Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pilotagem, como fazer curvas.
#25
Olá pessoal!
Já que o assunto é curva, existe um livro chamado "A Twist of the Wrist vol. II" e há algum tempo achei este site http://www.suzukionline.org/t12450-tradu...wrist-vol2 com a tradução dele (com alguns errinhos de português). Talvez alguém ache alguma utilidade.

Pra quem duvidar da tradução, o link do arquivo do livro em inglês é achado facilmente no gugou.com. Wink

Tem algumas dicas e alertas bem interessantes, mas uma me ajudou muito pra deixar um pouco de lado o receio de fazer curvas mais longas, que é não ficar ereto e com as costas curvadas quando somos atingidos pelo vento dentro da curva.

Quando isso ocorre, somos obrigados a segurar com mais força o guidão, deixando as mãos momentaneamente (ou reiteradamente) sem oxigenação, o que pode causar a sensação de formigamento. :?

Além disso, como a parte superior do corpo está sendo atingida pelo vento, acabamos nos tornando uma espécie de vela de barco. Daí a moto começa a mudar de direção, o que pode ser um risco. Um piloto relaxado e abaixado na moto reduz o efeito do vento. Se aumentarmos o arrasto aerodinâmico produzido pelo conjunto piloto-moto dentro da curva, elevando o corpo, pode ser gerada uma situação um tanto arriscada. :? :?

Por fim, com as mãos formigando, justamente por estarmos segurando firmes demais, a vibração da moto é transferida com mais intensidade ao nosso corpo, o que nos leva a segurar o guidão com mais força pois a sensação de formigamento aumenta, e nos dá uma sensação errônea da velocidade que realmente estamos imprimindo. Tudo dentro de uma curva. :!: :!:

Isso tudo sempre dentro dos limites de cada um, dos limites da motoca e levando em conta as condições externas (tempo, terreno, trânsito, etc). Avaliar tudo isso da forma correta e no tempo certo é algo que os livros não ensinam, só o tempo de estrada. Wink

Tem mais dicas lá: como entrar na curva, manter velocidade, a questão das retomadas, inclinação, suspensão, etc.

Espero ter contribuído de alguma forma.

Abraço geral.
Responder


Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)