Sahara Maniacos

Versão completa: Pilotagem, como fazer curvas.
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Kalkanha

Martinez....

É o seguinte...pilotagem varia de piloto pra piloto, uns são mais ousados, outros mais sussus...

Eu gosto, e gosto muito de deitar em curvas....gosto de ser ousado, ai tem uma série de fatores que influenciam em um boa curva, a começar pelo estado na moto...depois pulso firme do piloto, frieza etc....

A moto tem que estar em condição muito boa, por exemplo, as curvas que eu faço com pneu maggion, naum dá pra fazer com rinaldi, já andei em falcons e saharas com rinaldi, pneu duro, sem aderencia fica perigoso....

As dicas que o kra me deu foi observando a maneira que eu piloto...

Uma dica que tenho comigo: pneu bom rodando naum escorrega nem a pau, oq eu faço por exemplo em uma rotatória, eu venho forte da reta...ai qd entro na rotatória eu breco ao máximo com ele reta, entrei na curva eu deito a moto e solto ela...ai ela vai....

Bom tem um fator interessante de observar...qd vc entra numa curva com a moto solta...as forças que estão agindo são as segunites, a freio motor, pq vc soltou a moto, a centripeta que puxa vc dentro pra dentro da curva...atrito do pneu, que é muito importante....sem pneu bom..vc escorrega....

Mas a mais insteressante é força do freio do motor, observemos:
Qd vc solta a moto e o freio do motor entra em operação o q ocorre é que, qd vc acelera a moto a tendencia é de a traseira da moto levantar devido a força de transmissão que puxa a moto pra frente, qd o freio motor entra em operação acontece ou contráio, ele "trava a parte de baixo" da transmissão puxando assim a traseira da moto pro chão....isso faz com que o pneu traseiro cóle no chão, aumentando a aderencia da trazeira da moto...

Compreendeu??....

Ai vc vai controlando a moto, acelera, solta...ai vai....

A dica mais importante é essa, entra bem na curva, lógico que tem o fator limpeza do asfalto e condições de tempo (chuva, sol etc)...

Ai kda piloto descobre a sua maneira....

Esse amigo meu que tem a falcon a gente faz as curvas bem colocado um ao outro, a minha moto naum deixa nada a desejar pros pneus Pirelli dele e nem a ciclistica da falcon....

Frieza tb conta muito...toda curva grande é um "gelinho"na barriga diferente....

Mas é isso....coloca uns pneus bons na moto, vai com calma, deitando progressivamente, descobrindo os limites da sua moto....

Agora aceleração, isso naum tem jeito, é pulso do piloto + condições da moto....vc tem que acertar isso....

Com relação a freio, sempre freiar com a moto reta, c tiver que desviar de algo, sempre tem fazer ao máximo somente reduzindo e brecando, ams tem que ter i "filim" de saber soltar o freio na hora certa e saber equalizar bem, qd c deve usar o dianteiro e trazeiro, ou trazeiro ou só o dianteiro, o fator do freio motor é muito importante ele que puxa a moto pra baixo, assim vc tá fezendo 2 coisas, reduzindo a velocidade e estabilizando a moto, pq o freio motor naum trava as rodas da moto....

Bom qq duvida, estamos aqui....

Abri um outro tópico por achar esse tema interessante.

Fica a minha opnião..

Tenho Saharaa 2 anos a nunca tomei um susto em curvas....

Mas eu gostho muitooooo de deitar nas curvinhas....é muito legal....

Mas acho que a melhor dica seria mesmo fazer um curso de pilotagen

Abraço
Se eu tivesse grana sobrando com toda certeza faria um curso de pilotagem pra ganhar mais habilidade com a menina. Ando de moto a mais de 4 anos, com a sahara a mais de 2, mantenho na coleção de tombos, 1 com a NX200 e 3 com a sahara, tá dando uma média de 1 por ano... hehehe...
Desde garoto sou apaixonado por motos, sempre quiz ter uma, na primeira oportunidade que a grana deu, fui lá e peguei a minha. Mando relativamente bem, mas é sempre bom saber a mais do que a gente necessita pra andar no dia-a-dia, pra situações de imprevisto um diferencial poder ser o fator que irá te manter vivo ou pouco quebrado.
" Qd vc solta a moto e o freio do motor entra em operação o q ocorre é que, qd vc acelera a moto a tendencia é de a traseira da moto levantar devido a força de transmissão que puxa a moto pra frente, qd o freio motor entra em operação acontece ou contráio, ele "trava a parte de baixo" da transmissão puxando assim a traseira da moto pro chão....isso faz com que o pneu traseiro cóle no chão, aumentando a aderencia da trazeira da moto... "

Kalkanha, não seria exatamente o contrário???
Quando a gente acelera a moto a tendência da traseira é baixar, e quando usa o freio motor tende a levantar a traseira. Eu sempre acreditei ter mais aderência e controle mantendo a aceleração da moto na curva.
As palavras do Manguaça são as mesmas que o instrutor me disse, a muitos anos atrás, quando tinha ainda meus 18 anos e estava fazendo as aulinhas preparatórias pra tirar minha carteira de habilitação.

Country Biker

Martinez & Manguaça:

Tô com vcs... Tanto é verdade que se vc enrola o cabo destraído na arrancada de um sinaleiro, por exemplo,a tendência é a bichinha levantar, ou não? E não é acelerando que a trazeira abaixa e existe a facilidade pra empinar?

