Sahara Maniacos
Pistão e aneis, como eu sei que é hora de trocar??? - Versão para Impressão

+- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn)
+-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9)
+--- Fórum: Motor (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Tópico: Pistão e aneis, como eu sei que é hora de trocar??? (/showthread.php?tid=1587)

Páginas: 1 2 3 4 5 6


- RED - 06-05-2008

jamesleepotta Escreveu:A unica junta que coloquei original foi a do cabeçote, achei melhor ainda que muitos digam que a paralela é melhor, o resto é tudo ching-ling baratin, não teve nenhum vazamento, tudo zerado...

Por enquanto a "red_apple" não menstrua, ops, não vaza... kkkkkk
mas se aparecer algum fiozito di ólio, ara, vô comê os fígo do mecânico :evil:
Eu dissprele botar péçasss di qualidadi não duvidosa... Smile


- Martinez - 16-06-2008

Falando em troca de peças, estive hoje pensando...

Minha moto está perdendo pressão pela junta do cilindro.
Bom, pensei comigo, como está na garantia, o mecânico vai ter
que trocar sem cobrar nada.

Mas, como a uruca está sobre minha cabeça a pelo
menos um ano, o corno não quiz me dar garantia porque
ele me perguntou antes de fechar o motor qual tipo de juntas
eu queria, paralelas ou originais. Lembro que questionei
o cabra, ele disse que original seria o ideal, mas que paralelo
ele também usa bastante e nunca teve problemas, então fui
de paralelo, deu m.erda e agora ele não quer me dar garantia
porque eu me recusei a usar junta original, FDP. :twisted:

Estou seriamente querendo comprar um torquímetro,
como não tem que desmontar nada, só sacar e trocar
a junta, tô pensando em fazer eu mesmo.

Dúvida. Passo cola ou não?
Qual cola usar? A junta que está no motor tem cola,
embora o Leandro me disse pra não usar cola.
Estive em outra oficina e o tio me disse que é bom
fechar o motor passando cola, e deixar passar a noite
secando, só ligar a moto no outro dia.

Qual a força a ser aplicada no fechamento?
Pelo preço que iria pagar só de mão-de-obra,
vale a pena comprar o torquímetro e trocar eu mesmo.

Abraços.
Martinez


- Arias - 16-06-2008

Martinez, bem safado o seu mecânico. Se ele não iria dar garantia na junta paralela, que avisasse antes pra você decidir se faria com ele ou não e qual junta usar. Não sei não, mas dá um pulo no Procon da sua cidade e pede uma orientação pra eles.
Bom, quanto à cola, abri com um amigo dois motores dele, um de uma XR200 que abrimos até o osso e outro de uma DT200 que só sacamos cilindro e virabrequim, além disso tirei um vazamento do cabeçote da minha Sahara e troquei o retentorde embreagem de uma Strada que tive, fora os motores abretos na faculdade. Sempre usei cola, aquele veda juntas para motores diesel e nunca tivemos problemas de vazamento de qualquer espécie. Só preste atenção pra colocar uma camada não muito grossa e não fechar qualquer duto de circulação de óleo, além de dar uma boa limpeza antes de fechar o motor.
Se você tiver a chance, deixe o motor sem trabalhar por 24h como medida de precaução.
O manual de serviço da Sahara tem os torques especificados, se não me engano.
Abraço e boa sorte!


- Martinez - 16-06-2008

Olá Arias, que bom ter alguém com formação específica na área.

Qual marca (fabricante) de cola me recomenda?

Obrigado.


- Fuinessa - 17-06-2008

Martinez Escreveu:Estou seriamente querendo comprar um torquímetro,
como não tem que desmontar nada, só sacar e trocar
a junta, tô pensando em fazer eu mesmo.

Dúvida. Passo cola ou não?
Qual cola usar? A junta que está no motor tem cola,
embora o Leandro me disse pra não usar cola.
Estive em outra oficina e o tio me disse que é bom
fechar o motor passando cola, e deixar passar a noite
secando, só ligar a moto no outro dia.

