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HOT PEPERS, QUEM SE HABILITA?
#33
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No sentido geral é mais ou menos assim. Praticamente tudo o que se fizer vai aumentar potência. Seja 0,000001 hp como disse o colega, seja 200% como se consegue em ambientes competitivos.

Particularmente acho que o motor de 350 cc da Sahara tem potência escondida. Por causa da baixa compressão 8,89:1. Mas para você mexer na compressão,(qualquer mecânico e torneiro razoável faz isso) você terá que:
1º) Usar uma gasolina de mais alta octanagem para prevenir pré-ignição (gasolina de avião, ou álcool talvez). Essa gasolina tem sei lá menos de 50 octanas, de avião chega a 120 (gasolina verde).
2º) Vai ter que mexer na ignição. Não só o ponto, mas na vela também e talvez até na bobina.
3º) Tudo isso vai aumentar a já quente temperatura de trabalho do motor. Talvez teria que melhorar a refrigeração e até mexer no escapamento...
4º) Outra coisa como a curva de potência seria alterada pode ser que alguma coisa deverá ser feita na transmissão/relação, pois o motor trabalhará em regimes mais altos.


E por aí vai, amigo Clevison. Resumo da ópera se mexe numa coisa tem que mexer em uma cadeia de outras coisas.

Porque? Porque os resultados começam a complicar: às vezes vc fica sem lenta, outra motor funciona irregular ou muda de comportamento quando quente ou frio... E, se vc não tiver um laboratório de mecânica a disposição poderá levar anos para acertar tudo. No meu tempo de curioso a coisa ficava tão feia que a gente acabava vendendo o motor pro ferro velho, rrssss. Vê quanto tempo o pessoa da Fórmula 1 leva para acertar motores.

Cromagem de peças internas, não sei se ainda usa, mas no meu tempo de moleque, nos rachas, se cromava praticamente qualquer peça interna que tenha fricção. Não a cromagem é feita de forma eletrolítica, independe do calor.

Mas esta idéia sua de aumentar o fluxo de ar tem lógica. Mas tem que aumentar o fluxo de combustível também... daí, se não fizer bem feito a estequiometria lhe janta...

Estes monocilindro de baixa cilindrada são críticos. Não sei já viu como é difícil fazer pegar motorzinho de aeromodelo. É mais ou menos por aí amigo ...


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