Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
pinhao de 15 dentes
#1
boa tarde a todos espero ser mais um integrante para acrecentar informaçoes. Tenho uma vermelha e preta 95 com 90.000 Km e por varias vezes quis melhorar a relaçao troquei o pinhao dela por um de 15 dentes da vaz ficou melhor caiu ums 500 giros ela chega aos 100 com 6000 giros e nao esguela tanto quem quizer melhorar e so trocar
Responder
#2
Molla! quando fiz esta experiencia achei a moto muito xoxa, sem vivacidade, ou seja meio morta nas arrancadas, não melhorou o consumo, precisava cambiar muito na estrada, ou seja na minha opinião a melhor relação ainda é a original 14/38. já experimentei a 14/40 a moto arranca que e uma beleza (com ou sem garupa), mas o giro e muito alto na estrada, logo bebe mais. Tentei a 15/40 tem um comportamento semelhante ao original, mas não gostei pois parece que a moto ficou mais fraca.
Daí ne to baseado na minha experiencia e nas minhas condições: 105Kg, 1,84 + garupa 52kg 1,60 + Bauleto 7Kg o que influencia d+ no caso da sahara.
Responder
#3
Fala MOlla, prazer, seja bem vindo.
Bom, o JotaeMe, talvez tenha essas considerações devido ao seu peso, 105 kg, se não me engano, o que é um peso consideravel, se considerarmos o garupa, mais coisas no bagajeiro, mais tanque cheio, etc, é peso pra kacete.
Eu uso o pinhão de 15 com a coroa original a mais de 2 anos, num tenho do que reclamar. Detalhe, peso 72 kg. Perdeu um pouco a arrancada, mas ao meu ver, pouco significativo, portanto, despresível. Quanto ao final, num muda muita coisa, aumentando um pouco nas retas. Mas a grande vantagem está em andar a 120 km/h, pois o motor trabalha muito mais sossegado.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#4
Já usei a relação 15/38 por 1 ano e quando voltei para a original (14/38) notei a diferença.... os caras estudam muito antes de projetar uma moto, e a relação original é muito superior. Tanto em arrancada quanto na estrada, a moto tem mais torque, resposta mais rápida, e elasticidade com a relação original (14/38).

Mesmo estando em rotação mais alta, o consumo não mudou em nada, atingi velocidades mais altas e mais rapidamente com a relação original.

A principal diferença notada foi mesmo na estrada, principalmente em ultrapassagens e em subidas de Serras. Com 14/38 (original) nas ultrapassagens não é preciso reduzir de marcha (de 6 pra 5)...é só acelerar q a moto responde. Com a relação 15/38 é preciso reduzir marcha nas ultrapassagens, e a aceleração é bem mais lenta.

Mas foi na subida de Serra q senti maior falta do torque perdido com a relação 15/38. A moto fica "fraca" na subida... Com a original subo as Serras em 6 marcha direto e velocidade mais alta, já com a relação modificada a moto "sofre" e pede marcha, tendo q reduzir pra 5 em muitos trechos e perdendo muito em velocidade.

A Sahara é uma moto q tem uma rotação mais alta mesmo, devido ao seu trabalho de pistão ser curto. Não achei nenhum ganho com a mudança de relação, somente a diminuição de +/- 500rpm na rotação, mas isso se vc só anda em estradas planas...
Responder
#5
Martinez,

Como fez a adaptação para pinhão de 15 dentes?
Com a relação original, vai um espaçador para parafusar a tampa, mas quando se coloca a 15 dentes, este espaçador simplesmente não entra. Não troquei a da minha pq esotu numa briga com a loja q comprei a moto, mas na do meu irmão coloquei o pinhão, e fiz dois espaçadores, como ficou horrivel de travar como o original, no inferior fiz em aço com sistema de travamento de efeito mola com plastiplene, ja no superior, fiz com plastiplene levemente maior para ter este efeito mola, pq se por algum motivo o parafuso superior se soltar e o espaçador for de aço, pode cair sobre a corrente e ser arremeçado como um tiro danicicando a tampa do estator.
Ai ficou a curiosidade nesta modificação dos demais maniacos.