Abraços.
Martinez

Primeiramente, vc sabe quanto custa um torquímetro ? Bom vou te dizer, um vagal custa R$400,00.
Seria o correto, mas vc não precisa de um torquímetro pra fazer esse serviço, dá pra fazer sem tranquilamente é só ter um pouco de noção de peso.
O torque de aperto da porca do prisioneiro do cabeçote é de 4,5kg.

Claro que não usa cola, em junta de cabeçote nehum se usa cola, se colocar vai perder o serviço. Como aconteceu agora. Nessa junta, NÃO se usa cola! Cola só na tampa do cabeçote.

Essa foto é da junta que estava na minha, é a paralela de amianto.
Quando fiz a retífica, coloquei a original, mas não prestou, como o cilindro e o cabeçote não são novos e embora tenha plainado os dois lados, a junta não assentou e hj ela apresenta um merejamento pela junta.
[Imagem: sahara18.JPG]

E essa é a junta original.
[Imagem: sahara19.JPG]

Vou ter que abrir meu motor pra mexer na quinta marcha, e não vou colocar a junta original, inclusive já comprei o jogo de juntas e vou por a de amianto mesmo.
Eu não sei, pois nunca abri um motor original, mas acho que tem algum segredo na boca da camisa, não sei, é suspeita.


- Arias - 17-06-2008

Martinez Escreveu:Olá Arias, que bom ter alguém com formação específica na área.

Qual marca (fabricante) de cola me recomenda?

Obrigado.

Grande Martinez, sempre comprei a que estava na prateleira da loja, nunca pedi por marca especial e nunca tive qualquer tipo de problema.

Sobre o torquímetro, é um instrumento caro sim, mas também nem tanto. Como não é necessária uma precisão muito grande, você pode optar por peças sem calibração e de marcas não tão prestigiadas. Não tô falando que qualquer coisa serve, comprar instrumento muito vagabundo é a mesma coisa que não comprar, mas segue uma sugestão "em conta".

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.lojadolar.com/view,16411,torquimetro_vareta_para_encaixe_1_2_,Tramontina.aspx">http://www.lojadolar.com/view,16411,tor ... ntina.aspx</a><!-- m -->

Boa sorte com sua menina!

Abraço


- Martinez - 17-06-2008

Fuinessa, vi um torquimetro desse de vara aqui em Pira por R$ 145,00
só não sei se era tramontina, não me atentei para esse detalhe.

Mas poxa, ele iria me cobrar R$ 80,00 pra isso, e por 145 pra ter
essa ferramenta pra vida toda, acho aceitável.

Arias, confirma pra mim, 4,5 kg força são 39,23 N.m?

Abração.


- Arias - 17-06-2008

Martinez Escreveu:Arias, confirma pra mim, 4,5 kg força são 39,23 N.m?

Abração.

Martinez, vamos lá: 4,5kgfm * 9,81m/s² = 44,145Nm

Na prática, pode adotar a aceleração da gravidade como 10m/s² e usar 4,5kgfm como 45,0Nm, é o que se faz normalmente.
Como o torquímetro muito provavelmente não vai ter essa precisão de 0,8Nm, ainda mais o de vareta (que é o usado nas autorizadas Honda), pode usar 45Nm tranquilamente.
Ah, acho que vale muito a pena ter um torquímetro em casa sim, ainda mais se você vai fuçar muito a moto! Evita "espanar" roscas, principalmente em locais delicados.

Grande abraço.


- Martinez - 17-06-2008

Arias Escreveu:
Martinez Escreveu:Arias, confirma pra mim, 4,5 kg força são 39,23 N.m?

Martinez, vamos lá: 4,5kgfm * 9,81m/s² = 44,145Nm
Na prática, pode adotar a aceleração da gravidade como 10m/s² e usar 4,5kgfm como 45,0Nm, é o que se faz normalmente.

Grande abraço.

GOOGLE LAZARENTO :twisted: :twisted: :twisted:


- Felipe Bento - 17-06-2008

Se for abrir o motor, já faz tudo de uma vez... retifíca a camisa, troca pistão, anéis e vedadores que é pra vc não se encomodar tão cedo com sua sahara.

Abraço