Sahara Maniacos
pinhao de 15 dentes - Versão para Impressão

+- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn)
+-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9)
+--- Fórum: Relação (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=30)
+--- Tópico: pinhao de 15 dentes (/showthread.php?tid=11)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19


- Raul Martinez - 20-06-2007

santiago Escreveu:outra coisa, com p de 15, a 1ª marcha fica mas curta, acelerou já tem que passar logo a 2ª, dá até pra sair de 2ª ,
o pinhão de 14, a 1ª em diante é mais longa, Wink
isso na minha moto, valeu brother abraçãi

Putz eu acho que fui enganado na facul, mas segundo o pouco que sei, ao colocar mais um dente no pinhão, pelo contrario as marchas ficarão mais longas, alias é por isso que as pessoas trocam o pinhão pra viajar a 120km/h a 6500RPM, quer dizer sem forçar muito o motor...

Estou errado???

Abração


- VITOR - 20-06-2007

Não está errado.. Smile


- santiago - 20-06-2007

esta certo :!: sendo que achei esta resposta do pinhão de 15 meio estranho? antes de trocar, o de 14 era uma boa pra se andar Big Grin , tanto nas subida..e na reta a resposta era satisfatoria.
agora com esse de 15 brother achei um pouco curta de 1ª.
Sad agora fiquei meio enrolado :?: na logica o de quinze era pra ser bem melhor que o de 14 : :?: ?: e por que os engº não colocaram este de 15 :?: vou até trocar meu escape será que ele esta abafando de mais :?:
rsrs Big Grin sua teoria esta certa , antes de trocar eu pensava a mesma coisa q vc falou ai 8) valeu ai pela dica..abração Big Grin Big Grin


- João Paulo - 21-06-2007

Pessoal eu comprei minha sahara faz um mês. Ela veio com um pinhão de 15 dentes que tava novinho. Troquei a relação sábado passado, colocando um pinhão de 14 e francamente não notei muita diferença, pelo menos em rotações baixas.
O que vc perde no pinhão na baixa, o motor compensa, muito forte.
Agora em velocidade acima de 80 vc percebe um ligeiro aumento de rotação, mas é realmente muito discreto.
tinham me orientado pra não usar o pinhão de 15 por causa do aumento de consumo. Fiz as medições de consumo com os dois pinhões e não houve quaisquer variações, ficando em 20km/l, e isso por que raramente coloco uma 4ª marcha devido a quantidade de lombadas e trafego nas ruas pelas quais transito.
Aconselho a todos utilizarem o pinhão 15 e na próximo troca de relação colocarei de volta.


Pros e Contras - rasc_ - 02-07-2007

Fala moçada,

Como quase toda modificação q se faz na moto, ganha-se de um lado, mas perde-se de outro.
A nossa moto foi desenvolvida pra uso misto, e para tal, o pinhao de 14 é mais indicado.
Se a configuração com pinhao de 15 fosse realmente superior, elas viriam assim de fabrica!!!

Peguei a minha com 15. Rodei com ela uns 2000km na cidade e na estrada, e agora coloquei um 14 original.

Fiz uma viagem esse fim de semana (a primeira com o 14), e o desempenho foi o mesmo (120km/h cruzeiro), o consumo foi exatamente o mesmo (~20 km/l), sendo a unica diferença o giro um pouco maior, q nao afeta em nada o desempenho.

Já na cidade a historia é outra. A moto fica mais agil, mais "leve", principalmente pra quem anda com garupa...

Mas como eu falei la em cima, é tudo questao de ver os pros e os contras..
Se vc colocar um pneu slick, a moto vai ficar uma delicia no asfalfo, mas pega uma terrinha pra vc ver.....

[]s


Re: Pros e Contras - Martinez - 02-07-2007

rasc_ Escreveu:Fiz uma viagem esse fim de semana (a primeira com o 14), e o desempenho foi o mesmo (120km/h cruzeiro), o consumo foi exatamente o mesmo (~20 km/l), sendo a unica diferença o giro um pouco maior, que não afeta em nada o desempenho.

Não afeta desempenho mas afeta durabilidade do motor.

A 120 km/h, mantendo mesmo desempenho e consumo, o motor como tu bem disse
trabalha com giro menor, algo por volta de 500 a 700 rpm, vamos ficar com a média, 600 rpm.

