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Pequeno tutorial sobre baterias
#1
Prezados,
venho pouquíssimas vezes ao fórum, e sempre que o faço vejo este canal, pois sistema elétrico é um assunto que trabalho e gosto.
Tenho visto alguns posts sobre baterias, e decidi lançar um tópico que julgo ser importante.

Qtde de carga na bateria.

É possível se conhecer a carga armazenada em uma bateria com um voltimetro. A único critério é que seja um bom voltimetro, pois a precisão é importante.

12,7 volts - 100% carregada
12.4 volts - 75% de carga
12,2 volts - 50% de carga
12,0 volts - 25% de carga
11.9 volts - descarregada

Qual a importancia disso?
Uma bateria tem a capacidade de acumular carga. Na sahara esta capacidade é de 7Ah, ou seja, a bateria consegue suprir uma corrente de 7 Amperes por 1 hora (Ah = Ampér/hora).
Uma bateria com 50% tem - teoricamente - capacidade de suprir os mesmos 7 amperes por metade do tempo.
Como durante a partida a corrente é muito elevada (Creio que na sahara a corrente de partida seja superior a 30 Amperes) esse acumulo se perde rapidamente. Se a bateria não estiver com com carga suficiente, um único acionamento do arranque é capaz de descarregá-la completamente.

capacidade de armazenamento

As baterias perdem capacidade com o simples passar do tempo. Dentro delas os processos químicos nunca param, e isso gera envelhecimento de suas composições. Para saber o quanto sua bateria ainda tem de capacidade faça o seguinte teste:
Dê uma boa carga na bateria (rodando ou usando um carregador)
Desligue a moto e meça a tensão (veja a tabela acima)
mantenha o motor desligado e ligue tudo possível no sistema eletrico (farl alto, piscas, luz de freio, etc) por 1 minuto.
Desligue tudo e volte a medir a tensão da bateria após 2 minutos.
Acompanhe a tabela lá em cima pra ver em que estado ela ficou.

Sulfatação.

Baterias criam cristais em sua solução que aceleram o fim da vida útil (sulfatos).
Se estas forem mantidas sem carga com capacidade inferior a 75% a sulfataçào começa a acontecer de modo acelerado.
Essas baterias aceitam carga, mas as perdem rapidamente.
Uma soluçào interessante para acabar com sulfataçào são os carregadores de lâmpadas, ou ligar e desligar um carregador de baterias continuamente.
Remova toda a solução da bateria, reponha com água limpa. Agite a bateria e repita a operação mais 3 vezes. Por fim, deixe-a repousando por umas 3 horas e inicie a recarga com um caregador de lâmpadas.
mas lembre-se de monitorar a recarga, pois esses carregadores não tem controle de carga e podem terminar de destruir a bateria. A tensã máxima deve ser de 15V (nem um milivolt a mais!!!)

bateria em curto.

baterias com 10,5V ou menos, após uma recarga completa, tem células em curto: Sucata com ela.

Regulador e recarga

Aqui uma tabelhinha pra saber como anda o sistema de recarga da moto.

Ligue o motor da moto e meça a tensão na bateria.
entre 13,6 e 14,4V - Tensao de recrga ok
acima de 14,4V - sobretensão - risco de aquecimento e fervura
abaixo de 13,6V. subtensão - a bateria vai acabar com carga insuficiente.

Motor arranque
Se a bateria está em ordem, e o regulador (bibina, alternador, dinamos) estão carregando a bateria perfeitamente, deve-se checar se o arranque está em ordem. Problemas como escovas gastas, oxidação em pontos do eixo, e afins podem tornar o arranque "pesado", causando a sensaçào que bateria está fraca.

Coloque o voltimetro na bateria meça a tensão durante o arranque do motor. A tensão não pode ficar abaixo de 9V e o ideal é que fique acima de 10V. Um voltimetro analógico (de ponteiro) mostra mais facilmente.

...

Ok. Por hora, chega.
Depois eu volto e coloco mais coisas que lembrar.

Espero que este pequeno tutorial seja util.

Destro
Digo não à peças roubadas!
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