Sds,
Responder
#6
Então, quando comprei a sahara, num entendia nada da danada, como tinha uma NX 200 antes e andava com um pinhão de um dente a mais, e andei algumas vezes na sahara de um amigo que usava a sahara pra viajar toda semana de Piracicaba pra Sampa, ele me fez a cabeça de colocar o de 15. Na verdade usei pouquíssimo a moto com o pinhão original. a impressão que ficou foi que melhorou sim. Quanto as adaptações sinseramente não sei o que foi feito, apenas entreguei o pinhão na mão do mecânico e a moto voltou com o pinhão de 15 montado. Na segunda troca de relação o mecânico disse que o pinhão tava bom, então não foi trocado, eu entrei na dele e o mesmo tá lá até hoje...
Agora que já estou a muito tempo com a moto, já sei as manhas da bichona, e como minha relação tá quase no fim, estou pensando seriamente em fazer uns testes com os dois.
O lance pra num deixar dúvida está em testar na mesma hora, mesmo lugar, mesmo percurso, com mesmo vento, temperatura, pressão dos pneus, combustível, etc. Vou resolver isso antes de trocar as peças pra viajar com a moto no final de ano, depois falo pro cêis.
Só preciso descolar os dois pinhões novos, coroa e corrente nova e ferramentas pra fazer a troca e uma pessoa pra cronometrar os tempos.
Alguém afim de dar uma maozinha?
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#7
Que melhora o desenpenho da moto com pinhão 15 dentes não resta duvida, ande na moto do meu irmão com a original e com 15 dentes. O motor trabalha mais suave, é logico que fica um pouco mais fraca nas arrancadas e retomadas, mas para mim isto não interferiu em nada, só se resolvesse fazer trilha... rsrs, mas isso jamais com minha garota.
O que notei, é que no caso do meu irmão, ele cambiava muito a moto, aumentado demais o consumo, mas pq estava acostumado com moto de menor cc, e não por falta de força.
Na minha so vou fazer a troca depois de resolver a briga com a loja que comprei a moto, mas o pinhão ta comprado a muito tempo, so queria ver se alguem tivesse uma sugestão melhor para o espaçador, pq se tiver que fazer outro ainda da tempo, senão depois vou ter de fazer o serviço duas vezes...
bom, para dar uma força neste assunto de qual relação usar na moto, seguem alguns calculosque fiz para analizar qual a melhor relação usar, baseado nos dados aqui informados, ou seja, em 6º marcha a 5000 RPM a moto estara a +/- 100Km/h, e a 6000 RPM estara a +/- 120 Km/h, com a redução original 14/38 ou i=0,3684.
Estas são as diferenças das mudanças de relações:
14/35 - 100 km/h (4610 RPM) e 120 km/h (5530 RPM)
15/38 - 100 km/h (4670 RPM) e 120 km/h (5600 RPM)
15/35 - 100 km/h (4300 RPM) e 120 km/h (5160 RPM)
Com isso a melhor relação é usando 14/35, mas não sei de onde foi tirado que existe esta relação para Sahara, já olhei em todo o catalogo da Vaz e não encontrei, agora estou verificando se da para usar de outra moto e fazer algumas alterações. Quanto ao pinhão de 15 dentes, o cod. Vaz é HB05.5, encontrado facilmente aqui em Sampa na General Osorio, ao custo de R$ 15,00.
Quanto ao usar a relação 15/35, se obtem uma otima velocidade final, mas se perde muita potencia, algo em torno de 3 a 4 CV, ou seja, é como arrancar com uma biz...
Quanto a força para troca e teste ate gostaria de ajudar, tenho todas as ferramentas, apesar de estar meio zoneado por causa da mudançc, meus pais mudaram para proximo a Campinas, e é onde pretendo montar minha GARAGE, ja que no proximo ano vou prum apertamento... rs


Sds,
Responder
#8
Ow, Rogério, c tá vindo pra Campinas, é isso?
Piracicaba é perto, 90 km, dá pra gente acertar um domingão, quando sua garagem estiver pronta... rereere... só não pode ser depois de 18 de dezembro, pois lá já pretendo estar com a bichona em dia pra picar a mula pra Mato Grosso.... Uhuuuuuu.... 4 mil km a vista....Ô belezura...

Bons ventos...
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#9
ai schuartz o espaçador da tampa eu peguei o original e cortei a parte do aro e deixei so os espaçadores e coloquei a tampa e esta rodando so tive que cortar um pedaço de acabamento da tampa por dentro que quase pega no pinhao e ta rodando falo abraços
Responder
#10
Olá pessoal, sou novo na área, estou planejando em comprar uma maquina dessa, porem estou com medo do consumo e manutenção dela, por favor, vcs que são mais experientes poderiam me informar melhor qto que ela faz com um litro na estrada e na cidade, isso se eu anda bem pq com ela naum tem como anda devagar né....
bom.. me disseram que se eu trocasse o pinhão dela ela reduziria o consumo.. talvez vcs possam me dar uma dica dos tipos de pinhões que eu posso trocar e a melhoria no consumo que eu posso ter.....
agradeço muito pela ajuda amigos.... valeu.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)