Sahara Maniacos
pinhao de 15 dentes - Versão para Impressão

+- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn)
+-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9)
+--- Fórum: Relação (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=30)
+--- Tópico: pinhao de 15 dentes (/showthread.php?tid=11)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19


- Douglas Torres - 06-02-2007

JOE Escreveu:E ai, alguém já provou desse veneno? Acho q tudo tem um preço, mais final, menos arrancada, mas tem que ter consciência disso e não exigir q ela tenha a mesma performance do que antes da troca. Uma simples questão de lógica. Vale a pena? Passo a pergunta...

Por enquanto não vi nada disso...

Rodo com 15 a apenas 3000 KM. Mas vou tirar o pinhão para ver se tem alguma mudança no eixo...

Abração


- Martinez - 06-02-2007

douglasrtorres Escreveu:Rodo com 15 a apenas 3000 KM. Mas vou tirar o pinhão para ver se tem alguma mudança no eixo...

Abração

Desencana, pois o material do pinhão é mais macio que o material do eixo.
Come o pinhão mas não come o eixo, só se a folga for muito grande e mesmo assim
isso só vai acontecer ao longo de muuuuuuuito tempo.
O grande problema tem duas origens:
- trava mal colocada
- trava de qualidade inferior.

Abraços.


Re: Estou com duvidas em relação a relação... - Saboya - 18-02-2007

Big Grin Po cara, pode comprar numa boa. É uma Sahara e não uma moto (qualquer). O consumo depende do freguês (de + - 20 a 28km/l). Quanto a mudança na relação(pião de 15), não muda muito o consumo, apenas ela fica mais solta e conforme já foi dito, desce um pouco o giro.
Um grande abraço e parabéns pelo bom gosto.


Marca - Luciano - 17-03-2007

Tambem estou pensando em passar para pinhao 15, para baixar as rotacoes e ganhar na final.

Qual marca voces recomendam Vaz, Riffel , ????

Abraco s

LS


- Hamilton - 17-03-2007

JOE Escreveu:"Galera, o pinhão 15 realmente a moto fica mais longa e a final é um pouquinho melhor, só que isso tem um custo. Coloquei pinhão 15 à 3 anos atráz e rodei mais ou menos uns 30.000 km. Fui fazer uma revisão de rotina na moto e o meu mecânico constatou o desgaste do eixo do pinhão. Estou tendo que trocar o eixo, que por sinal tem que desmontar o motor inteiro. O pinhão 15 força mais o eixo nas arrancadas e vai desgastando, até o ponto de sua substituição. Estou fazendo a troca do eixo e vou voltar com a relação original. Fica o meu alerta. Abraço a todos."

E ai, alguém já provou desse veneno? Acho q tudo tem um preço, mais final, menos arrancada, mas tem que ter consciência disso e não exigir q ela tenha a mesma performance do que antes da troca. Uma simples questão de lógica. Vale a pena? Passo a pergunta...

Pode ter certeza que não foi o pinhão de 15 o responsável pelo desgaste prematuro do eixo.
Primeiro: a diferenças entre os diâmentros primitivos dos pinhões é muito pequena para aumentar tanto assim o momento torsor a ponto de danificar o eixo. E olha lá se o momento não ficar menor em função do menor ângulo de torsão. Não lembro mais como se calcula isso... mas os engenheiros de plantão podem me dar uma luz.
Segundo: Mesmo que o aumento fosse signficativo, todas as peças originais têm margem de resistência que pode chegar ou até superar duas vezes o valor calculado.
Terceiro: pode botar um pinhão de 14 dentes com a trava mal ajustada que o problema certamente ocorrerá. Conforme disse o Martina, não é esforço que é resposável pelo desgaste e sim excesso de folga entre o pinhão e o eixo. Depois que gera a folga é o "efeito furo no sofá".
Em pouco tempo o eixo estará comido.

Abraços


- Paulinho (In Memorian) - 17-03-2007

Em cumprimento e respeito a todas as questões sugeridas, apenas a título de informação ou até estar enganado,
já está fazendo quase um ano e rodo com pinhão 15/36-coroa.
Todas as questões sobre velo, legal, que fica "mais frouxa" de saída, levando em consideração a força de 31.5cv,
procurei nem me preocupar e sobre o consumo, na faixa de 20/ litro.
Se aumenta o consumo, oquê não me incomodou, pelo prazer de rodar com garupa a 120km/hora,
não achei subida que detesse a capitão.
Particularmente falando, não pretendo mexer em mais nada, dada a plena satisfação,
considerando uns 150quilos máximos de peso, não tenho ficado para trás, apenas de quem anda mais rápido,
isso com motos
porque carros sempre tem que frear...

Vale ressaltar que quem anda na minha sahara nota a diferença de velocidade e um ou outro comenta da saída,
que é uma questão lógica...mas é só colocá-la em movimento
e acelerar que sente-se o puchão...legal!!

Eu gosto!! Big Grin Big Grin Big Grin



- Douglas Torres - 18-03-2007

E aí paulinho...

Eu nunca vi coroa de 36 dentes...

Aonde achou e de qual marca é??

Abração


- Paulinho (In Memorian) - 19-03-2007

douglasrtorres Escreveu:E aí paulinho...

Eu nunca vi coroa de 36 dentes...

Aonde achou e de qual marca é??

Abração

Como vai Douglas??
Bem, lhe confesso que para chegar nessa satisfação foi uma certa maratona, pois nem quem disse que fêz a estragada soube dizer, sendo mecânico de motos.Até que o mesmo pegou a tabela de coroas e chegamos a de 36 dentes, indicada para cb450. Como minha formação é ferramenteiro e serralheiro, comprei para instalar e notei que não batia nada e ví que o cubo é rebaixado e refeita furação. Daí veio o encaixe da corrente, cuja original é 520 e a da cb é 530,porém mantem o mesmo passo. Foi então que torneei o suficiente para encaixar a corrente na altura dos dentes e pronto! Sobre a marca, cd uma com seu custo.
Confesso que comprei a mais barata para teste, e com a manutenção em dia está tudo bem.
É isso!!E quem quiser e estiver a fim, e só fazer uma visita com tempo necessário da usinagem, ficou, para mim, show!!

Abraço!!!
Big Grin Big Grin Big Grin


- Douglas Torres - 19-03-2007

Putz... valeu...

E como ficou de final?

e outra. as rotações? Por exemplo... a minha está a 100 Km/h a 5500rpm e a sua?

Abração


- Douglas Torres - 20-03-2007

Por enquanto fico com a coroa de 38 mesmo, pois não vou adaptar meu cubo para uma menor...

Mas sei lá..

Abração