Sahara Maniacos
pinhao de 15 dentes - Versão para Impressão

+- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn)
+-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9)
+--- Fórum: Relação (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=30)
+--- Tópico: pinhao de 15 dentes (/showthread.php?tid=11)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19


- Fuinessa - 22-04-2008

LIMA, Antonio Costa Escreveu:Olá galera!

Ixii... que gambi vocês fizeram! rsrsrs

Na minha fiz diferente. Tirei a meia-lua, com o esmeril tirei a exata diferença que precisa pra encaixar novamente.
obs. O material é duraluminio ou algo parecido e facil de esmerilhar.
Fui tirando aos poucos e quando encaixou pronto. Não perdi o protetor.

Alguem já havia tentado isso?

abraços

Essa não tentei não, a minha já veio sem, a do Caixeta, não quis arriscar e estragar a peça, então fiz do jeito que tenho certeza que funciona, rsss
Mas vale a dica!
T+


- DALTON - 25-04-2008

Seguinte galera...

Após o retorno de Morretes,, troquei a relação da Odete Reutmann. Depois de rodas uns 15.000 com o pinhao 15 dentes e comprei o kit coroa/pinhao da Riffel,, e voltei ao pinhão 14.

Me desculpem os adeptos do pinhão 15, mas PINHÃO 15 DENTES NUNCA MAIS, pelos seguinte motivos:

- O consumo continua o mesmo
- Antes a moto estava meio xoxa, em sexta marcha qdo vc precisava de torque, era necessário reduzir para quinta. Agora o motor voltou a ter aquela elasticidade característica da Sahara, é só enrolar o cabo que a danada responde.
- Mas o que foi determinante mesmo para o retorno ao pinhão 14 foi uma conversa que tive com o Julio lá em Morretes, onde ele condenava e até falou em "burrice" o uso do pinhão 15. Segundo ele, além de não haver nenhum retorno na economia de combustível, há uma sobrecarga no "rolamento de força" do eixo do pinhão, o que diminui consideravelmente a vida util do mesmo,, e faz com que o motor começe a "rajar". Bom,, eu pediria a ele como mecânico que ratificasse isso e nos explicasse técnicamente o que significa "motor rajando". Eu tenho um idéia do que seja, mas gostaria que o amigo como profundo conhecedor nos explicasse o significado desse termo.


- Piske - 25-04-2008

DALTON Escreveu:Seguinte galera...

Após o retorno de Morretes,, troquei a relação da Odete Reutmann. Depois de rodas uns 15.000 com o pinhao 15 dentes e comprei o kit coroa/pinhao da Riffel,, e voltei ao pinhão 14.

Me desculpem os adeptos do pinhão 15, mas PINHÃO 15 DENTES NUNCA MAIS, pelos seguinte motivos:

- O consumo continua o mesmo
- Antes a moto estava meio xoxa, em sexta marcha quando você precisava de torque, era necessário reduzir para quinta. Agora o motor voltou a ter aquela elasticidade característica da Sahara, é só enrolar o cabo que a danada responde.
- Mas o que foi determinante mesmo para o retorno ao pinhão 14 foi uma conversa que tive com o Julio lá em Morretes, onde ele condenava e até falou em "burrice" o uso do pinhão 15. Segundo ele, além de não haver nenhum retorno na economia de combustível, há uma sobrecarga no "rolamento de força" do eixo do pinhão, o que diminui consideravelmente a vida util do mesmo,, e faz com que o motor começe a "rajar". Bom,, eu pediria a ele como mecânico que ratificasse isso e nos explicasse técnicamente o que significa "motor rajando". Eu tenho um idéia do que seja, mas gostaria que o amigo como profundo conhecedor nos explicasse o significado desse termo.

Olá galera.

Estou com o pinhão 15 há cerca de 30.000km e sempre a moto foi na boa...!
Ultimamente tenho notado uma perda na força da bichinha, em 6ª marcha...
Tudo bem, que ando carregadp, com garupa e tudo mais...
Mas acho que antes não era assim!
Vou levar a menina no mecânico e dar uma boa regulada, tanto em carburação quanto em válvulas, filtro de ar, etc!
Depois postarei o resultado!
Quanto ao consumo, não me recordo de fez muita diferença, mas minha moto faz média de 22 a 23 km/litro andando de 90 a 110.
Acima disso (110 a 130) a média vai a 19/20 km/litro.
No meu ver é uma ótima média, considerando o que já falei (moto carregada).
Depois que a moto voltar do mecânico (ainda não levei) vou ver o resultado e, conforme for, penso em trocar o pinhão e colocar um de 14 dentes!!!

