![]() |
Manutenção no radiador de óleo - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Demais componentes da moto (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=36) +--- Tópico: Manutenção no radiador de óleo (/showthread.php?tid=123) |
- Martinez - 28-04-2007 Bom, não quero entrar no mérito da questão, mas, quem aqui anda a 7.500 rpm no trânsito? Tudo bem, eu concordo, a sahara é refrigerada a ar, e no trânsito, uma vez usando as primeiras marchas, arrancando, andando em baixas velocidades, a refrigeração é menor, entretanto, usa-se também, menos rpms, dificilmente usa-se altos rpms por longo tempo quando se anda no trânsito pesado. Normalmente, quanto mais travado o trânsito, mais lento se anda, e consequentemente, menor o rpm. Se você estivesse em uma trilha travada, com subidas íngremes, esforço extremo para baixas velocidades, ai eu concordaria. Eu, na minha modesta opinião, acho desnecessário o cooler, mas, é perfeitamente possível alguém provar o contrário. Abraços. - Andarilho - 28-04-2007 Td bem,eu só coloquei a experiencia d um colega ,para contribuir com o fórum em questão. Eu tambem não uso e acho desnecessário,mas achei q podia ajudar... Um abraço - Martinez - 29-04-2007 Andarilho Escreveu:tudo bem,eu só coloquei a experiencia d um colega ,para contribuir com o fórum em questão. É isso ai, um acha que precisa, outros acham que não. Eu jogo no time que são da opinião que não precisa, melhor se preocupar com qualidade do óleo que usa, quilometragem para troca, que são muito mais importantes. Abraços e bons ventos. - Adriano - 29-04-2007 Realmente acho que não precisa, e também duvido da eficiência da ventuinha em radiador de óleo. ![]() ![]() ![]() - mott - 29-04-2007 ontem eu estava olhando minha saha, qndo me veio um estalo, ai pensei pq ela naum poderia ter 2 radiadores de oleo, ai eu começei a pensar e vi q era possivel fazer isso, q naum era tao dificil, e meio q esquematizei isso, comecei a ver os pros e os contras, chegeu a uma conclusão, a é possivel sim, o unico problema seria a bomba de oleo q naum teria força suficiente para mandar oleo ´p/ mos 2 radiadores e o motor, estu até pensando em continuar esse planos, o meu unico problema é meu engenheiro chefe(PC), q naum vai me ajudar.sei q é mto mais ousado do q colocar vetoinha no radiador mais sei q é possivel. tenho um opnião sobre a vetonha, axo q naum seria tao importante assim pois naum c utiliza em radiador de oleo somente em radiador de agua, pois o oleo naum iria exfriar tao facilmente,pq ele é bem mais denso q a aguae tem uma tempeartura de trabalho bem mais alta q a agua.+ alguem teria uma ideia di bomba de oleo? - Martinez - 12-11-2008 Mr. Xanddy e Neia Escreveu:até quando é normal os "capilares' do Radiador de oleo tiverem amassados? Até quando não afeta está questão de vazar oleo? Ou seja, o radiador da minha SAssa está com alguns capilares amassados, Amigo, capilar ou aletas, enfim, a estrutura em forma de colméia que refrigera o óleo (troca de calor), não faz vazar óleo. O vazamento pode ser em outro lugar e estar espirrando no radiador, ou, o que é difícil de acontecer (mas não impossível), uma quebra no radiador, basta limpar, ligar a moto e olhar... O óleo da moto vaza (some) ou pelo escapamento (retentores de válvula ou cilindro), ou pelas juntas (filtro, motor, embreagem, etc.) Um abraço. Martinez - Martinez - 12-11-2008 André Carvalho Escreveu:Aí gurizada. Douglas Torres Escreveu:nem imagino... paulao Escreveu:Com certeza algum capilar foi atingido, ainda mais que você verificou um amassadinho, algo deve ter batido no radiador, deve consertar isso logo porque para vazar o óleo todo e você fundir o motor é facil. André Carvalho Escreveu:Valeu pessoal. André Carvalho Escreveu:Pessoal. pato_donald_vini Escreveu:eu também tô com um vazamento que me parece ser no radiador. logo assim que eu peguei a minha no mecânico, ela sempre saía fumaça da frente quando parava, mas o mecânico disse que podia ser as juntas novas que faziam isso (?!). E fumaça vai, fumaça vem, sábado fiz uma viagem de 300 kms, e no domingo quando fui andar com ela, tá ela mijando óleo quente no meu pé (DÓI PRA CASSETE!). - Mr. Xanddy e Neia - 13-11-2008 Martinez muito obrigado pelas as informações - Cavaleiro_Sombrio - 23-02-2009 mott Escreveu:ontem eu estava olhando minha saha, qndo me veio um estalo, ai pensei porque ela não poderia ter 2 radiadores de oleo, ai eu começei a pensar e vi que era possivel fazer isso, que não era tao dificil, e meio que esquematizei isso, comecei a ver os pros e os contras, chegeu a uma conclusão, a é possivel sim, o unico problema seria a bomba de oleo que não teria força suficiente para mandar oleo ´p/ mos 2 radiadores e o motor, estu até pensando em continuar esse planos, o meu unico problema é meu engenheiro chefe(PC), que não vai me ajudar.sei que é muito mais ousado do que colocar vetoinha no radiador mais sei que é possivel. tenho um opnião sobre a vetonha, acho que não seria tao importante assim pois não c utiliza em radiador de oleo somente em radiador de agua, pois o oleo não iria exfriar tao facilmente,porque ele é bem mais denso que a aguae tem uma tempeartura de trabalho bem mais alta que a agua.+ alguem teria uma ideia di bomba de oleo? olha....fora a bomba nao ter pressao pra jogar oleo nos 2 radiadores, tem outro contra..... vc tera q colocar mais oleo no motor, pois com mais um radiador, o oleo q deveria estar rodando dentro do motorvai estar no radiador, fazendo falta nos pontos de lubrificaçao, comprometendo o motor. e colocando mais oleo no motor, quando vc desligar ela, ela vai ficar no nivel muito acima do especificada, onde quando voce ligar a moto, ela vai jogar todo o oleo para fora via respiro ou vai estourar algum retentor. nao sei se estou certo, mas pelos meus conhecimentos na area de mecanica, e isso ai..... abraços radiador - Gustavo Domingues DSouza - 24-02-2009 Salve! Martinez e maníacos, meu radiador está igual ao da 1ª foto, da 1ª página desse tópico (o do Martinez). Minhas dúvidas são: 1) realmente faz diferença na refrigeração as aletas estarem tortas? 2) moro no interior, não há trânsito como o de grandes capitais. As aletas tortas fazem diferença somente em trânsitos pesados e/ou parados? 1abraço, Gustavo. Araras-SP |