Sahara Maniacos
Trava do pinhão - Versão para Impressão

+- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn)
+-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9)
+--- Fórum: Relação (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=30)
+--- Tópico: Trava do pinhão (/showthread.php?tid=156)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18


- Ari Jr. - 11-04-2007

Coloque o anel e esqueça dos problemas com a trava. Coloquei o meu antes de ir pra Carrancas e a moto ficou o bicho, viajei na maior tranquilidade!! Só tem que prestar atenção na hora da colocação e testar antes, de preferencia em baixa velocidade.
Abç.


Maldita trava!!! - AlexandreDuarte - 28-05-2007

Fala galera... poxa... que bom saber que já aconteceu esse problema com vcs também... Estava a uns 100km de casa quando a maldita trava foi pro brejo kkkkkkkk!!! Fui andando devagar até em casa, porém a carenagem do pinhão e a corrente ficaram danificadas... Aqui em Brasília não achei a maldita trava e tive que encomendar no Rio de Janeiro!!! Me custou R$ 5,00 fora o Sedex!!! Vou tentar conseguir um anel elástico desses que vocês indicaram!!! Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!!!!


Esqueci de citar... kkkk - AlexandreDuarte - 28-05-2007

Po galera, esqueci de dizer... que no desespero por não ter outra pra substituir, pois quebrou ontem... pleno domingo no final da tarde... eu recoloquei a "bendita" trava no lugar e amassei ela com o alicate de pressão. Ela ficou ovalizada e consequentemente travada na ranhura do eixo... a outra nova já ta vindo do RJ, até aí blz... o grande problema vai ser retirar a velha que ovalizei kkkkkkkkkkk!!!!! Um forte abraço a todos os Sahara Maníacos!!!


- DALTON - 28-05-2007

Opa Alexandre,,,
Eu tenho uma trava reserva,, E comprei o anel elástico em uma loja de auto-peças próxima á Trilha Motos.
Se vc quizer a minha para tirar a medida,, me manda uma MP
Abraços


Valeu Dalton!!! - AlexandreDuarte - 28-05-2007

Muito obrigado Dalton!!! Eu amassei a minha trava velha com o alicate e estou usando a moto assim!!! kkkk!! A trava nova chega amanhã por sedex e darei um pulo amanhã mesmo na rua da Trilha motos pra comprar o anel elástico!!! Muito obrigado pela sua ajuda!!! Já estava dando umas foleadas nas tele listas catando casas de parafuso pra tentar achar o anel elástico!!! Valeu mesmo pela dica!!! Um forte abraço pra ti e toda família Sahara Maniacos!!! Fiquem com Deus!!!


- Admin - 19-06-2007

Redirecionando

paulao Escreveu:Seguinte galera, desde que comprei, ela já vinha com a trava elástica, troquei a relação e tava tudo direitinho... até que um dia simplesmente a trava elástica sumiu!
percebi isso e coloquei outra.

aproveitando relatos, eu queria colocar o pinhão 15 dentes da vaz, comprei um e instalei, colocando direitinho a trava, e o anel elástico tudo na boa, ficou uma maravilha!
rodei só uns 200 km!
outro dia chegando em casa, simplesmente a moto não queria andar mais, achei que fosse algum problema na caixa, engatava a primeira e nada, tentei a segunda marcha, e a moto não andava!! até que olhei e vi que a trava elástica tinha desaparecido e a trava do pinhão não segurou, veio saindo junto com o pinhão e ele ficou ali exatamente naquele vão onde fica o rebaixo da trava, e estava todo comido e comendo também o eixo, já que ao acelerar o eixo girava mas o pinhão não tinha apoio suficiente nos dentes para girar, já que estava naquela posição onde o eixo é rebaixado para o encaixe da trava, então simplesmente foram-se os dentes!

ferrou todo o pinhão por dentro e um bocado do eixo na altura da colocação da trava!

levei a moto pra casa empurrada, lá desmontei, olhei e chorei!