Grande abraço,
Piske


- Martinez - 25-04-2008

Dalton, tudo o que vc falou já era de conhecimento de todos.
Não se tem grandes diferenças em termo de consumo e velocidade final.
Há uma pequena perda de força em retomadas e em subidas usando a sexta marcha.

A única grande diferença para o pinhão de 15D é por volta de 600 giros
a menos no motor para a mesma velocidade.

Se é a movimentação das partes móveis do motor que fazem o mesmo desgastar,
600 giros a menos por minutos poderiam fazer alguma diferença.

No arraial em são pedro, arrancamos eu e o Claudinei, pinhão 15 x pinhão 14,
arrancamos eu contra o Rodrigo Giavaneti, também com pinhão de 14 e ao
final de uns 2 km o final foi praticamente o mesmo, eu levei os dois por menos de 5 metros.
No teste de zero a 100 a minha com o tal pinhão de 15D fez em aproximadamente 9 segundos,
tem um vídeo no youtube provando isso....

O Julio como mecânico pode explicar melhor o que seria o motor rajando,
mas para apenas menos
de 7% de diferença na relação, não sei se faria tanta diferença assim.
Com a palavra os entendedores...
Eu uso o pinhão de 15D a quase 70 mil quilômetros.
Com o pinhão de 14 para viajar a 125 km/h a moto ficava com o rpm acima de 7500 rpm.
Com o pinhão de 15 consigo viajar a 120-125 km/h com o rpm na casa dos 7000 rpm.
A moto vibra menos, o que melhora o conforto na pilotagem em longas distâncias.
Lembro-me que com pouco mais de uma hora pilotando a moto com pinhão de 14
já sentia a mão dormente e os pés formigando.
Depois que passei a usar o pinhão de 15 isso melhorou bastante.
Se perde força nas subidas íngremes, volto pra quinta marcha e sigo em frente...

fui.


- Fuinessa - 25-04-2008

E uso e não acho ruim não, eu viajo com mais de 200kg de carga e vou na boa, meu único problema é que a 5ª marcha é bem usada nas subidas, e a minha está escapando, o que atrapalha bastante, tenho que ir até o limite da 6ª passar pela 5ª e ficar na 4ª a menos de 80km/h. E câmbio de moto é uma B... neh, tem que abrir todo o motor pra poder mexer. Ma eu já peguei o macete e vou de boa.
Coloquei pinhão 15D na sassá do Caixeta, pois ele viaja toda semana pra estudar em São Carlos e ele aprovou a mudança tb.
Abraços


- Martinez - 25-04-2008

Leandro, a minha quinta marcha nunca escapou, mas ao abrir o motor com
82 mil km o mecânico recomendou trocar as primária e a secundária,
estavam como perfeitas, mas tinham um pequeno rachadinho...
Eu até brinquei com ele que aquilo não fazia a mínima diferença, mas
aceitei a recomendação.
O porque eu não sei, mas todas as saharas e Falcon desgastam as engrenagens
da quinta marcha antes das demais.

Abração.


- Arias - 25-04-2008

E o piro pros donos da Falcon é que ela não tem a sexta pra encarar uma estrada. Já pensou ter que viajar só na quarta? Tadinho do motor... Big Grin Big Grin Big Grin


- joventinodias - 25-04-2008

Schuwarz Escreveu: bom, para dar uma força neste assunto de qual relação usar na moto, seguem alguns calculosque fiz para analizar qual a melhor relação usar, baseado nos dados aqui informados, ou seja, em 6º marcha a 5000 RPM a moto estara a +/- 100Km/h, e a 6000 RPM estara a +/- 120 Km/h, com a redução original 14/38 ou i=0,3684.
Estas são as diferenças das mudanças de relações:
14/35 - 100 km/h (4610 RPM) e 120 km/h (5530 RPM)
15/38 - 100 km/h (4670 RPM) e 120 km/h (5600 RPM)
15/35 - 100 km/h (4300 RPM) e 120 km/h (5160 RPM)

Oi,
Estou impressionado com os resultados que os maníacos conseguem com suas motos. E como Martinez, quando comprei minha "Hortência" não entendia nada de nada, o contagiros não funcionava por que o eixo do tacômetro estava travado, isto mesmo, travado... logo em seguida a moto bateu a biela, isto mesmo, a biela da moto se desintegrou dentro do motor...