Pra terem uma noção do que isso significa, eu rodei cerca de 95 horas com a minha moto
na minha viagem de final de ano. Vamos chutar uma rotação média de 5.000 rpm.
Se estivesse com pinhão de 14 seria algo em torno de 5600 rpm.

600 vezes 95 horas dão cerca de 3.420.000 (3,4 milhões de giros) de meu motor deixou de fazer...

Supondo 5000 rpm de média, eu economizei nada mais nada menos que 11,4 horas
na vida útil do meu motor, traduzindo, se o que desgasta é a atrito
das partes móveis do motor,
e com pinhão de 15 dentes os "giros por minuto" diminuem em aproxidamente 11%,
eis ai o aumento em durabilidade...LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO APENAS A REDUÇÃO NO RPM...

As 11,4 horas que disse ter econizado em giros lá em cima, se rodasse a 80 km/h de média,
daria pra rodar mais 912 km.

Vale a pena? Big Grin

Abraços.


Re: Pros e Contras - Adriano - 02-07-2007

rasc_ Escreveu:Se a configuração com pinhao de 15 fosse realmente superior, elas viriam assim de fabrica!!!
.

Apesar de todas as considerações feitas, fico com a afirmação acima!!!!!!!!! Big Grin


15 x 14 - rasc_ - 02-07-2007

Bom, não sou eng mecanico, entao nao tenho muita propriedade pra falar sobre a dinamica do motor das nossas meninas..

Só lembro uma coisa dos meus passeios de bicicleta de moleque:

Se eu andava com o pinhao peq, pedalando q nem um louco, começava a dar uma queimaçao nos musculos da perna...
Já com o pinhao grande, nao dava essa queimaçao, mas depois de um tempo pedalando com FORÇA sentia a perna pesada, quando nao dava aquela maldita caimbra!!!

Ou seja, quem falou q o simples fato de rodar a uma rpm menor é melhor pro motor?

[]s


- Martinez - 02-07-2007

Concordo com a afirmação, tu simplesmente usou a lógica para responder...

Mas não é por que vem de fábrica com 14x38 que isso é o melhor, pelo contrário,
é a relação média, a que na média vai bem no ON e OFF road.

Se fosse assim a turma que anda de tornado não trocaria a relação de 13x38
para 13x48 ou até mesmo 12x48 para fazer trilha.
Veja que não estamos falando de 1 ou 2 dentes, estamos falando em 10 dentes a mais...
Quem usa a sahara para fazer trilha, acaba colocando coroa de 40 dentes ou até maior.

Sahara, 14x38 - tá na média, vai bem no asfalto e na terra.
Quer melhorar na terra? 13x38 (se encontrar um pinhão de 13) ou 14x40 (o que é mais fácil fazer)
Quer melhorar na estrada? 15x38, visto que uma coroa de 36 não é fácil encontrar para manter o pinhão de 14.

Eu não me incomodo de perder um pouco de arrancada, que ao meu ver é quase imperceptível,
nem de ter que reduzir para uma quinta se estou carregado e a subida é íncreme e longa.
Para meu tipo de uso, 15x38 é melhor que 14x38.
Não sei para quem mora nos morros de Minas Gerais ou pesa mais de 100 kg,
e que leva garupa pesada ou muita bagagem, aí deva ser diferente,
dada as características do câmbio reduzido que a sahara tem.

Abraços.


- Martinez - 02-07-2007

Aqui tem um teste de 0 a 100 km/h por ocasião do primeiro arraial dos maníacos, quando fizemos
vários testes com as motos na estrada, prestem atenção no som para sentir o momento da arrancada
até cortar o acelerador, que vai dos 16 aos 25 segundos do filme (ou dos 25 aos 16 segundos).
Na mesma ocasião, testamos a minha 15x38 vs a sahara do Rodrigo de Taubaté, com 14x38.
Se os presentes se lembram, eu cheguei depois de uns 1.500 metros de percurso apenas poucos metros a frente,
mostrando que mesmo trocando do pinhão, a resposta da moto ao acelerador muda pouco.
Testamos contra a moto do Claudinei (14x38-não tenho certeza) e a do Country bike (15x38),
deu o mesmo resultado.

[youtube]http://youtube.com/watch?v=tSGF4PwY5HI[/youtube]

Abraços.