![]() |
Embuchamento da suspensão traseira em nylon automotivo - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Filtro, carburação e suspensão (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=35) +--- Tópico: Embuchamento da suspensão traseira em nylon automotivo (/showthread.php?tid=2023) |
- Piske - 02-11-2008 Cavaleiro_Sombrio Escreveu:alguem tem como passar as medidas desas bbuchas aqui no forum, pois posso ver la na empresa que eu trabalho pra fazer...... Mas e o custo disso????? :roll: ![]() A idéia de fazer com Nylon é justamente economizar........ Psk - Cavaleiro_Sombrio - 02-11-2008 preciso das medidas das buchas pra ver quanto tempo de torno q vai..... ai posso dar uma resposta..... a minha tambem ta rinchando o pro link...com todo esse tempo de chuva.... abraços - guifarma - 02-11-2008 olá pessoal fiquei fora por motivo de viagem, mas vamos continuar que o negoço aqui tá bão. Olha só, como eu disse as buchas em nylon automotivo são boas pra c... Primeiro pelo preço, segundo pelo que constatei. Cheguei hoje e fui rodar com a minina. Encontrei alguns conhecidos e toquei no assunto. Um deles tinha feito serviço com o Tenório (o torneiro que eu fiz). O cara tem uma lander e usa quase todo final de semana pra trilha. Segundo ele já faz mais de um ano e meio que ele fez e sem folgas nem qualquer problema. Olha só. Quem desmontou o rolamento agulha viu que existe um eixo de metal dentro dele. Pois é o torneiro aproveitou esse eixo e o nylon ficou entre esse eixinho e a balança. Quando eu fui pegar a peça eu nem girava na mão de tão justa que estava a bucha. Aí o troneiro disse que tinha de entrar bem justa pois aí não daria folga com o tempo. Outra coisa legal do nylon é que além de ser resistente ele não agride nem desgasta o metal (oque aconteceria se fossem duas peças de metal se atritando sem lubrificar). O que eu posso dizer é o que eu pude experimentar. Fiquei muito feliz de não ser roubado pela Honda. Dá pra fazer muita bucha em nylon com o valor que eles cobram pelo conjunto da suspensão traseira. Pra completar gostaria de incentivar as pessoas que já tiveram experiências semelhantes a dar seu testemunho pois assim a gente consegue manter as motocas em dia. Amanha vejo preço e se ele precisa das peças. Aí posto à noite. ABRAÇO. Também tenho interesse - Minhocas - 04-11-2008 Grande idéia pessoal, Estou com um problema recorrente com a minha suspensão traseira e isso já me fez perder a paciência com tanto barulho, parece caminhão velho carregando galinhas. Já fiz um "curativo" no pro-link e o barulho sumiu por um tempo, mas agora voltou de novo, e quero dar um jeito nisso. Se forem realmente fazer a peça com nylon/teflon, por favor, me avisem pois tenho interesse em comprar um e tentar dar um jeito na minha motoca. Ate mais a todos... - Martinez - 07-11-2008 pessoal, melou nossa idéia... guifarma Escreveu:Olá Martinez, desculpa pela espera. Quando pude falar com o torneiro ele não estava, hoje consegui. Negoço é o seguinte: - Hamilton - 07-11-2008 guifarma Escreveu:1- Perguntei se poderia ser feito em teflon, ele disse que é muito mais caro e não é utilizado para peças em atrito constante. Por exemplo para registros de alta pressão ele serve, pois você não abre e fecha todo dia, mas ali a balança oscila o tempo todo. O cara já fez pra muita moto e sabe o que diz. Geralmente, torneiro é torneiro, e não conhece bulhufas de material e de projetos e fala o que dá na telha. 1- Teflon tem baixo coeficiente de atrito, portanto pode e deve ser usado em atrito constante sim. O teflon só não serve para nossas necessidades em função da baixa resistência mecânica, ou seja, corre o risco de deformar ao ser solicitado. Nas motos de pequenas cilindradas essa bucha é feita de polietireno de baixa densidade, ou numa linguagem popular, "plástico comum". Lógico que tais motos não se prestam para o uso que pretendemos fazer das nossas meninas. 