![]() |
FAROL DE MILHA...O MAIS SIMPLES POSSÍVEL. - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Gambitech (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=37) +--- Tópico: FAROL DE MILHA...O MAIS SIMPLES POSSÍVEL. (/showthread.php?tid=750) |
- Martinez - 15-07-2008 Sabe o que realmente faria a diferença? Tenho a idéia mas não tenho a mínima chance de concretizá-la, ainda. Já tinha pensado nisso a tempos, mas como sempre achei a minha idéia meio utópica, nunca tinha comentado. Desenvolver um sistema no qual o farol auxiliar incline para o lado que se deita a moto na curva. Carros novos, alguns, quando vc vira o volante para o lado, o farol acompanha, melhorando consideravelmente a iluminação na curva. No caso da sahara que tem o farol fixo isso é ainda mais problematico. Senti uma dificuldade tremenda para subir de Juquiá a Tapiraí a noite quando voltava do nosso niver em Morretes, pois a serra é muito travada e vc simplesmente não vê porcaria nenhuma nas curvas, o farol ficava o tempo todo iluminando a mata, a pista que é bom, nada. Botei o farol de milha preso na suspensão dianteira exatamente para tentar dar uma corrigida nisso, mas não ajuda muito pois nas curvas vc não gira o guidão o suficiente para o milha iluminar a estrada em curva. Vou tentar descobrir algo sobre como fazer um farol que ilumine para o lado que a moto está sendo inclinada na curva. Estive pensando em pegar aqueles "niveis" de mercurio se não me engano, aqueles de alarme que quando vc mexe na moto o alarme dispara. Então, acoplar a ele um dispositivo eletrônico, talvez um chip, que seja capaz de movimentar mecanicamente o farol para um lado ou para o outro, acionado pela inclinação do nível. Sonhar não é proibido, pelo menos ainda ![]() ![]() - Piske - 15-07-2008 KARAKA...... Isso porque o título do tópico é "FAROL DE MILHA... O MAIS SIMPLES POSSÍVEL".... hehehehe... Mas.... Estive aqui pensando na idéia e não acho tão difícil assim de se fazer... E nada de pensar em dispositivos eletrônicos com mercúrio, etc... Coisa mecânica mesmo!!! Pense em fazer uma base móvel para o farol de milha e um cabo de aço que movimente esta base. Este cabo seria acoplado ao guidão da moto, que ao virar para os lados movimentaria a base do farol!!! É claro que precisaria bolar bem a questão da diferença de ângulos.... Mas... o problema é o contra esterço!!!! Como fazer para virar o farol para esquerda se, quando se faz uma curva o guidão é virado para o outro lado?????? A idéia do mercúrio acho inviável pela grande oscilação que pode ocorrer na moto em nossas estradas. O simples balanças da moto nas irregularidades do terreno poderia alterar o direcionamento do farol! Pensem nisso..... Abraços, Piske - Hamilton - 15-07-2008 Martinez Escreveu:Estive pensando em pegar aqueles "niveis" de mercurio se não me engano, aqueles de alarme que quando você mexe na moto o alarme dispara. Ou quem sabe por satélite, usando um GPS que avaliaria sua posição e faria a correção antecipada... huahuahuahua... FRANCAMENTE!!! - Rogério I. Domingues - 15-07-2008 Hamilton Escreveu:Martinez Escreveu:Estive pensando em pegar aqueles "niveis" de mercurio se não me engano, aqueles de alarme que quando você mexe na moto o alarme dispara. me desculpa, cê sabe que eu respeito muito você mas...... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK o Rá é F**A - Martinez - 15-07-2008 Hamilton Escreveu:Ou quem sabe por satélite, usando um GPS que avaliaria Vai zombando. Vou conversar com o Piske que ele está mais "sintonizado". Comentei por ser eletronicamente porque nos carros que tem esse recurso o sistema é eletrônico, são os chamados faróis bi-xenon ativos que seguem as curvas da estrada, a exemplo da volvo, da mercedes e da BMW. Algumas montadoras também chamam de faróis rotativos. Outras chamam de faróis direcionais, como no caso do C4 que já é comercializado no Brasil. Tem ainda motadoras que