Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Informação errada no manual - óleo do motor
#61
eu coloco sempre 1,7 e fica na marca superior da vareta... e será q é possível a moto queimar um pouco de óleo colocando óleo demais??
Responder
#62
Felipe, se ficar um pouco acima do nível, ela vai jogar o excesso pra fora pelo respiro.
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#63
ah certo, óbviamente hehehehe
Responder
#64
Pessoal.

Se fizermos desta forma com a tombadinha para a direira na hora de medir, nao acaba saindo medida errada ?

deleon_galvin Escreveu:O pessoal, não sei se já comentaram sobre isto...

Mas sempre que vou verificar o nivel do óleo, do uma "tombadinha pra direita, ai sim fica o nível certinho.

Desde que coloco o óleo, se eu não fizer isso, nem aparece óleo na vareta, porém tombou valeu.

E sim! Coloquei 2,0l de óleo, quando troquei a embreagem de partida da moto.

é isso mesmo? Pra conferir sempre é bom dar uma virada?

Um abraço!
Responder
#65
Nada de virada.

O procedimento é, funcione a moto por 3 a 5 minutos na lenta.
Desligue e espere pelo menos 3 minutos e com a moto no plano
e na vertical, verifique o nível na vareta sem enrosquear.

Detalhes, moto com alongador, moto com aro menor da dianteira,
moto com suspensão rebaixada, etc, vai dar diferença, um "erro"
na vareta.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#66
Pelo manual realmente consta o valor de 1,3L, com a observação de verificar o nível do óleo entre as marcas superior e inferior do medidor, com a moto em posição vertical, se isso não ocorrer complete o nível.

Quando troquei o óleo da minha sahara sem trocar o filtro, coloquei 1,65L para atingir o nível máximo da vareta.

Uma pergunta:
Com quantos km deve ser trocado o óleo?
Aqui mesmo postaram a troca com 1500km, já tive informações de trocas com 2000km, 2500km. Confusedhock: Confusedhock:

Eu sempre troquei de todas as motos que tive a cada 3000km (indicado no manual e pelo mecânico também) e uso o óleo da Mobil SAE 20W-50 (indicado do manual).
Filtro do óleo a cada 6000km (indicado também no manual).
Responder
#67
Vinicius, essa troca ai tem sido meio pessoal.
Eu particularmente troco entre 2 mil e 2.500 km
Sempre troco óleo e filtro, nunca deixei o filtro em duas trocas.

Fica a seu critério pessoal. A dica que dou é:
1. nunca troque com mais de 3.000 km
2. pode usar filtro paralelo da valflex, mas troque toda vez que trocar o óleo.
3. óleo, qualquer um que seja 20W50 API JASO MA e aditivação igual ou superior a SF.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#68
PÔ MARTINEZ, NO MANUAL DE SERVIÇOS DA SAHARA FALA-SE EM TANTO EM 1.3 PRA TROCA QUANTO INCA-SE COLOCAR 1.5. AO MEU VER, POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA E DICA DE UM MECÂNICO - DEPOIS DE TANTO VER MINHA SASSÁ CUSPINDO ÓLEO PELO FILTRO DE AR, QUANDO DEIXAVA ELA ESQUENTADO APOIADA NO PEZINHO - 1.3 LITROS É A TROCA DE ÓLEO QUE SE FAZ COM A MOTO NO CAVALETE CENTRAL. ISSO PORQUE, QUANDO A MOTO ESTÁ NO CAVALETE CENTRAL, SE VC NÃO TOMBAR ELA PARA O LADO ELA, CAI DELA SOMENTE 1.3 LITROS. O QUE FAÇO TODAS AS VEZES QUE VOU TROCAR O ÓLEO - E TEM FUNCINADO CERTINHO, NÃO MAIS CUSPINDO ÓLEO DESDE ENTÃO - É, DEPOIS DE ESCORRIDO TODO O ÓLEO, TOMABAR ELA PRA O LADO O MÁXIMO QUE POSSO E VOLVER A APOIA-LA NO PEZINHO NOVAMENTE. REPITO ESSA OPERAÇÃO POR 3 VEZES ATÉ QUE ACABE O ÓLEO E AÍ SIM COLOCO OS 1.5 LITROS. OU SEJA, SE VC NÃO TOMBA A SASSÁ ELA NÃO GOSPE OS 1.5 LITROS, SOMENTE 1.3... TENHO A MOTO A 2 ANOS E NÃO TIVE PROBLEMAS ATÉ AGORA... TROCO ÓLEO ENTRE 1000 E 1500 KM..
Responder
#69
Al Faia Escreveu:1... NO MANUAL DE SERVIÇOS DA SAHARA FALA-SE EM TANTO EM 1.3...
2... DEPOIS DE TANTO VER MINHA SASSÁ CUSPINDO ÓLEO PELO FILTRO DE AR...
3... A TROCA DE ÓLEO QUE SE FAZ COM A MOTO NO CAVALETE CENTRAL...

4... REPITO ESSA OPERAÇÃO POR 3 VEZES ATÉ QUE ACABE O ÓLEO E AÍ SIM COLOCO OS 1.5 LITROS...

1. No manual está errado.
2. Cuspir óleo pelo filtro de ar???? Não seria pelo respiro do motor?
3. Sahara não tem cavalete central amigo, tem cavalete lateral...
cavalete central tem CB, CG, etc. Dificilmente uma moto Trail tem cavalete central.

4. Agora tu acertou uma. Big Grin Sim, tem que tombar a moto para o lado contrário
ao descaso lateral, tombar também para o lado do descanso, blá blá blá,
tudo o que já foi discutido ai pra trás neste mesmo tópico.
Os mais metódicos até injetam ar comprimido para retirar definitivamente tudo,
mas ai já é uma facilidade para poucos fazerem em toda troca de óleo.

Essa de mecânico dizer que 1.3 litros é normal é preguiça de trocar o óleo da maneira correta.
Isso vale inclusive para mecânico Honda, que diga-se de passagem também são umas
bosta de mecânicos. Uma amiga do grupo levou a moto na dona honda e ela voltou sem
a bomba de óleo do motor... achamos que ele pensa que a bendita bomba
de óleo não serve pra nada :twisted:

Grande abraço
Martinez
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#70
Martinez, tranquilo, meu querido. Só escrevi aqui por achar que poderia ser útil pra alguém.

De toda forma, corrigindo:

1) no "manual de serviços" consta também que deve-se colocar 1.5 litros na troca (cap. informações gerais, pág. 8; ou "1-4").
2) vc tem razão, é sim pelo respiro do motor.
3) não disse que a sahara tem cavalete central..


Mas é isso aí!

Abs,
Al Faia.[/img]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)