2- Não faz sentido fazer a bucha nova e colocar o eixo velho, certo? O eixo é barato e vem retificadinho, lindo de ver, com medidas calibradas em milésimos de milímetro. O único problema que eu vejo é a interferência no diâmetro externo, que dependendo da maior ou menor plasticidade do material, pode fazer o furo diminuir de diâmetro. Isso é fácil de ser calculado e pode ser feito por processo empírico, se o tal torneiro não tiver domínio de cálculos mais elaborados. Só fazer uma bucha com as medidas exatas do rolamento e montar na balança. Medir o diâmetro interno e ver qual a diferença entre o antes e o depois. Provavelmente dará poucos centésimos de milímetros e nas próximas buchas deixar o furo com essa a diferença prá mais. Essa coisa de ter que entrar justinho também é falta de conhecimento do torneiro. O ajuste necessário é rotativo sem folga. Para definir as medidas basta procurar numa tabela de ajustes segundo a ISO, considerando o furo unico H7. Quem tiver curiosidade procure conhecer tal tabela... no telecurso2000 tem para baixar. Abraços, Rá. - Paulinho (In Memorian) - 07-11-2008 Há meu amigo, tudo bem? Entendo suas colocações técnicas em relação ao torneiro. Teoricamente falando, também conheço o processo, mas na prática, meu amigo... Rapazes , não é que me lembrei desse tópico ontem... Um mecânico, meu amigo, levou uma balança de cg e fiz as buchas com nylon tecnil, é um pouco amareladado e macio...relativo... entrou apertada, meio ovalizado o furo que, original era 25 e estava variando a medida entre 26,1 a 26,3, então passei o alargador expansivo no diâmetro de 20mm e a bucha ficou justinha, rotativa e sem folga, e o eixo nas buchas. Claro que não foi uma sassá... ![]() Particularmente, sempre tive moto e já fiz embuchamentos da suspensão de XL, semelhante a da sahara, da XTesinha, tudo com buchas, tudo bem, e quando vi a da sahara com rolamento, fiquei impressionado, agora vejo voltar para as buchas...engraçado... :roll: :roll: - guifarma - 07-11-2008 É pessoal, talvez eu não tenha sabido explicar o que o torneiro disse. O que ele teve receio é justamente disto, enviar as buchas prontas pra vocês e devido a essas diferenças de cada caso (como exemplificado acima pelo Paulinho) e a pessoa não ter o tal alargador pra colocar as buchas nos eixos e e assim por diante. Por mim, se quiserem é só mandar a medida que eu peço pra executar o serviço, sem problemas!! ![]() e olha só o naylon que ele fez as minhas era branco? É bom também? - Paulinho (In Memorian) - 07-11-2008 guifarma Escreveu:É pessoal, talvez eu não tenha sabido explicar o que o torneiro disse. O que ele teve receio é justamente disto, enviar as buchas prontas pra vocês e devido a essas diferenças de cada caso (como exemplificado acima pelo Paulinho) e a pessoa não ter o tal alargador pra colocar as buchas nos eixos e e assim por diante. Por mim, se quiserem é só mandar a medida que eu peço pra executar o serviço, sem problemas!! Guifarma, o nylon branco é muito seco e duro. Faço embuchamento em portas de carro e só uso o TECNIL por ser macio. O nylon branco quando pega para travar, gruda mesmo ou faz um barulho de rangimento...feio, aí serão dois serviços... Espero que em sua sassá esteja tudo bem... Re: Embuchamento da suspensão traseira em nylon automotivo - saldanha - 18-04-2010 olá para todos saharamaniacos ,pessoal quem colocou as buchas de nylon tem como colocar agumas fotos de como é ou até faser um dezenho grafico de como tem que faser o que sai o que entra estou precisando colocar no meu prolink comprei a moto no ano passado agora desmontei pra manutenção e tem rolamento e bucha ferrado , faser tipo um calalogo de como colocar mesmo pra o torneiro ficar bem intendido .brigado pra todos |