preferem chamar de faróis adaptativos. O audi A8 está equipado com o AFS, Advanced Front-lighting System, ou sistema avançado de iluminação frontal. São faróis ativos, capazes de iluminar em curvas, por variar a forma do facho de acordo com a velocidade e o movimento do volante Portanto, conforme exposto acima, embora utópico para motos, diferentemente do que foi comentado no post anterior pelo meu amigo rá, não tem nada de inovador ou absurdo na tecnologia. Piske, fugir de cabos e partir sim para um dispositivo eletrônico é o caminho mais acertado, uma vez que o princípio básico para sistemas de segurança ativa é que eles não devem tirar o poder da condução ou que seja de responsabilidade do motorista. O objetivo é ajudar o motorista em situações difíceis melhorando o campo de visão à noite, não depender dele. No sistema desenvolvido pela Volvo, um miniprocessador analisa um certo número de parâmetros e otimiza a luz para se adaptar à situação. Os faróis podem girar até 15 graus em cada sentido, totalizando 30 graus, assim têm a capacidade de iluminar uma distância maior quando a estrada apresenta curvas. Para evitar desgaste no sistema, esta função é desligada automaticamente na luz do dia. Para ajudar a reduzir o risco de cegar motoristas no sentido contrário, o ângulo dos faróis é ajustado dependendo de quanto peso o carro está carregando ou se ele está acelerando ou freando. Acredito que no nosso caso, bastaria trocar a informação no miniprocessador, fazendo-o ler quanto a moto está sendo inclinada. Uma outra idéia piske é motar um sensor acionado por peso. Imagine um tubinho com uma esfera bem pesada, digamos 50 gramas. na parte de baixo do tubo, um sensor de peso. Esfera no centro, farol desligado. Esfera pra direita, farol aceso e voltado pra direita Esfera pra esquerda, farol aceso e voltado pra direita. Se movimentar mecanicamente o farol é complicado, como só vai acender quando a moto estiver inclinada a partir de certo ângulo na curva, podemos pensar em dois faróis fixos, posicionados com um certo avanço para as laterais. Nesse esquema tupiniquim, dispensaria-se dispositivo eletrônico ou miniprocessador. Bastaria que nas extremidades do tupo por onde a esfera vai correr que ele seja mais estreito. Assim, quando ela chegar ali e fizer pressão, espremeria a parte de baixo do tubinho, acendendo o farol, simples assim... Quando a moto volta para a posição vertical, a esfera volta para o centro, deixa de fazer pressão no "liga/desliga" e o farol apaga. Mas o mais bacana mesmo é ter um farol inteligente, quanto mais deitar a moto, mais ele inclinaria para fora da pista. Vou pensando na aberração e a medida que for descobrindo algo postarei aqui. - corinthiano - 15-07-2008 Hamilton Escreveu:Martinez Escreveu:Estive pensando em pegar aqueles "niveis" de mercurio se não me engano, aqueles de alarme que quando você mexe na moto o alarme dispara. E ai grande Rá.... tudo blzinha.... prazerzão em te conhecer cara.... manda ver ai nesse, vamos dizer, teralocéfalo... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk acho até melhor que o satélite, ele andar com a mãe diná na garupa, assim, além de prever as curvas, ela já fica falando todo o caminho e se ele vai cair ou não. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk resolvido: mãe diná na garupa do cabeção... kkkkkkkkkkkkk - Martinez - 15-07-2008 Corinthiano, o quer vc está levando como pura zueira eu estou encarando como um dispositivo de segurança muito bacana pra se ter na moto. Esse recurso de ampliação do campo iluminado pelos faróis é uma tecnologia que data de meados de 2002. O gratificante é que como pesquisador que sou, embora não seja da área de engenharia ou robótica, sei como se evolui rápido quando se trabalha uma idéia, mesmo que no início parece loucura. Lembro-me perfeitamente que quando o Hamilton desenvolveu o promeiro tensor de corrente pra sahara, partiu-se