![]() |
Sahara x Tony - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: DIVERSIDADES E ATUALIDADES (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=11) +--- Fórum: Comparações (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=42) +--- Tópico: Sahara x Tony (/showthread.php?tid=366) |
- O Indomado - 15-05-2007 calma gente... nao tenho 3 motos nao... inclusive, a tornado está à venda... agora, a mão ta coçando pra comprar uma CBR com o $$ da venda da tornado.... mesmo que tenha que reformar depois. alguem cederia a garagem? ![]() ![]() ![]() - Martinez - 15-05-2007 O Cícero Paes quer vender a CBR dele a um tempão e não consegue, porque será? ![]() ![]() é vero - rrpine - 06-06-2008 sahara anda mais que tornado twister e fazer lander...isso é fato qualquer leigo que faça contas kg/cavalos - Grillo (In memorian) - 06-06-2008 E anda embolada com a falcon. abraços - Martinez - 28-03-2009 Revivendo esse tópico de Sahara vs Tornado, agora já falando de comparação de duas motos fora de linha, pois é 99% de certeza que não mais teremos tornado modelo 2009. Pois bem, rodei 518 km com uma tornado ano 2007. A moto tinha acabado de ser revisada em Monte Alto e rodou somente o suficiente para chegar na minha mão, com 4.058 km. Moto em estado de nova. A Avaliação foi: - uns 50 km dentro de Jaboticabal. - 147 km de Jaboticabal até Pirassununga - uns 90 km dentro de Pirassununga e imediações - 115 km de Pirassununga até Ribeirão Preto - uns 60 km em Ribas. - 57 km de Ribas para Jabuca. Totalizando: -320 km de Pista -200 de estradinhas vicinais, um pouco de terra e cidade. E minhas considerações são: CIDADE - Muito leve, ágil, magrela, fácil de manobrar. Um pouco alta demais para se empurrar com os pés pra trás, montado, mas nada impossível. Arranca quase igual a sahara, não se percebe muita diferença. - Consumo: 19,43 km/L - Farol é ruim, quando chove e o asfalto fica escuro, o farol não ilumina nada. - Freio dianteiro muito bom, mas o traseiro deixa a desejar. - Posição de pilotagem muito boa e confortável. Avaliação final: na cidade, tirando o gosto pessoal, e se vc não se importa em não andar com uma moto de maior impacto visual, a tornado é uma boa pedida. Para a cidade, recomendo. ESTRADA - Vibra menos que a sahara em velocidades até 120 km/h. - As pedaleiras da tony, mesmo sendo sem borracha, vibram menos que as da sahara, mas isso até 120 km/h. - Tornado, passando de 120 km/h, parece que é outra moto, muda completamente as vibrações, pra pior, claro. Inclusive, muito pior. - A espuma do banco melhorou bem e acho que também incrementaram alguns centímetros a mais na largura. Nas quase 3 horas montado na tony pilotando na estrada, a busanfa não reclamou muito. - Conforto de pilotagem - INEXISTENTE. Vários pontos jogam contra a tony na estrada. 1) Braços: se cansam muito rapidamente, pois tem que ficar segurando o corpo que é jogado pra trás. 2) Costas: leseira danada nas costas na altura dos rins, por ter que ficar forçando o tronco pra frente. 3) Vento no capacete: a mini carenatem frontal direciona o vento para o pescoço, entrando pelo queixo por baixo do capacete e indo aos olhos, incomodando bastante. - Estabilidade baixa quando com turbulência no vento. A sahara não sobre com os "encontrões" com colunas de ar das carretas, ou turbulência por andar atrás de veículos maiores. A tony deixa a gente com medinho... balança bem ![]() - Farol, ridículo. A luz baixa não ilumina nada. A luz alta é levemente direcionada mais a direita do alinhamento da moto e também não ilumina bem. - A falta do protetor de punho faz a manda da camisa ficar subindo e enche o saco. - Autonomia, também ridícula, pediu reserva com 150 km. - Velocidade máxima nas descidas de 133 km/h e mínima nas subidas de 93 km/h. - A "over drive" (sexta marcha) é muito parecida com a da sahara quando se usa um pinhão de 15D, ou seja, nas subidas mais incremes, pede uma redução. - Consumo na estrada de 19,1 km/L - Suspensões bem mais duras que da sahara e falcon, me incomodou um pouco, pois cansa mais rápido bracos e coluna em pistas esburacadas. Avaliação final: Na estrada, se pretende rodar mais de 200 km, complica. Se pretende rodar acima de 105 km/h, complica. Não viajei com bauleto, alforjes e garupa, mas mesmo sozinho e sem bagagem o desempenho na pista é modesto. Gastei 87 minutos para rodar 143 km, isso com o acelerador o tempo todo no máximo. Assim, reprovo a moto para viajar. Para percursos curtos, velocidade até 100 km/h, pista sinuosa, e principalmente, em estradinhas de chão ou mesmo mais travadas, tony é uma excelente pedida. Espero ter ajudado em contribuindo com esta minha experiência. Um ponto interessante que pude notar foi o seguinte. Eu tive uma NX200, que como sabem, usa o mesmo motor da Strada, mudanças apenas apartir da terceira marcha. Assim como a bros usa o mesmo motor da CG150, a tornado também usa o mesmo motor da twister. Mas, diferentemente da NX200 e da bros que tem velocidade final bem diferente das versões street de seus motores (strada e CG150), a tornado anda quase igual à twister na estrada. Grande abraço a todos. Martinez. - Fuinessa - 29-03-2009 Como alguns aqui sabem, eu já tive uma Tornado 2003 Azul, que me foi roubada com apenas 6 meses de aquisição. E atesto o que o Martinez disse, excelente pra cidade e terra ruim para viagens. Na época eu só pilota dentro da cidade, fiz apenas duas pequenas viagens até St Rita do Passa Quatro, que são 90 km de RP, e não gostei muito. Mas recomendo pra uso urbano. Eu gostava dela, lamento até hj a perda. Olha a danada aí: ![]() Abçs... |