Sahara Maniacos
Trava do pinhão - Versão para Impressão

+- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn)
+-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9)
+--- Fórum: Relação (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=30)
+--- Tópico: Trava do pinhão (/showthread.php?tid=156)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18


Corrente raspando. - Bob Esponja - 03-01-2008

Amigos,

estou rodando com minha Sassa e percebo que a corrente está raspando em alguma coisa.
Já olhei o pinhão, troquei a trava, ajustei a corrente umas 5 vezes.
Se aperto muito, o barulho aumenta. Se solto um pouco, parece que começa a raspar no batente.

Alguém tem uma dica para resolver essa amolação ?
tudo começou depois que troquei a relação, a 1 mês.

Será que o esticador de correntes do Paulinho resolve o problema ? Não achei o tópico sobre ele aqui no forum, nem fotos.

ô Paulinho, dá uma luz aí, nêgo !!!

Abraços a todos os companheiros.


- calves - 03-01-2008

Bob Esponja

Eu também estava com esses problemas, seu pinhao é de 15 dentes?

Bom, eu consegui resolver com a ajuda do nosso amigo Cleroval, substituindo a trava de pinhao por 2 anéis elásticos, mas mesmo assim continuava raspando. Aí eu mesmo fiz um suportezinho pra tampa do pinhão.

Vou tirar fotos e coloco aqui. Com certeza vai te ajudar!

Abraços e feliz 2008!


- MIG 22 - 03-01-2008

Bob Esponja, verifique se o pinhão colocado é o de 15 dentes, se for é provável que este seja o problema.

Boa sorte!

Abraços!!


Pinhão de 15 - Bob Esponja - 03-01-2008

Sim, o pinhão é o de 15. Foi trocado por outro igual. Éu já utilizava um de 15 antes...

O problema não é o pinhão. É a corrente.
Não estou acertando o ponto de ajuste da danada...

Se eu ajusto a corrente com a moto vazia, quando sento na moto fica muito esticada.

Se peço para alguem ajustar a corrente enquanto estou sobre a moto, acho que fica muito bamba e batendo.

Se peço para o mecânico apertar um pouco mais, aí começa a fazer barulho de que está raspando no batente de borracha que protege a corrente da balança.

Não estou conseguindo localizar um ponto de equilibrio igual era antes. A corrente nem batia nem fazia barulho algum. E eu sempre utilizei pinhão de 15 ! Será que é a coroa que está menor ??

Troquei a relação inteira e depois disso comecei a ter problemas...


Re: Pinhão de 15 - Hamilton - 03-01-2008

Bob Esponja Escreveu:O problema não é o pinhão. É a corrente.
Não estou acertando o ponto de ajuste da danada...

Foi o mesmo problema que me levou a projetar o tensor!...
Pode colocar o tensor que resolve sim...pelo menos o que eu fiz resolveu a contento... (só não aguenta o Martinez...rs).


Re: Pinhão de 15 - Bob Esponja - 03-01-2008

Hamilton Escreveu:
Bob Esponja Escreveu:O problema não é o pinhão. É a corrente.
Não estou acertando o ponto de ajuste da danada...

Foi o mesmo problema que me levou a projetar o tensor!...
Pode colocar o tensor que resolve sim...pelo menos o que eu fiz resolveu a contento... (só não aguenta o Martinez...rs).

E onde e por quanto compro este tensor ?
Não dá pra viajar com aquela m... batendo...


Re: Pinhão de 15 - Hamilton - 03-01-2008

Bob Esponja Escreveu:E onde e por quanto compro este tensor ?
Não dá pra viajar com aquela m... batendo...

Eu fiz alguns em aço inoxidável... mas agora o Paulinho e o Elvis estão vendendo.
Se quizer poderá aproveitar alguns que já existem no mercado e fazer adaptação... o que fiz primeiro foi assim e você poderá encontrar detalhes no tópico <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=287&start=0">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... 87&start=0</a><!-- m -->


- Mar - 03-01-2008

Boa tarde galera,

Pelo jeito muitos aqui tiveram problemas com a trava do pinhão. Por enquanto não tive problemas com a minha e olha que ela está com um pouco mais de 112.000 km e com a mesma trava desde quando a peguei com 18.450 kms.

Como já foi citado por alguns, também uso o pinhão de 15 dentes e desde quando a peguei e a única alteração que fiz foi tirar aquele protetor/calço que vai atrás da tampa pois com o pinhão de 15D, ele ficava entre a parte interna e externa da corrente, bem no meio.

O único cuidado que se deve ter é de não deixar a corrente frouxa pois se ficar irá bater na carcaça do motor (experiência própria) e aí o prejuizo é grande. Percebi esse detalhe pois começava a fazer certos ruídos na tampa lateral pois sem o protetor a corrente batia no parafuso que segura a tampa (daí o barulho) e como não estiquei preventivamente, e quando o fiz observei um certo desgaste no mesmo.

Como já citei anteriormente, uso corrente KMC com retentor, coroa Riffel de 38D que é a menor existente para a Sahara e pinhão Riffel ou Vaz, quando não acho o primeiro. Mantenho também uma folga de 2,5 a 4,5 cm de folga na corrente; é só pedir para alguém com mais ou menos o seu peso sentar na moto, daí vc levanta a corrente e verifica se essa folga está em mais ou menos dois dedos, e se tiver vai bater mesmo na carcaça ou parafuso (bucha) da tampa do pinhão. Lubrifico com óleo 140 a cada 3 dias de trabalho (que no meu caso são 600 kms, pois trabalho em São Paulo e moro em Indaiatuba) e vou levando assim.

Só pra se ter uma idéia, troquei a relação com 95.560 kms e hoje ela está com um pouco mais de 112.000 Kms e não regulei ainda a relação, está exatamente onde foi colocada na regulagem 21. A relação anterior durou um poco mais de 26.000 KMs e sucessivamente. No caso da corrente KMC com retentor, ela possui 116 elos e retiro sempre 8 elos e outro detalhe importante, o problema pode não estar na trava e no pinhão, pois não sei se foi o caso mas muitas pessoas esquecem de trocar o parafuso da trava do pinhão e este sim, mantem o pinhão sem muita folga porque essa sempre vai existir.

Espero ter ajudado

Abraço a todos

Mar


- iacimar - 03-01-2008

Smile
O Elvis tem tensor da corrente em estoque,veja na lojinha.

Minha 96 usava o tensor do Hamilton,mas perdi o rolete e depois o eixo,numa viagem.Achei mais fácil pedir o do Elvis do que levar o do Hamilton para consertar,quando troquei de moto.


- AMBN - 04-01-2008

Pessoal, a minha trava deu pau ontem e o pinhão começou a raspar naquela proteção. Troquei a peça na Honda (Motocar - Botafogo) e adivinha quanto eu paguei pelo serviço + a peça: R$ 1,00! Isso mesmo, apenas um puto! Big Grin Viva a Motocar!