Sahara Maniacos

Versão completa: Pequeno tutorial sobre baterias
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Prezados,
venho pouquíssimas vezes ao fórum, e sempre que o faço vejo este canal, pois sistema elétrico é um assunto que trabalho e gosto.
Tenho visto alguns posts sobre baterias, e decidi lançar um tópico que julgo ser importante.

Qtde de carga na bateria.

É possível se conhecer a carga armazenada em uma bateria com um voltimetro. A único critério é que seja um bom voltimetro, pois a precisão é importante.

12,7 volts - 100% carregada
12.4 volts - 75% de carga
12,2 volts - 50% de carga
12,0 volts - 25% de carga
11.9 volts - descarregada

Qual a importancia disso?
Uma bateria tem a capacidade de acumular carga. Na sahara esta capacidade é de 7Ah, ou seja, a bateria consegue suprir uma corrente de 7 Amperes por 1 hora (Ah = Ampér/hora).
Uma bateria com 50% tem - teoricamente - capacidade de suprir os mesmos 7 amperes por metade do tempo.
Como durante a partida a corrente é muito elevada (Creio que na sahara a corrente de partida seja superior a 30 Amperes) esse acumulo se perde rapidamente. Se a bateria não estiver com com carga suficiente, um único acionamento do arranque é capaz de descarregá-la completamente.

capacidade de armazenamento

As baterias perdem capacidade com o simples passar do tempo. Dentro delas os processos químicos nunca param, e isso gera envelhecimento de suas composições. Para saber o quanto sua bateria ainda tem de capacidade faça o seguinte teste:
Dê uma boa carga na bateria (rodando ou usando um carregador)
Desligue a moto e meça a tensão (veja a tabela acima)
mantenha o motor desligado e ligue tudo possível no sistema eletrico (farl alto, piscas, luz de freio, etc) por 1 minuto.
Desligue tudo e volte a medir a tensão da bateria após 2 minutos.
Acompanhe a tabela lá em cima pra ver em que estado ela ficou.

Sulfatação.

Baterias criam cristais em sua solução que aceleram o fim da vida útil (sulfatos).
Se estas forem mantidas sem carga com capacidade inferior a 75% a sulfataçào começa a acontecer de modo acelerado.
Essas baterias aceitam carga, mas as perdem rapidamente.
Uma soluçào interessante para acabar com sulfataçào são os carregadores de lâmpadas, ou ligar e desligar um carregador de baterias continuamente.
Remova toda a solução da bateria, reponha com água limpa. Agite a bateria e repita a operação mais 3 vezes. Por fim, deixe-a repousando por umas 3 horas e inicie a recarga com um caregador de lâmpadas.
mas lembre-se de monitorar a recarga, pois esses carregadores não tem controle de carga e podem terminar de destruir a bateria. A tensã máxima deve ser de 15V (nem um milivolt a mais!!!)

bateria em curto.

baterias com 10,5V ou menos, após uma recarga completa, tem células em curto: Sucata com ela.

Regulador e recarga

Aqui uma tabelhinha pra saber como anda o sistema de recarga da moto.

Ligue o motor da moto e meça a tensão na bateria.
entre 13,6 e 14,4V - Tensao de recrga ok
acima de 14,4V - sobretensão - risco de aquecimento e fervura
abaixo de 13,6V. subtensão - a bateria vai acabar com carga insuficiente.

Motor arranque
Se a bateria está em ordem, e o regulador (bibina, alternador, dinamos) estão carregando a bateria perfeitamente, deve-se checar se o arranque está em ordem. Problemas como escovas gastas, oxidação em pontos do eixo, e afins podem tornar o arranque "pesado", causando a sensaçào que bateria está fraca.

Coloque o voltimetro na bateria meça a tensão durante o arranque do motor. A tensão não pode ficar abaixo de 9V e o ideal é que fique acima de 10V. Um voltimetro analógico (de ponteiro) mostra mais facilmente.

...

Ok. Por hora, chega.
Depois eu volto e coloco mais coisas que lembrar.

Espero que este pequeno tutorial seja util.

Destro
Valeu Destro... show.

E aparece mais... ainda não tive o pazer de te conhecer... que tal uma esticada esse final de semana até Vinhedo???

Abraçooooooooooooooooooo

clevison

parece que este tópico caiu do céu, anteontem levei a bateria da minha cb para dar uma carga o rapaz disse que a bateria não pega arga alguma , será que ele fez tudo o que podia fazer , ou sera que ele simplesmente fez o basico e como não funcionou , disse que não tinha geitosó pra eu poder comprar outra???????


tentei esse carregador de lâmpada , por duas horas e não carregou nada também , nem pra acender uma lâmpada .

levando em conta o preço da bateria da cb 150 reais no lugar mais barato por aqui, será que não existe uma forma de reparar ou até mesmo (sei que é perigoso) abrí-la para fazer uma limpeza mais profunda e verificar se existem placas em curto , se existe como , quem poderia dizer os procedimentos mais corretos para a reparação de uma bateria , e depois de aberta claro como fechá-la , abastecê-la e carregar de forma correta .

sou curioso por natureza e sei que a curiosidade é a base do conhecimento , como não acho nada a respeito na net, só perguntando pros outros mesmo , agradeço .

abraços
Destro caraca...até estava parecendo coisa do passado...kkkkkkkkk

Presado amigo, muito bom vê-lo pr aqui novamente...

Para mim tbm foi muito útil e instrutivo tutorial, pois amanhã mexerei na minha bateria, digo, da minha sassá...kkkkkkkkkkkk

Grande abraço...e vê se reaparece com mais frequência...

lazas

CAIU do CEU esse tuto

Preciso fazer urgente esse teste a bateria ta ruim da minha...


!!!!!!!!!!!!!!!!

Valeu !!!!!!
Rapaz,

Esse Destro mandou ver.

Depois dessa aula, já posso discutir o assunto. Utilíssima postagem - PA-RA-BÉNS!
Ótimo post, Destro! Até eu que sou cego em elétrica vi uma luz no fim do túnel!!!
Moderas, tem com deixar esse tópico fixo?

Pechaves

Pergunta: qual o valor de uma bateria nova para a Sahara?
Aqui em Niterói tá na casa dos 80 "merréu". No Rio deve estar um pouco mais barato, no Maia eu acredito que você encontre na casa dos R$ 60,00.
Abraço

Side

Hoje tô trocando a batera da minha Saharinha sem saber qual a marca e tals, pois pelo motivo de urgência, tive que ligar pra loja e pedir pra entregarem em casa. O valor que paguei é R$ 59,00.

Por isso aproveito pra perguntar aos especialistas: qual a melhor bateria para uma Sahara? Tem alguma marca específica?

Abraços!
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