20-08-2007, 08:50 AM
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Na aviação, em motores convencionais usa-se dois parâmetros de temperatura, além da temperatura do óleo: o CHT (Cilinder Head Temperature) e o EGT (Exhaust Gauge Temperature), que medem a temperatura na cabeça do cilindro e do escapamento.
Para que servem?
Para você ajustar a mistura ar/combustível conforme o avião sobe e o ar fica mais rarefeito. Existe um botão ou alavanca que o piloto vai ajustando através destes instrumentos.
Para quem circula muito entre a praia e locais acima de 3000 pés (1000 metros) seria muito mais útil um temômetro desses. Mas, mesmo os aviões de pequeno porte não usa estes instrumentos caros. O piloto "sente" o regime do motor ao ajustar a mistura.
Nunca ouvi falar em superaquecimento de moto ou motor fundido, a não ser por falta de óleo.
Muito mais prejuízo causa ao motor grandes acelerações com o óleo ainda frio no carter...
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Na aviação, em motores convencionais usa-se dois parâmetros de temperatura, além da temperatura do óleo: o CHT (Cilinder Head Temperature) e o EGT (Exhaust Gauge Temperature), que medem a temperatura na cabeça do cilindro e do escapamento.
Para que servem?
Para você ajustar a mistura ar/combustível conforme o avião sobe e o ar fica mais rarefeito. Existe um botão ou alavanca que o piloto vai ajustando através destes instrumentos.
Para quem circula muito entre a praia e locais acima de 3000 pés (1000 metros) seria muito mais útil um temômetro desses. Mas, mesmo os aviões de pequeno porte não usa estes instrumentos caros. O piloto "sente" o regime do motor ao ajustar a mistura.
Nunca ouvi falar em superaquecimento de moto ou motor fundido, a não ser por falta de óleo.
Muito mais prejuízo causa ao motor grandes acelerações com o óleo ainda frio no carter...
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