O que eu faço quando venho em alta na entrada das curvas é usar o freio motor pela impossibilidade de utilizar freios (quando já dentro da curva) - mas ao atingir o traçado perfeito pra efetuar a curva com velocidade e segurança, acredito que a aceleração aumenta a força centrípeta (dependendo, é claro, como disse o Kalkanha de um bom pneu com grip suficiente) e puxa a moto pro centro da curva. Aí é só contrtolar na aceleração.
Nunca fui ensinado a pilotar, fui desenvolvendo minha habilidade sozinho...lendo, observando, e praticando.
Não sei se é o correto, mas gosto de entrar nas curvas e fazê-las com a aceleração constante. Dependendo da curva ou da situação pode-se até usar os freios de levinho ou acelerar um pouco mais.
Acho que a pilotagem fica mais segura se você nunca usar a embreagem e manter uma constancia (aceleração e velocidade) durante uma curva fechada, em velocidade considerável, onde vc tem de deitar bem a motoca.
Dependendo da velocidade e do ângulo da curva decido entre três técnicas:
- deitar só a moto (dobrar quarteirões a baixas velocidades, 2º ou 3º marcha)
- deitar a moto e o corpo junto (rotatórias e curvas de estradas do interior, 4º, 5º e 6º marcha)
- deitar mais o corpo que a moto, não gosto muito de fazer, é uma técnica típica de pilotagem esportiva, requer muita habilidade e equipamento (moto) adequado.

A Sahara é uma moto que aceita bem as inclinações, por ser alta, é muito prazeirosa de ser pilotada.

PADRECO

Olha pessoal .. eu adoto o sitema semelhante a condução de carro em curva.. mantenho a aceleração e se derrepente começa a ficar muito forte a aceleração ai eu começa a usar o freio traseiso dando toque intercalados , mas sem deixar de acelerar.. ai a moto fica firme..... essa manobra chama-se Ponta Taco .. é usado geralmente em carros de Tração traseira em corridas automobilisticas...

Highlander

Eu tb, não me sinto nem um pouco seguro em entrar numa curva deitado sem acelerar ou manter a velocidade. A pior coisa que tem é quando o cara não calcula bem o ângulo da curva e precisa desacelerar no meio... haja sangue-frio...

Padreco, essa dica de tocar no freio traseiro é uma boa! Vou tentar.

E outra: dependendo da velocidade, se eu tiver que reduzir pra usar o freio motor - não sei se tb acontece com vcs - a roda trava, sim... até comecei a deixar pra reduzir todas as marchas quando a moto já tá quase parando.

Abraço!

Kalkanha

Fala Galera, falai Manguaça...

Kra, essa semana fomos fazer uma bricaderia em uma rotatória aqui da minha cidade, a gente cronometrou o melhor tempo e fizemos fotos digitais em cima de um tripé em uma posição estratégica que pegava bem a inclinação das motos...

Bom, ai eu tava falando comum kra de DT200 que tava, tava explicando as coisas que postei no forum. ai ele disse a mesma coisa que vc, que ele "acelerava" na curva...deu uma risadinha.....ai eu falei blz então...

Bom começou a rolar o esquema, minha Sahara, 2 Falcons e a DT...ai teve uma hora que o krarinha da DT entrou fraco...( ele ficou nervoso pq tava tomando apu geral ) ai ele deu um eceleradinha a mais na moto, pois ele entrou devagar na curva e deitou muito a moto, ai foi corrigir amentando a aceleração....só deu pra ouvir o vrummm da DT e trazeira dele voando de lado...parecia motocross, o kra saiu de lado....a traseira escorrgouuuuu e ele tomou um puta capote...

Bom, tudo isso só pra comentar, que acelerar na curva tb faz parte, mas deita a sua moto e acelera forte pra ver onde a traseira vai parar...fazendo curvas tb é a mesma coisas...moto deitada+aceleração= saida de trasiera pro lado contráio da inclionação da moto....

Claro que isso foi por causa de uma aceleração descontrolada...mas eu prefiro ficar com o freio motor e moto estabilizada do que correr o risco de acelerar a moto e ele perder a traseira....

Agora, Highlander...como o motor trava??

O seu motor tá travando usando freio motor...vixi....que estranho.....

O freio motor apenas reduz a motor, vai baixando a velocidade, agora c vc vem a milhão e quer segurar toda a moto no freio motor...ai tudo bem...ela vai dando um escorregadinho e o seu motor indo pro saco, principalmente os garfinhos seletores do cambio....

Eta peçinha pra gastar rapido.....

Highlander

risos

Realmente, Kalkanha, a Sara "sofreu" um pouco até eu pegar a manha dos tempos dela... na primeira semana, principalmente - até então eu só andava de biz!

Mas eu ainda tenho que cuidar, porque aqui em Novo Hamburgo é muita lomba, se eu tiver descendo, tenho que praticamente parar pra pôr a primeira, senão, a roda dá aquela travadinha... será conseqüência dos 75.000 km? Ou o piloto que é maneta?

Legal a tua experimentação, meu velho. Pelo sim, pelo não, fico com o acelerador, afinal, estilo de pilotagem cada um vai montando conforme se sente mais seguro. É que nem a mãe do cara: pode dizer o que quiser, mas ninguém quer trocar a sua!

hahahaha

Abração.
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