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Baterias x2...é viável?!?!?
#1
Saharentos eletrecistas de plantão!!!
Ultimamente estou tendo algumas idéias esquisitas e gostaria de tirar algumas dúvidas!!!
Venho conjecturando sobre a instalação de faróis auxiliares na minha Sahara, porém, como dizem por ai, loucura pouca é bobagem. Esses faróis teriam lâmpadas idênticas as que uso no farol principal, ou seja, 60/55W!
Para isso a idéia é fazer a alimentação independente pra não ter problemas com os cabos elétricos da moto. Até ai tudo bem, but....agora aparecem as dúvidas:

1 - A bateria (12v/7ah) vai aguentar?
2 - Se ligar uma segunda bateria em paralelo com a bateria existente, elas seriam carregadas da mesma forma?
3 - Teria algum "efeito colateral" ligar uma segunda bateria?

Please...estou viajando ou é viável?
[]s

Norton
Agora um sem Sahara...
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#2
Homem... tem um monte de tópicos falando sobre faróis auxiliares...
Pelo que li até agora, o problema maior é a bateria suportar a carga, sem a instalação de relê auxiliar. Creio que com este relê e fazendo a ligação após a chave de ignição e em conjunto com os faróis altos (exigência legal) não há qualquer problema.
Agora, você quer instalar outra bateria... Só te pergunto uma coisa: ONDE você vai colocar esta bateria? Motocicletas são veículos que não primam pelo amplo espaço dentro de suas estruturas...
Ao invés disso, porquê você não opta por colocar uma bateria de maior amperagem, tipo 9 Ah (mesma profundidade e largura, mas menor na altura) ou 12 Ah (pouca coisa maior)?
Se você achar um local para instalar esta bateria auxiliar, me informe, porque estou fazendo uma gambitech que necessita de um espaço semelhante e, até agora, o único local que achei é na aranha, do lado oposto ao radiador de óleo, à frente da buzina... complicado, não é?

Boa sorte, irmão!
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#3
Até que dá pra achar um "lugarzinho". Big Grin

Opte por um bauleto maior e perca um pequeno espaço pra bateria.

Adapte um compartimento fechado ao protetor de motor (mata-cachorro).

Pode ainda levar dentro do bolso. :twisted: :twisted: :twisted:
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






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#4
só lembrando uma coisa muito importante:

RELES NAO DIMINUEM O CONSUMO DA BATERIA, APENAS EVITAM A QUEIMA DOS INTERRUPTORES, QUANDO SE USAM FAROIS MAIS FORTES (100 W, POR EX.).

nzanchet, o que vc precisa saber, é:
qual o consumo de cada lampada (quantos ampéres/hora)
qual a capacidade de carga do seu alternador.

daí, ja da pra dimensionar o sistema eletrico necessário, pois se vc gasta mais rapido do que consegue repor, ou gasta muito por curtos periodos, ou vai ter "falencia".

procurar uma bateria com maior capacidade, deve ser mais fácil de adaptar do que uma segunda, mas desde que esta suporte a carga que lhe será exigida, e ainda assim, o alternador tem que ser respeitado, pois a recarga da bateria dependerá somente dele (do tempo que ele leva para carregar a bateria em condições normais e de consumo "extremo")

não sou expert na área, to falando com base nos poucos conhecimentos técnicos que tenho.

Brant Lott, uma ideia sobre espaço para uma gambi, do tamanho de uma bateria, pode ser retirada das motos da policia... eles usam protetores de carenagem traseiros (afastadores de alforges) e neles, sao instalados a bateria auxiliar e outras caixas (rádio, ferramentas, algemas, sei lá). Estes afastadores, sao um pouco maiores, pois acomodam essas caixas pra dentro da moto, permitindo o uso de alforges normalmente. Veja com um bom serralheiro a melhor maneira de fazer.
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#5
A bateria auxiliar nao poderia ser colocada no lugar da caixa de ferramentas?
Na vertical.. lógico..
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#6
Brant Lott Escreveu:
Agora, você quer instalar outra bateria... Só te pergunto uma coisa: ONDE você vai colocar esta bateria? Motocicletas são veículos que não primam pelo amplo espaço dentro de suas estruturas...

Brant...vou chegar lá...primeiro quero ter certeza de que as baterias serão carregadas normalmente e que não causarei nenhum problema à moto por culpa de meus desejos!!!
[]s

Norton
Agora um sem Sahara...
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#7
O Indomado Escreveu:nzanchet, o que você precisa saber, é:
qual o consumo de cada lampada (quantos ampéres/hora)
qual a capacidade de carga do seu alternador.

Indomado...
O consumo da lâmpada é fácil descobrir (espero!)...agora...de onde tiro a capacidade de carga do alternador?!?!? fica em local de fácil acesso na moto?!?!? Tem (ou deveria) ter alguma inscrição a respeito no dito cujo?!?!?
[]s

Norton
Agora um sem Sahara...
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#8
no manual do proprietário diz:

Alternador 0,251 kW / 5.000rpm
NX 350 > CB450DX > CB500 > XR 250 > NX4 > CBX 200 > CBX 250 > NX 350 > CB500 > GS 500 > 650GS>UP! I-motion
[Imagem: selo3anoseufuiux8-1.gif][Imagem: botton-4ANOS.gif]
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#9
corinthiano Escreveu:Pessoal, tive fazendo uma listagem das coisas que vou mudar na moto, e ví que minha bateria vai pro saco se eu usá-la somente.

Então pensei em usar 2 baterias ligadas em paralelo, tipo, colocar todas as ligações auxiliares em uma bateria por dentro da carenagem frontal e ligar na principal, para que seja carregada normalmente.

Isso seria possível ??? Assim não perderia nada, de repente até colocar no painel um pra ver se a bateria está carregando mesmo.

Ahh, é só uma idéia, pois não posso correr o risco da moto não pegar, do jeito que minha moto é pesada, fica complicada ficar empurrando.....rsrs

abraços a todos.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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#10
Amigos, vamos atualizar este tópico , pois a proposta é ótima. Também penso muito em farois auxiliares, coisa e tal.
Hoje já se tem led, mas sem aquela iluminação que um farol proporciona, ainda, pelo que sei. A vantagem , a promessa do led é o baixo consumo de energia. Já pensei até em acoplar lentes nos leds. Até criei um tópico no fórum. Tenho pensado ...até em dínamo....tipo aqueles de bicicleta...ou uns modelos por indução, onde um imã fica preso nos raios e cada vez que passa pela bobina estrategicamente instalada, gera um pentelhesimo de energia. A bateria auxiliar que o colega fala, poderia ter seus cabos derivados em parelelo antes do retificador, recebendo ela um retificador próprio. Sei lá se isso resolve, pois penso muito no pobre do gerador ,instalado lá nas entranhas do motor. Vamos pensar juntos que vamos achar uma ótima solução , da mesma forma que várias idéias já surgiram no tópico.
Abraços!
Marco Teiga
RS-Guaíba&Porto Alegre
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