel ter tanto farol em uma moto pois o original é excelente, opteir por retirar tudo e colocar xenon, pois um xenon de 35 w equivale a uma lampada de 60 original, e ainda dá um folego para bateria pois o reator do xenon só judia da bateria na hora da partida da lampada, pois depois disso é so manter o sistema carregado, ainda coloquei leds no painel e lanterna traseira deixando ainda mais livre a carga no alternador da moto, coisa que até hoje está funcionando normal, a ideia mesmo de uma segunda bateria no meu caso é por causa do som, pois já viu vai em alguns eventos ou até mesmo sair com o pessoal para uma conversa vc vai querer um sonzinho junto ai na hora de dar a partida que é duro ficar sem bateria.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)