Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
freio acende luz dianteira
#1
pessoal, não achei ( a principio ) um tópico sobre esse assunto , qualquer coisa me direcionem !!
tá acontecendo o seguinte : quando aperto o manete do freio diânteiro ta acendendo a luz do painel e a lanterna do farol diânteiro ???? não sei se já acontecia antes , mas notei esse fenômeno depois que coloquei a rabeta e lanterna traseira da XTZ , a ligação é a mesma , 3 fios ( 1 neutro , 1 lanterna e 1 freio ) será que foi isso ?? não que esteja incomodando , mas fato me deixou intrigado !! alguém se habilita a desvendar o mistério da luz de freio dianteira e do painel que me avisa quando estou freiando kkkkkkkkk ??? abração
Responder
#2
Rogério I. Domingues Escreveu:pessoal, não achei ( a principio ) um tópico sobre esse assunto , qualquer coisa me direcionem !!
tá acontecendo o seguinte : quando aperto o manete do freio diânteiro ta acendendo a luz do painel e a lanterna do farol diânteiro ???? não sei se já acontecia antes , mas notei esse fenômeno depois que coloquei a rabeta e lanterna traseira da XTZ , a ligação é a mesma , 3 fios ( 1 neutro , 1 lanterna e 1 freio ) será que foi isso ?? não que esteja incomodando , mas fato me deixou intrigado !! alguém se habilita a desvendar o mistério da luz de freio dianteira e do painel que me avisa quando estou freiando kkkkkkkkk ??? abração

Simples!

Duas opções:

1 - De alguma forma você ligou o fio da luz de freio juntamente com o fio da sinaleira!
Ou,
2 - Verifique o aterramento da lanterna traseira!!!
Se não houver aterramento (leia-se fio neutro) a sinaleira pode acender sim!

Testa lá e nos dê retorno...

Boa sorte!
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#3
Pô cara, fácil fácil:

1 - Pega as luzes do painel e a lanterna, alonga todos os fios e adapta pra entrar de Break-light no baú;

2 - Compra uma lanterna de escoteiro, adapta pra entrar no buraco do bloco óptico e pra acender no botão;

3 - Compra um daqueles óculos de visão noturna do exército pra enxergar o painel de noite (nem a galera do xenon vai enxergar tanto que nem vc!). Ou então nunca mais ande de moto à noite (opção econômica).

Faz aí e se resolver vc me fala... aehuaheuhauehu

Brincadeira mermão, brincadeira. Bota umas fotos aí da tua rabeta que tá todo mundo querendo ver(!). Bota também o valor dessas embonecagens todas aí.

Seguindo a idéia do Piske, eu acho que foi a opção 1. Até porque, convenhamos, um flamenguista nunca iria esquecer do fio-terra, né? aheuaheuhaueha

(eu sei que não tô em condições de zuar ninguem... mas é só pra não perder o ritmo!)
Responder
#4
pessoal , se alguém tivé um tempinho , só confirma pra mim, no diagrama do sistema elétrico indica que o fio verde é o terra ?? confirmam, porque se for mesmo , taí meu erro, por ser um verde , um verde/amarelo e um marrom , na confiança de que preto é sempre neutro liguei o negativo no marrom , e ao que o diagrama indica teria que ser o verde. vou ter que inverter em casa, daí aviso. abraço e obrigado a atenção.

Brincadeira mermão, brincadeira. Bota umas fotos aí da tua rabeta que tá todo mundo querendo ver(!). Bota também o valor dessas embonecagens todas aí

pato flu ( kkkkkkk nem falo nada ) tá faltando pilha pra tira umas FO-TOS da mudança de rabeta, mas fds em Ponta G... rola as fotos , falou. abração KKKKKKKKK segundona KKKKKK não aguento
Responder
#5
Rogério I. Domingues Escreveu:pessoal , se alguém tivé um tempinho , só confirma pra mim, no diagrama do sistema elétrico indica que o fio verde é o terra ?? confirmam, porque se for mesmo , taí meu erro, por ser um verde , um verde/amarelo e um marrom , na confiança de que preto é sempre neutro liguei o negativo no marrom , e ao que o diagrama indica teria que ser o verde. vou ter que inverter em casa, daí aviso. abraço e obrigado a atenção.

Só pára esclarecer:

Essa história de fio preto ser sempre neutro é furada hein...! ! ! !

No caso das instalações/circuitos elétricos automotivos, pode ser que haja diferença,
mas em instalações elétricas prediais (casas, indústrias, etc.) existe norma técnica a ser seguida!

Como alguns devem saber, sou eletricista formado pelo SENAI-SC e portanto manjo "um pouco" da coisa....!

Enfim...

A norma NBR 5410 da ABNT estabelece algumas cores para funções exclusivas
numa instalação elétrica:
o uso de condutores com isolação na cor azul clara como condutor neutro; com isolação na cor verde ou
verde e amarela (brasileirinho) como condutor de proteção
, também conhecido como fio terra;
e as demais cores, exceto as já citadas, como condutor fase

É claro que isso nem sempre é seguido mas..... é bom tomar cuidado!

Para não errar:
AZUL é SEMPRE NEUTRO ! ! ! !
VERDE é SEMPRE TERRA ! ! ! !


E as demais cores têm uso livre em positivos, retornos, etc.


Abraços e bom trabalho,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#6
Concordo com vc piske mas ja vi instalaçoes como a de uma subestação em piracicaba de uma grande empresa que o verde e amarelo era na verdade 220 v e eu quase aterrei meu equipamento neste fio imagine o show pirotecnico que ia fazer se colocasse o equipamento ainda bem que olhei antes com um multimetro se nao .....l....

Por isso se possivel antes de mexer na magrela sempre em mãos esquema eletrico e multimetro dentro do possivel , em relação ao problema apresentado deve algum fio ligado errado , so uma coisa simples mas e bom checar se a instalação da moto esta ok , se não esta descascada entre outras coisas...
Juan Frids
11 97517 9350 Claro 
Responder
#7
Pra não dizer que eu não ajudei, quando eu desmontei meu painel, o fio marrom era o positivo e o verde era o negativo. Eu lembro que estava montando com um amigo (eletricista), e eu já ia montar o verde como positivo, aí ele disse que em motos e alguns tipos de carros, as cores são assim. Aliás, ele disse que cada veículo tem seu esquema próprio, as cores não são um padrão. Então, a merda q eu ia fazer, vc acabou fazendo mermão...

Peraê, vc disse que vai passar o final-de-semana aonde mesmo...???

DIVIRTA-SE! ahauehauehuaehuhaeu
Responder
#8
vou passar o fim de semana no 11º aniversário do moto clube anjos do asfalto numa cidade a 150 km de telêmaco e 100 km de curitiba onde tem o parque estadual de vila velha, furnas e lagoa dourada....kkkkkkkkkk se larga mão de se mané ooooo segunda divisão !! sai pra lá com esse batiman desmunhecado kkkkkkkk

é amigão , pelo visto liguei fio errado, vô arrumá mais tarde. abração
Responder
#9
Graças a esse "erro" voce ganhou aquele apelido brow....lembra?

Arruma logo isso ai ow preguiçoso, desde Paranaguá que ta assim!

E não mexe com o timão eim.............


Abraços!!!
Responder
#10
cuidado, do jeito que vai, se apertar a embreagem ela dá seta Big Grin Big Grin

[Imagem: risada.jpg]
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)