![]() |
FARÓIS & FARÓIS AUXILIARES: LEGISLAÇÃO - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Sistema Elétrico (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=33) +--- Tópico: FARÓIS & FARÓIS AUXILIARES: LEGISLAÇÃO (/showthread.php?tid=194) |
- JOE - 28-03-2007 Amigo, eu disse que é proibido as "imitações de XENON", o Xenon original de fábrica não. Imitação é aquela lâmpada vagabunda comprada nos mercados livres da vida que ousam dizer que é XENON... barbaridade!! - mw1001 - 29-03-2007 JOE Escreveu:Amigo, eu disse que é proibido as "imitações de XENON", o Xenon original de fábrica não. Imitação é aquela lâmpada vagabunda comprada nos mercados livres da vida que ousam dizer que é XENON... barbaridade!! Amigo, Me desculpe, pois realmente entendi mal seu post, e também acho que meu último post não foi muito claro: Nem mesmo as imitações de xenon são proibidas, se respeitarem a temperatura de cor dentro do branco (até 6000k, aproximadamente - sendo que nenhuma imitação de xenon chega perto disso de verdade) e a potência de 65W. Somente as imitações de 80 ou 100W são proibidas pela nossa legislação. Estas são aquelas que os vendedores recomendam o uso de "relé" para instalar. Além de ilegais, são perigosas... Podem causar curto e até mesmo derreter o refletor do farol por excesso de calor. Abraço. - Douglas Torres - 29-03-2007 mw1001 Escreveu:...até mesmo derreter o refletor do farol por excesso de calor. Eu já vi isso acontecer. Na moto do meu pai. os dois faróis da Super derreteram... Maior prejuízo!!! Abração - xuxudamalmita - 30-03-2007 Country biker: parabéns pelo trabalho sobre a legislação... de profissional... Estou instalando os faróis auxiliares na minha motoca também... O que mais me preocupa não é a legislação, mas a corrente elétrica que estes faróis absorvem do sistema elétrico... Pensei em instalar faróis de LED, mas o próprio vendedor de LEDs não recomendou... disse que teria qe instalar MUUUitos LEDs para se alcançar o mesmo nível de luminosidade (lumens) de um farol convencional... ...e me provou com números!!! O fato é q que não existe milagre... se quer uma boa iluminação... tem que gastar energia... Um caso a parte são as lâmpadas de Xenon... que possuem uma eficiência luminosa muito maior, ou seja, iluminam mais com menos energia... mas o custo pra as motos é proibitiva... Outro problema: só existem lâmpadas com o soquete específico para os faróis auxiliares (conhecidos popularmente como "Cibiés") na potência de 55 W ou maior... Este soquete é conhecido como "H3" , e o da lâmpada principal é conhecido como "H4" Ou seja... para instalar DOIS faróis auxiliares vc teria que TRIPLICAR a potência de iluminação, pois o original já é de 55 W... Aí já viu... torra o alternador e o regulador de tensão... e lá se vão quase 200 pilas pra consertar... Então como resolver este problema? Comprei os faróis auxiliares e adaptei neles as lâmpadas daqueles refletores halógenos dicróicos... utilizado em iluminação de vitrnes e em forro de gesso... a grande vantagem é que é a única lâmpada na potência de 20 W e 12 V que consegui... ou seja... não compromete o sistema elétrico... A desvantagem é que não é uma lâmpada específica para motos... e certamente vai queimar com uma maior frequência... ... mas pelo preço que paguei (5,00 o par) e pela facilidade de reposição... é uma ÓTIMA opção... Segue abaixo uma foto do conjunto... ![]() Agora vamos ver como ele se comporta na estrada e de noite... depois eu posto o resultado... - O Indomado - 30-03-2007 cuidado com as lampadas dicroicas usadas em vitrines e gesso... elas aquecem tanto, que é possível acender cigarro nelas, ja fiz isso e é verdade... - JOE - 30-03-2007 O Indomado Escreveu:cuidado com as lampadas dicroicas usadas em vitrines e gesso... elas aquecem tanto, que é possível acender cigarro nelas, ja fiz isso e é verdade... INDOMADO: O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: CIGARRO FAZ MAL A SAÚDE!! RSSS Desculpe, não podia perder essa!!! Mas é verdade, uma vez usei um Acerbis na minha XLX e ficava fervendo o farol depois de pouco tempo! É um absurdo o que esquenta essa lâmpada! Abçs! - O Indomado - 30-03-2007 e olha que eu nem fumo... ![]() Dica: a lampada da lanterna é de 20w (freio) e 5w (lanterna), e o bocal é muito facil de providenciar... e vc ainda terá farois auxiliares com alto e baixo, que podem ou nao acompanhar o funcionamento do farol principal ![]() ![]() lampadas de piscas, variam na casa dos 10w, com bocais igualmente acessíveis devem existir para esses bocais, lampadas de diferentes wattagens, só pesquisando... - DALTON - 30-03-2007 O Indomado,,, Aproveitando a deixa.. já que vc falou em pisca.. Eu estive pensando em colocar mais uma lampada de 5W em cada pisca trazeira, que ficassem acessas qdo a lanterna trazeira/farol estivessem ligados,,, como nos carros.. Eu ví uma Gambitech em algum lugar,, e ficou show de bola - JOE - 30-03-2007 OPA, EU TB TÔ PESQUISANDO EXATAMENTE A MESMA COISA, DALTON! Vi isso numa CBR, com os piscas acesos em conjunto com a lanterna, fica muito bom! Estou com um projeto com o Johnny Hu de fazer um esquema com leds, mas ainda não temos nada. - DALTON - 30-03-2007 Eu vou fazer um com lampadas de 5w Se ficar legal,, eu posto o tutorial.. |