Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Kit Corrente de Comando
#61
Ola!
A todos!


Paulinho

Desculpa pensei ter lido que ao reparar o Comando não trocasses a corrente e sómente
Tensor-virgula, Mola, Pino do tensor e O´rings

Sobre seu problema no Descompressor Automático de Válvulas do Cabeçote tire
algumas dúvidas:
que tempo de quilometragem se deu esse problema?
é verdade que a lenta fica menor que 1000 rpm após a retirada, tornando a moto mais
econômica?
que após a retirada a partida força a bateria, e se estiver a bateria deficiência não pega
mais nem no tranco só na chupeta?

Martinez

Não ficaria mais fácil que ao reparar o Comando colocares a Corrente como a 5º peça
obrigatória pois a maioria de nós não sermos os primeiros donos de nossas Saharas e
também para evitarar uma prematura abertura do cabeçote em 30mil km posteriores, e o
Guia da corrente de Comado como 6º peça opcional visto ela ter compravadamente
desgaste.
E já nesse meio fazer uma conclusão sobre a troca da Coroa e do Munhão do Comando,
quando fazer? Como sendo após 150 mil km ou no segundo ou terceiro reparo,
reconhecendo que pesaras de como usa a moto o dono e óleo que usas.

Sergio MOita

Sobre a troca do Kit de Comando sempre foi recomendado por originais até tem fotos da
diferença de uma corrente paralela com original, é berrrante e tira qualquer dúvida.
Sobre o barulho em sua moto é semelhante ao Descompressor Automático fassa um
Regulagem Manual para tirar dúvida, se o barulho sumir é o Comando. E como
já andastes 30 mil km com ela com corrente paralela e um comando novo original dura
entre 45 e 60 mil km, e vai ficar com a moto, troca tudo. E tem mais o porém, quem dira
que a só a troca da Corrente vai resolver o problema se a Corrente Ching Ling não
comprometeu todo o sistema?

Ah!
O quê houve? Que teves que trocar balancins, coroa e munhão em sua Sahara?

Manguaça

Parabéns pelo empenho de em abrir o Motor em casa.
Que dê tudo certo.


"a paz sobre vós"
Responder
#62
Gilberto, não recomendo a troca prematura do munhão e da coroa devido ao preço.
Não me lembro ao certo quando troquei, procurei as notas aqui mas não achei.
Mas se eu não estou enganado, o preço é salgadinho... Big Grin
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#63
Concordo em colocar todas as peças originais, porem quando foi fazer o serviço só tinha uma corrente em todas concessionárias da cidade, que custava a bagatela de R$ 330,00 com a embalagem aberta, fiquei meio temeroso em pedir a honda pois aqui só é feito o pedido se a gente pagar, cheguei a pagar por um pisca do lado esquerdo, que por aqui não existe quem venda novo e faz quase dois anos que fiz o pedido, mas tudo bem, deve ta vindo em cima de um caramujo cego guiado por uma tartaruga bicentenária manca.

Fiquei sem opção e tive que optar pela chig ling.

Vou seguir sua recomendação em regular a peça mesmo sabendo que terei que trocá-la brevemente, darei uma olha na coroa e da outra pesa que trabalha na parte de baixo.

Pergunta como eu regulo esse automático (esticador), sei que tem um parafuso que pode ser apertado com um alicate se eu não me engano, mas tem algum parafuso que tenho que afrouxar para liberá-lo e como devo apertar?
Se apertar muito eu corro o risco de um desgaste prematuro de todo o conjunto?

Valeu!!
Responder
#64
Sergio MOita

Regulagem
O processo é eliminar o trabalho da mola. Com o motor ligado e bantendo, retirar o
parafuso travante do Pino do tensor de corrente. O parafuso travante fica em cima do
cabeçote sobre o pino. Girar o Pino do tensor no sentido horário 1/4 ou menos de volta,
retornado o com um uso de alicate de pressão ou chave inglesa até encaixar novamente o parafuso
travante do eixo, e o barulho acabara. Cuidado para não dar uma tensão muito grande á Corrente.
Esse procedimento será repetido de 500 a 1500Km, pois a corrente voltará a bater.
É preferivel que se troque o comando e tem o perigo no procedimento ao usares em
tempo muito longo como aconteceu com o Paulinho da corrente pular um dente e o
pistão dar uma cabeçada nas válvulas.

"a paz sobre vós"

e bom Carnaval!!!
Responder
#65
Buenas pessoal 8)

Como entendi tudo o que vcs estão falando (nada) :oops: gostaria de aproveitar e tirar uma duvida sobre o meu problema,

Desde que comprei,minha moto faz um tec tec ate esquentar, o ex dono disse q precisava trocar o tensor da corrente, colocar o catracado, que a corrente é nova e original, trocada com 45 mil, ja pedi orçamento e ficaram de me passar, algo em torno de 60 reais de mão de obra e uns 50 o tensor se nw me engano, vcs sabem se vou ter que trocar a corrente novamente? ou qq outra peça?