Quando fiz o motor descobri que a "mula" que fez o serviço adaptou as juntas de uma XLX 350 no motor da Sahara... feito este lamento, ai vai a minha pergunta.

minha moto a 80km/h esta a 5000rpm, a 90km/h esta a 5600rpm e a 100km/h esta a 6.300rpm + ou -. Uso a relação original. Este desempenho esta muito abaixo do normal?

Abraços


- Fuinessa - 25-04-2008

Martinez Escreveu:Leandro, a minha quinta marcha nunca escapou, mas ao abrir o motor com
82 mil km o mecânico recomendou trocar as primária e a secundária,
estavam como perfeitas, mas tinham um pequeno rachadinho...
Eu até brinquei com ele que aquilo não fazia a mínima diferença, mas
aceitei a recomendação.
O porque eu não sei, mas todas as saharas e Falcon desgastam as engrenagens
da quinta marcha antes das demais.

Abração.

Martina, desde quando peguei a moto ela escapava a 5ª, quando abri o motor pra fazer a retífica da parte superior, não pretendia abrir o bloco, mas quando fui lavar as peças, caiu de dentro do bloco, pelo buraco lateral do cárter, um pedaço de metal, olhando logo saquei de onde era, era de uma das engrenagens, aí não teve jeito, tive que abrir tudo, resultado era a engrenagem secundária da 5ª (nº ref:16, nº peça:23491-KAS-900 do cat. de peças, pag 32) quebrou uma das quatro travas que ela possue de um lado, não achei a pronta entrega na honda, achei uma nova paralela, foi o único lugar por R$40,00, aparentemente a peça era idêntica e não tive problemas pra montar, tudo encaixou direitinho. Logo pensei, descobri o problema de escapar a 5ª, ta resolvido, mas pra minha surpresa, não mudou nada, continua escapando, acredito que a zica deve ser em alguma das outras duas engrenagens que formam a 5ª marcha. Acredito que não escapa nos dentes da engrenagem e sim nos encaixes umas das outras.
Bom não to afim de abrir novamente, dá o maior trampo além do custo, então vou levando assim, até criar coragem e $$$$, pra mexer nisso ou trocar de moto msm, to estudando entrar pro time do betão e do xuxu....
Abração.


- Hamilton - 27-04-2008

DALTON Escreveu:e até falou em "burrice" o uso do pinhão 15. Segundo ele, além de não haver nenhum retorno na economia de combustível, há uma sobrecarga no "rolamento de força" do eixo do pinhão, o que diminui consideravelmente a vida util do mesmo,, e faz com que o motor começe a "rajar".

Caramba... descobri ao 46 anos que eu sou burro... hehehehe.
Vou rasgar todos os certificados que tenho e recomeçar tudo em outra área. Acho que vou vender chinelos na feira... isso se eu não errar no troco na hora de cobrar.....hehehe
Eu não costumo postar no fórum baseado em "achismo"... Sou um profissional da área da mecânica a mais de 30 anos, atuando inclusive no segmento de projetos de máquinas e ferramentas. Tudo que eu coloco aqui é baseado em conhecimento científico.

Dalton, respeito sua opinião e a opção pelo pinhão de 14 dentes, mas esquece essa coisa de rajar meu caro. O pinhão de 15 só diminui a força de arrancada e aumenta a velocidade final. É lógico que exigirá uma pilotagem diferente da que vc estava habituado. Conforme o Martinez mesmo disse, em subidas mais íngremes que você subia em 6º marcha muitas vezes será necessário colocar 5º marcha.
Eu já usei pinhão de 14 dentes, fui para o de 15, voltei para o de 14 para sentir a diferença... recoloquei o de 15 dentes e não pretendo voltar mais para o de 14 dentes. Não coloquei o pinhão de 15 dentes baseado"achismo" e pelo que vi o Martinez também não.

Abraços,
Hamilton
(desculpem o tom de sarcarmo, mas não estou habituado a ser chamado de burro... hehe... mas com o tempo eu vou administrar isso)