Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Informação errada no manual - óleo do motor
#51
Gurizada, depois de rodar mais de 283 000 km de sahara (2 motos ), esta que estou já passou dos 170 000km, sempre, sempre coloquei 1,70 litros e nunca deu problema, com troca de filtro vai mais 100ml. Troco a cada 1.500 km e agora estou usando o óleo GTX para motores acima dos 100 000 km (é de carro e uso na moto), tem dado ótimo resultado, não patina embreagem e não queima óleo.

abraços, Davi Sebben
Responder
#52
Davi Oscar Sebben Escreveu:Gurizada, depois de rodar mais de 283 000 km de sahara (2 motos ), esta que estou já passou dos 170 000km, sempre, sempre coloquei 1,70 litros e nunca deu problema, com troca de filtro vai mais 100ml. Troco a cada 1.500 km e agora estou usando o óleo GTX para motores acima dos 100 000 km (é de carro e uso na moto), tem dado ótimo resultado, não patina embreagem e não queima óleo.
abraços, Davi Sebben

Apesar de tu ter feito tantos Kms com as 2 motos, colocar óleo de carro? Não sei não. O motor do carro é esfriado por circulação forçada de água no motor passando pelo radiador, assim a temperatura de funcionamento é mais baixa. Na sahara o motor esquenta muito, principalmente na cidade e em trechos curtos. Não sou mecânico, mas os de plantão que se manifestem. Smile
Responder
#53
A Sahara realmente esquenta bastante, em relação a XR, eu de bermuda sinto aquele calorão na canela, mas parece que o calor vem mesmo é do coletor.
Responder
#54
Todos os mecanicos que perguntei me disseram que a quantidade correta é de 1,5 l.
Responder
#55
Galera,

depois de uma certa desilusão com óleo mineral da Mobil e aconselhado por alguns amigos que possuem há anos motos, principalmente esportivas, resolvi mudar para o óleo sintético da Motul, o 5100. Estou economizando em torno de 10% em consumo de combustível, sempre com garupa, após esta troca. Uso escapamento esportivo na moto e ela bebe mais um pouquinho do que com escapamento original, porém vejo que a potência deu uma subita. Raramente, com duas pessoas, eu conseguia atingir os 8500 rpm (limite da faixa vermelha), entretanto agora ela chega rápido. Tenho que ficar ligado, para não chegar na faixa vermelha do conta-giros. Além desta vantagem, vejo que as trocas regulares diminuirão para menos da metade, pois vc pode trocar o óleo com 10.000km. O motor da Sahara é de média rotação e com baixa compressão e isto facilita o rendimento deste óleo. Ainda, não terei que ficar abrindo aquela tampa de acesso ao filtro, pois aqueles parafusos aleen são de matar. A Honda poderia ter colocado outro parafuso. Inclusive, para realçar, fui aconselhado por um mecânico experiente a acessar o mínimo possível esta tampa, pois é uma peça frágil da moto.
Responder
#56
Esse fórum tá é polêmico heim....

Meu amigo Davi Oscar, tudo bem em relação a quantidade, mas cuidado em relação ao óleo de carro, afianal o óleo para motor de carro é bem diferente do de moto e isso pelo fato de que na moto a caixa de marchas trabalha com o mesmo óleo que o motor, por isso o óleo de motos tem que ser específico, justamente por conta da caixa de marchas.

Abraços...
...MIGUELOY22!!!
Responder
#57
Migueloy22 Escreveu:Esse fórum tá é polêmico heim....

Meu amigo Davi Oscar, tudo bem em relação a quantidade, mas cuidado em relação ao óleo de carro, afianal o óleo para motor de carro é bem diferente do de moto e isso pelo fato de que na moto a caixa de marchas trabalha com o mesmo óleo que o motor, por isso o óleo de motos tem que ser específico, justamente por conta da caixa de marchas.

Abraços...
...MIGUELOY22!!!

Caixa de marcha, embreagem, regime de rotação e temperatura, que são maiores. Ou seja além de multi - tarefa, o óleo em nossas motocas trabalha em regimes mais severos.
Responder
#58
Redirecionando...

José R. S. de Moraes Escreveu:caros colegas temos uma pequena turma de prop. de saharas na minha cidade mas todos sem o manual do proprietário e vivemos discutindo sobre a quantidade de óleo no carter, um diz que vai 1.8 lts outro que vai 2.0 lts outro que vai 1.5 lts gostariamos da ajuda de alguem que saiba exatamente a quantidade, saharamaniaco José R.S. de Moraes ( (corvosantanna)

MarcoK Escreveu:Esta escrito no manual de serviço da NX 350

1,3 litros para troca.
2,0 litros apóis desmontagem do motor.

Eu coloco 1,5 litros para troca.

Grande abraço.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#59
Depois de inclinar a moto umas 2 vezes e escoar todo o óleo, eu ponho 1,6 litros .. e só felicidade...
Responder
#60
troquei o óleo semana passada, caraca, não para de escorrer óleo daquele motor ! uhauauhha, eu enclino ela bem pros lados e deixo lá vazando e esqueço, depois dou umas giradas no arranque com o "mata" ligado, e aí sai mais óleo ainda. No manual da XR mandava fazer isso, não me lembro se no sa Sahara tb manda. Colocar o "mata" em off e girar o motor por alguns segundos, desce bastante óleo velho quando faço isso.

Coloquei por volta de 1,8l mesmo, e ficou no nível certinho.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)