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freio acende luz dianteira - Rogério I. Domingues - 24-09-2008 pessoal, não achei ( a principio ) um tópico sobre esse assunto , qualquer coisa me direcionem !! tá acontecendo o seguinte : quando aperto o manete do freio diânteiro ta acendendo a luz do painel e a lanterna do farol diânteiro ???? não sei se já acontecia antes , mas notei esse fenômeno depois que coloquei a rabeta e lanterna traseira da XTZ , a ligação é a mesma , 3 fios ( 1 neutro , 1 lanterna e 1 freio ) será que foi isso ?? não que esteja incomodando , mas fato me deixou intrigado !! alguém se habilita a desvendar o mistério da luz de freio dianteira e do painel que me avisa quando estou freiando kkkkkkkkk ??? abração Re: freio acende luz dianteira - Piske - 24-09-2008 Rogério I. Domingues Escreveu:pessoal, não achei ( a principio ) um tópico sobre esse assunto , qualquer coisa me direcionem !! Simples! Duas opções: 1 - De alguma forma você ligou o fio da luz de freio juntamente com o fio da sinaleira! Ou, 2 - Verifique o aterramento da lanterna traseira!!! Se não houver aterramento (leia-se fio neutro) a sinaleira pode acender sim! Testa lá e nos dê retorno... Boa sorte! Piske - pato_donald_vini - 24-09-2008 Pô cara, fácil fácil: 1 - Pega as luzes do painel e a lanterna, alonga todos os fios e adapta pra entrar de Break-light no baú; 2 - Compra uma lanterna de escoteiro, adapta pra entrar no buraco do bloco óptico e pra acender no botão; 3 - Compra um daqueles óculos de visão noturna do exército pra enxergar o painel de noite (nem a galera do xenon vai enxergar tanto que nem vc!). Ou então nunca mais ande de moto à noite (opção econômica). Faz aí e se resolver vc me fala... aehuaheuhauehu Brincadeira mermão, brincadeira. Bota umas fotos aí da tua rabeta que tá todo mundo querendo ver(!). Bota também o valor dessas embonecagens todas aí. Seguindo a idéia do Piske, eu acho que foi a opção 1. Até porque, convenhamos, um flamenguista nunca iria esquecer do fio-terra, né? aheuaheuhaueha (eu sei que não tô em condições de zuar ninguem... mas é só pra não perder o ritmo!) - Rogério I. Domingues - 24-09-2008 pessoal , se alguém tivé um tempinho , só confirma pra mim, no diagrama do sistema elétrico indica que o fio verde é o terra ?? confirmam, porque se for mesmo , taí meu erro, por ser um verde , um verde/amarelo e um marrom , na confiança de que preto é sempre neutro liguei o negativo no marrom , e ao que o diagrama indica teria que ser o verde. vou ter que inverter em casa, daí aviso. abraço e obrigado a atenção. Brincadeira mermão, brincadeira. Bota umas fotos aí da tua rabeta que tá todo mundo querendo ver(!). Bota também o valor dessas embonecagens todas aí pato flu ( kkkkkkk nem falo nada ) tá faltando pilha pra tira umas FO-TOS da mudança de rabeta, mas fds em Ponta G... rola as fotos , falou. abração KKKKKKKKK segundona KKKKKK não aguento - Piske - 24-09-2008 Rogério I. Domingues Escreveu:pessoal , se alguém tivé um tempinho , só confirma pra mim, no diagrama do sistema elétrico indica que o fio verde é o terra ?? confirmam, porque se for mesmo , taí meu erro, por ser um verde , um verde/amarelo e um marrom , na confiança de que preto é sempre neutro liguei o negativo no marrom , e ao que o diagrama indica teria que ser o verde. vou ter que inverter em casa, daí aviso. abraço e obrigado a atenção. Só pára esclarecer: Essa história de fio preto ser sempre neutro é furada hein...! ! ! ! No caso das instalações/circuitos elétricos automotivos, pode ser que haja diferença, mas em instalações elétricas prediais (casas, indústrias, etc.) existe norma técnica a ser seguida! Como alguns devem saber, sou eletricista formado pelo SENAI-SC e portanto manjo "um pouco" da coisa....! Enfim... A norma NBR 5410 da ABNT estabelece algumas cores para funções exclusivas numa instalação elétrica: o uso de condutores com isolação na cor azul clara como condutor neutro; com isolação na cor verde ou verde e amarela (brasileirinho) como condutor de proteção , também conhecido como fio terra; e as demais cores, exceto as já citadas, como condutor fase É claro que isso nem sempre é seguido mas..... é bom tomar cuidado! Para não errar: AZUL é SEMPRE NEUTRO ! ! ! ! VERDE é SEMPRE TERRA ! ! ! ! E as demais cores têm uso livre em positivos, retornos, etc. Abraços e bom trabalho, Piske - Juan - 24-09-2008 Concordo com vc piske mas ja vi instalaçoes como a de uma subestação em piracicaba de uma grande empresa que o verde e amarelo era na verdade 220 v e eu quase aterrei meu equipamento neste fio imagine o show pirotecnico que ia fazer se colocasse o equipamento ainda bem que olhei antes com um multimetro se nao .....l.... Por isso se possivel antes de mexer na magrela sempre em mãos esquema eletrico e multimetro dentro do possivel , em relação ao problema apresentado deve algum fio ligado errado , so uma coisa simples mas e bom checar se a instalação da moto esta ok , se não esta descascada entre outras coisas... - pato_donald_vini - 24-09-2008 Pra não dizer que eu não ajudei, quando eu desmontei meu painel, o fio marrom era o positivo e o verde era o negativo. Eu lembro que estava montando com um amigo (eletricista), e eu já ia montar o verde como positivo, aí ele disse que em motos e alguns tipos de carros, as cores são assim. Aliás, ele disse que cada veículo tem seu esquema próprio, as cores não são um padrão. Então, a merda q eu ia fazer, vc acabou fazendo mermão... Peraê, vc disse que vai passar o final-de-semana aonde mesmo...??? DIVIRTA-SE! ahauehauehuaehuhaeu - Rogério I. Domingues - 24-09-2008 vou passar o fim de semana no 11º aniversário do moto clube anjos do asfalto numa cidade a 150 km de telêmaco e 100 km de curitiba onde tem o parque estadual de vila velha, furnas e lagoa dourada....kkkkkkkkkk se larga mão de se mané ooooo segunda divisão !! sai pra lá com esse batiman desmunhecado kkkkkkkk é amigão , pelo visto liguei fio errado, vô arrumá mais tarde. abração - slash - 24-09-2008 Graças a esse "erro" voce ganhou aquele apelido brow....lembra? Arruma logo isso ai ow preguiçoso, desde Paranaguá que ta assim! E não mexe com o timão eim............. Abraços!!! - Martinez - 24-09-2008 cuidado, do jeito que vai, se apertar a embreagem ela dá seta ![]() ![]() ![]() |