Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
pinhao de 15 dentes
#11
Petit Rodokas, primeiramente, seja bem vindo, realmente a sahara é uma boa moto, tenho uma a 3 anos, a manutenção não é complicada, mas se não for feita pelo menos um básico como um óleo especificado, uma troca de filtro conforme o manual, ou menos, pode sair caro. geralmente se cuidar bem dela, ela te retribui com uma manutenção básica, sem sustos. Geralmente faço 23 Km/litro, mas ando na maciota para meia tocada, se tocar brabo ai deve ficar em 20 21 + - Km/litro há, uso gasolina em geral comum, melhor seria aditivada , mas pelo menos uso postos conhecidos (petrobras ,shell ou Ipiranga, de preferência) se fizer negócio, ( exija uma boa conservação, é fundamental !) não se arrependerá. Quanto ao pinhão, é muito polémico, 14 dentes fica mais arisca na saida, tem mais força para final em subida, o de 15 dentes perde um poiuco a arrancada, ganha um pouco de final ou pelo menos roda com um RPM um pouco mais baixo. Emfim, depois de ver muitos tópicos com prós e contras, acho que o ideal é se possível rodar um pouco com os dois tipos para vc próprio decidir, vai muito de como vc gosta de tocar a máquina, seu peso, aonde roda mais cidade estrada entre outros fatores( em tempo, se vc é de SP acho que é posível encontrar dos dois pinhões com colegas para vc sentir a diferença) Bem espero ter dado uma pequena luz , com certeza outros do grupo iram postar para te dar mais ideias desta maravilha de duas rodas Um abraço
Responder
#12
molla Escreveu:boa tarde a todos espero ser mais um integrante para acrecentar informaçoes. Tenho uma vermelha e preta 95 com 90.000 Km e por varias vezes quis melhorar a relaçao troquei o pinhao dela por um de 15 dentes da vaz ficou melhor caiu ums 500 giros ela chega aos 100 com 6000 giros e nao esguela tanto quem quizer melhorar e so trocar

Molla,

Vc disse que com a troca do pinhão pra 15D vc mantem 6.000rpm a 100km/h? na minha com esse pinhão com a mesma rotação ela está a 110km/h, dá uma olhada na quantidade de dentes da sua coroa, a minha é de 38D, apesar que tem uma diferença de 1 dente a mais em cada engrenagem da relação primária e secundária do câmbio a partir de 96, mas de qualquer forma verifique e nos avise.

Abraços

Mar Big Grin
Responder
#13
Acabei de trocar o pinhão da minha sahara por um de 15 dentes, e realmente tive o mesmo problema com o espaçador, com o novo pinhão ele não encaixa.
Entrei aqui pra ver se alguem tinha alguma solução pra esse problema, mas acho que o jeito vai ser cortar mesmo.
E quanto ao desempenho vou testar ainda, depois dou meu parecer! rs

um abraço
Responder
#14
Oá a todos.

Estou usando na minha Sahara a combinação 15x38 e no feriado último, fui até Caragua ( ao todo ida e volta 800Km ) e senti que a moto estava ficou legal.
Teve direito a subida da serra e olha que eu sou grandinho ( 1,90m , 120Kg + 15Kg de bau ).


Para mim , combinação lega.
Responder
#15
Realmente, ela com 15 dentes fica melhor.

Mais velocidade, mas, pra mim, tá sendo melhor a mesma velocidade com menos rpm.

Agora, você troca muito mais de marcha do que quando ela está original.

Questão de se acostumar.
Responder
#16
Bem to rodando com pinhão de 15 dentes a algum tempo e realmente a moto pra viagem mais longa fica muito melhor...Qto a perda de torque é muito pouca coisa, pra uma moto com 6 marchas, usar um pouquinho da esquecida 5 marcha não faz mal...rs

Eu praticamente nem lembro como ela fica com o pinhão de 14 dentes pois pra mim tá perfeita assim!!!!
Responder
#17
Amigos, na teoria o que aconteceria com um pinhao de 13 dentes?? Eu estive no Paraguai e pedi uma relaçao para Sahara, me derom uma corrente de marca desconhecida, acho que MMC, uma coroa Riffel, brasileira e o tal pinhao de 13 dentes...como nao sei nada de mecanica e nunca lembro o que ja usei na Sahara, peguei e aqui estou...ainda na vou trocar, comprei para aproveitar o preço, 35 reais tudo.
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
[Imagem: medalharo8.gif]
Responder
#18
A corrente, se for da marca KMC, é muito boa... Fica tranquilo.

Em relação ao pinhão de 13 dentes, a moto vai ficar muito rápida na arrancada, em compensação, a 100 Km/h o motor estará se esgoelando, com o giro altíssimo...

Essa relação é mais usada para as trilhas, aonde se necessita de um motor sempre com giro alto, nas subidas...

Diferente do que acontece nas estradas, aonde se permanece o maior tempo em velocidades altas, e se busac um giro menos...

Tenta ver se vc troca em alguma loja, o de 13 por um de 15, mesmo que pague uma pequena diferença, vale muito a pena...

Abração
Responder
#19
pastor_edu Escreveu:Amigos, na teoria o que aconteceria com um pinhao de 13 dentes?? Eu estive no Paraguai e pedi uma relaçao para Sahara, me derom uma corrente de marca desconhecida, acho que MMC, uma coroa Riffel, brasileira e o tal pinhao de 13 dentes...como nao sei nada de mecanica e nunca lembro o que ja usei na Sahara, peguei e aqui estou...ainda na vou trocar, comprei para aproveitar o preço, 35 reais tudo.

Amigo Pastor, vc vai subir paredes!

Agora sem brincadeira, tem um amigo no fórum que há alguns dias perguntou sobre esse pinhão de 13 dentes. Eu não consegui achar nas moto peças. Faz uma busca e troca com ele. Se alguém localizar a postagem, ajuda aos amigos.

Sobre o pinhão de 15 dentes, realmente a moto trabalha um pouco mais folgada. Não sou muito exigente quanto à arrancada e acho que tá muito parecida com a original. E PRONTO!
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#20
Pessoal, já que estou indo para o sul............muita estrada plana e uma Serra no meio do percursso, vale à pena trocar para o de 15", é fácil chegando em Curitiba desfazer e colocar o de 14 para subir as Serras???????????????

1º, 2º, 3º, 4º, 5º,  7º, 8º, 9º e 10º Aniversários do Moto Grupo, estive lá com a Paty, e no ......11º..... 12º....Se Deus quiser estaremos lá também e agora com a Sarinha............
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)