Agradecido, fico no aguardo!
Responder
#66
É galera para auxiliar o diagnostico da nossa paciente ai vai algumas fotos para comprovar o desgastes das pecas corrente de comando Pinhão (como é chamado por essas bandas), Coroa e os balancins A, B e C se eu não me engano. como os senhores podem ver troque foi tudo pois o antigo dono não fez a manutenção devida. Ouvi falar de informações em manutenção periódica sobre a corrente de comando como período de re-aperto como nosso colega GILBERTO RENATO LUCAS MAC relatou anteriormente e gostaria de saber dos nossos companheiro s essa regulagem realmente é eficaz. fale ressaltar que comprei o tensor juntamente com a mola e estou dependendo somente do mecânico para realizar a novamente a operação. Valeu!
[Imagem: DSC01804.jpg]

[Imagem: DSC01809.jpg]

[Imagem: DSC01811.jpg]

[Imagem: DSC01814.jpg]

[Imagem: DSC01822.jpg]

[Imagem: DSC01823.jpg]

[Imagem: DSC01824.jpg]

[Imagem: DSC01825.jpg]


Pois é isso será que tava na hora de trocar?
Responder
#67
Sergio, não precisa fazer regulagem. O esticador original vai sendo ajustado pela ação da mola mesmo, ele funciona como uma catraca. Essa regulagem é uma gambiarra para aguentar rodar mais um pouquinho antes de trocar.
Amanha vou tentar desmontar as outra peças para ver como está... to louco pra ver a motoca funcionando de novo.

Um abração a todos.
Responder
#68
Eita tive que rever aquele tutorial que Martinez fez em 2007 para postar essas fotos, (tó ficando velho), pois foi o que pensei Manguaça já comprei o esticador novo por R$ 115, e a mola por R$ 16, vou só esperar mais um pouco. mas dê uma olhada nas sus peças para ver se estão piores que a minha, vi seu esticador na foto acho que vou ter que trocar o meu podemos ver nesta foto que a corrente ta bem polida em cima.
[Imagem: DSC01807.jpg]
Responder
#69
Observando as fotos do Sérgio Moita observei que os Balancins estão bem gasto também, os mecânicos deviam observá-los muito bem tmb cada vez que se troca corrente de comando, pois são peças que podem fazer um grande estrago.
Experiência própria, no fim do ano passado, troquei todo o conjunto da corrente de comando, porém o mecânico não observou os balancins, resultado, tive que pegar 400km de estrada com um balancim quebrado, isto ocasionou que depois tive que fazer todo o motor, pois acabou danificando muita coisa inclusive o cilindro que tive que retificar e ainda tive a carcaça do meu motor trincado, pois a parte quebrada do balancim ficava batendo dentro do motor, e gera um efeito cascara dentro do motor devido a falha de observação do mecânico, prejuízo total. obs: a peça danificada mais cara é a árvore de comando que exatamente empurra os balancins.

Jogo de Balancim novo original R$ 140,00
Gastos que tive pela falta de observação R$ 2450,00

Agora sentei e chorei pra arrumar isso

Recomendo a todos, quando for trocar a corrente de comando peça para seu mecânico atentar aos balancins, pois as vezes parecem inteiros mas se estiverem um pouco gastos, vale a pena trocar.

Abçs
[Imagem: Assinatura6niver.gif]

William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Responder
#70
É verdade, nos pequenos detalhes que muitas vezes nos deixa na mão, particularmente acredito que quanto maior o número de informação o dono da moto tiver, menos ficam na mão de mecânicos.
Quando for abrir novamente irei verifica-los juntamente com os orings.

VALEU!!!




William SS Escreveu:Observando as fotos do Sérgio Moita observei que os Balancins estão bem gasto também, os mecânicos deviam observá-los muito bem tmb cada vez que se troca corrente de comando, pois são peças que podem fazer um grande estrago.
Experiência própria, no fim do ano passado, troquei todo o conjunto da corrente de comando, porém o mecânico não observou os balancins, resultado, tive que pegar 400km de estrada com um balancim quebrado, isto ocasionou que depois tive que fazer todo o motor, pois acabou danificando muita coisa inclusive o cilindro que tive que retificar e ainda tive a carcaça do meu motor trincado, pois a parte quebrada do balancim ficava batendo dentro do motor, e gera um efeito cascara dentro do motor devido a falha de observação do mecânico, prejuízo total. obs: a peça danificada mais cara é a árvore de comando que exatamente empurra os balancins.

Jogo de Balancim novo original R$ 140,00
Gastos que tive pela falta de observação R$ 2450,00

Agora sentei e chorei pra arrumar isso

Recomendo a todos, quando for trocar a corrente de comando peça para seu mecânico atentar aos balancins, pois as vezes parecem inteiros mas se estiverem um pouco gastos, vale a pena trocar.

Abçs
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)