de um básico desenvolvido para a twister. O tensor a primeira vista era o bicho, todos queriam. Daí veio a vesão 2, a versão 3. A versão que tenho hoje na minha moto também foi feita pelo mesmo Hamilton. Se eu mostrar o primeiro e o último a um desconhecido, certamente ele não vai traçar nenhuma ligação entre os dois... isso se chama evolução. Terei o prazer de ter a primeira moto com um farol direcional em operação, aguardem... Domingo a noite tive o prazer de conduzir o Zeca (peixe de valeta) por São Paulo para chegar em Jundiaí. Ainda na Rodovia dos Bandeirantes, o Zeca vinha com farol alto. Eu como sou jovem e tenho boa visão, vinha com meu milha ligado e apontado para baixo, de boa. Zeca, já com seus 50 e poucos anos, de visão mais cansada, imagino o castigo que seja viajar a noite. Se na Bandeirantes ele já estava incomodado, imagine em uma estradinha sinuosa. Isso me motiva a trabalhar a idéia e tentar descobrir uma forma de ajudar os amigos. ![]() Martinez. - Martinez - 15-07-2008 Hamilton Escreveu:Ou quem sabe por satélite, usando um GPS que avaliaria sua posição Se ferrou grande rá, leia a matéria no link abaixo e veja o que a pesquisa científica já tem a disposição do público. <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.antral.pt/r_online/rev103/raiox.asp">http://www.antral.pt/r_online/rev103/raiox.asp</a><!-- m --> Vou transcrever só as partes mais importantes: Para todas as funções, os técnicos de desenvolvimento consideraram ligar os comandos de iluminação aos sistemas de navegação via satélite. Uma vez na posse desta informação rodoviária mais exacta, o sistema estará apto a adaptar-se à morfologia do trajecto (curvas, lombas, etc.) de forma precisa e atecipada. Um estudo levado a cabo pela Universidade Técnica de Darmstadt é conclusivo quanto às vantagens do sistema de faróis direccionais. Medindo os movimentos dos olhos dos condutores durante a condução, os cientistas provaram, pela primeira vez, que a visibilidade em curva durante viagens nocturnas com faróis de xénon direccionais atinge praticamente o nível verificado em condições normais de luz diurna. Os testes englobaram a participação de mais de 50 pessoas, tendo sido utilizado um sistema de rastreio ocular baseado numa videocâmara de infravermelhos altamente sensível. Os participantes no estudo abrangeram um leque de indivíduos que foi dos recém-encartados de 18 anos até motoristas profissionais e automobilistas idosos até aos 68 anos. Na tecnologia xénon, a visibilidade em curva atinge os 36 metros, quase os 38 metros ideais constatados em condições de luz diurna normais. Com luzes direccionais de halogéneo, a visibilidade nocturna fica-se pelos 27 metros. E com faróis de halogéneo estáticos, não passa dos 24 metros. - corinthiano - 15-07-2008 Martinez Escreveu:Corinthiano, o quer você está levando como pura zueira eu estou encarando Grande Martina........ é só pra descontar o que vc me enche o saco........ hehhehe mas falando sério, de boa cara, vai em frente, dou maior apoio...... Trabalho com robótica a um tempão, e admiro muito essas novas idéias, pena que eu não manje muita coisa de eletrônica, pois minha área é mais programação, senão poderia te ajudar de alguma forma... mas qualquer coisa estamos por aqui. abraços - Rogério I. Domingues - 15-07-2008 caramba, o homê ficou brabo !! pô !! ninguém aqui duvida do tio martinalocéfalo !! a turma só tá aproveitando uma rara brexinha que o sr abriu pra poder curtir um pouquinho !! o sr só créu nos outros !! sabe que se essa idéia funcionar ( como outras gambitech's já postadas ) será adotada por metade do grupo e a outra metade vai querer adotar também. é isso aí , desenvolve a "luizinha inteligente" e posta pra nós fica cas cara no chão. aí corintiá, mais uma pra lista : Tio MARTINALOCÉFALO !!! já da pra abrir um tópico só com os apelidos do homê !!! abração a todos !! vou perder minhas milhas !!! |