fiquei dois dias pensando no que fazer, em encontrar alguma solução para a porcaria do pinhão não sair mais, pensei em trocar o eixo, mas isso além de caro teria o problema de acontecer tudo de novo... e ai?

como o eixo ficou um pouco comido só na parte do rebaixo, onde fica a trava, pensei em várias coisas que eu podia fazer para resolver este problema, como fazer um furo no eixo e colocar ali uma trava de verdade, como em alguns eixos de carro, ou um prego, já que não há espaço para fazer ali uma rosca...

mas o que me encasquetou foi o porque do anel elástico ter sido expulso dalí, por duas vezes já, e na segunda ter dado tal problema.

depois de muito pensar, analisar, verificar, com a moto no alto, colocando o pinhão, corrente, tudo legal mas sem a trava, percebi que se girarmos a roda no sentido normal, como a moto anda, o pinhão ia saindo do eixo naturalmente, e ao girarmos a roda para trás, ele entra para sua posição normal!

será que terei que andar com a moto de marcha a ré para o pinhão não sair mais?

Percebi também que a roda traseira tem um leve empeno, então penso que talvez, este empeno junto com a tendência natural do pinhão ir saindo pode ter provocado a expulsão do anel elástico, que permitiu então que a trava original se desgastasse e colocasse tudo a perder, então como fazer para o anel elástico não sair?

A solução que encontrei foi: coloquei o pinhão, uma trava original nova, o anel elástico, e outra trava do pinhão, mas usada e esmerilhada por dentro, sem dentes, para poder encaixar no eixo como uma arruela e servir de apoio ao anel elástico!

assim o anel elástico fica segurando a trava original, e a outra trava que coloquei por cima dele, teoricamente vai impedir que mesmo forçado ele saia da ranhura que o segura.

vou mandar também desempenar a roda... e torcer pra esta porcaria de trava não me sacanear mais, porque na boa, tá difícil de ter uma porcaria de moto a qual não se pode confiar nela!

hoje eu entendo porque alguns soldam o pinhão... desespero!

Ps: ainda existe o recurso de fazer um furo no eixo, para colocação de uma trava! qem for trocar o eixo, manda furar antes de instalar, não atrapalha em nada e fica o recurso ali, pronto, se um dia precisar... é só usar!

DALTON Escreveu:Eaê Paulão,, tudo na paz?
Olha,, os unicos motivos pelos quais o anel elástico está saindo são: ou o anel está folgado,, é muito grande,, ou entao, e o mais provável,, a causa seja o desgaste do vão ou o rebaixo onde é colocada a trava.



- Weber - 28-06-2007

Em breve farei um relato fotografico da alteração
100 % segura que fiz na minha 91 na trava do pinhão
Inclusive fiz na moto do Fabio Bastos tambem
Afinal tinha de achar outra vitima
Em breve farei na 99 que comprei e farei o relato
Elvis



- Atropelador - 14-07-2007

Maravilha Elvis.... estou no aguardo do seu relato.....

Abraços..... Wink


- Atropelador - 04-08-2007

Elvis Escreveu:Em breve farei um relato fotografico da alteração
100 % segura que fiz na minha 91 na trava do pinhão
Inclusive fiz na moto do Fabio Bastos tambem
Afinal tinha de achar outra vitima
Em breve farei na 99 que comprei e farei o relato
Elvis


Ei... Elvis ou Fabio..... cadê as fotos da alteração da trava????

Abraços... Wink


- RED - 04-08-2007

Atropelador Escreveu:
Elvis Escreveu:Em breve farei um relato fotografico da alteração
100 % segura que fiz na minha 91 na trava do pinhão
Inclusive fiz na moto do Fabio Bastos tambem
Afinal tinha de achar outra vitima
Em breve farei na 99 que comprei e farei o relato
Elvis

Ei... Elvis ou Fabio..... cadê as fotos da alteração da trava????

Abraços... Wink

É, deixaram nóis no vácuo... Cry
Tem que re-lembrar o gaúcho. Ele esquece, problema de DNA! :twisted:
Abraço!