Sahara Maniacos

Versão completa: Trava do pinhão
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BJ Escreveu:Agora to interessado nesta novidade do Elvis, e estou aderindo a campanha:

FOTOS FOTOS FOTOS
Abraxxx

Pois é BJ, isso parece ser novidade só pra nós mesmo..... pois desde Junho/2007 que o Evis ops.... Weber fez a alteração na Sahara 91 dele e eu venho pedindo pra ele colocar informações aqui pra nós, que procuramos uma solução definitiva para essa trava.... até em fazer rosca no eixo do pinhão eu já pensei em fazer (sistema da Teneré 600).

Weber Escreveu:Pessoal pergunta para o grande Padrinho Fabio Bastos,fiz a alteração noeixo do pinhão dele, aqui pelo Sul nunca mais tive problemas

Ei Fabio Bastos.... dá uma mãozinha ai vai????? ou põe umas fotinhos ai vai????
FO-TOS FO-TOS FO-TOS FO-TOS FO-TOS FO-TOS FO-TOS FO-TOS....

Já vi o esquema usando os anéis elásticos.... mas estou a muuuuuito tempo querendo saber como é esse outro esquema do Weber.

E Bob, eu tenho o tensor do Weber (by Elvis), na minha, o bixinho é bão. Só não posso opinar sobre as batidas, pois meu pinhão é de 14.

Abraços..... Wink

João Paulo

Putz aproveitando o tópico vou relatar o que aconteceu ontem comigo durante a troca da relação.

a cabeça do eixo estava completamente comida e a trava do pinhão tava soldada no eixo. Resultado tiv que remover a solda com uma lixa elétrica o que zuou ainda mais o eixo. Como a nova trava não tava dando estabilidade ao pinhão fui na oficina de uma amigo e tive de soldar o pinhão no eixo já estragado e vou ter de trocar o eixo daqui há uns 6 meses quando tiver de trocar novamente a relação. Alguem sabe quanto custa o eixo novo? eu estimo um valor de uns R$ 300,00
Usado voce consegue na faixa de oitenta reais, num estado semi zero, em oficinas que vende peças de moto de seguradoras.

Abraços Helder.

lobodoido

OI PESSOAL UMA PEQUENA AJUDA

Bom essa semana minha moto estava fazendo barulho e levei ao meu mecânico aqui em Bragança, ele deu uma volta e falou que a trava do pinhão tinha ido para o espaço...Troquei a mardita e o barulho continuava. Mais uma vez ele deu uma volta pois a corrente ralava no quadro, mais uma volta e ele descobriu, e acho que vocês deveriam verificar, os rolamentos "originais" rsrsrs (1995), da coroa e da roda estourados...Trocado, gastei com mão de obra + peças R$60,00 ficou show de bola. Se ajudar em algo tá ai meu depoimento ok. Abraços a todos...

João Paulo

esse teu comentário me fez lembrar da minha strada

há um ano ela me deixou no meio da rua com este problema
Recentemente, passeando pelo fórum, me deparei com este comentário sobre a trava do pinhão. A princípio, achei que fosse um comentário sem nexo, que talvez acontecesse com algum desavisado, que fosse algum tabú. Mas qual não foi a minha surpresa quando na semana passada, durante uma manutenção no meu mecânico de confiança (troca da junta do cabeçote e da embreagem), e quando fui pegar a moto ele me falou que a trava do pinhão tinha gastado e tinha gasto também o pinhão, que ficou dançando no eixo. Por sorte não fiquei na rua e nem tive problemas com o eixo.
Ao ver a peça nova entendí o problema, acredito que o "engenheiro" que projetou aquilo se esqueceu de levar em conta a potência desse motorzinho...
Afinal de contas, como costumo dizer, essa moto sobe até parede.

Bom, minha sahara está de trava e pinhão novo, e agora vou ficar de ouvidos atentos a novos ruídos.

abraços
Bob Esponja Escreveu:Amigos,

estou rodando com minha Sassa e percebo que a corrente está raspando em alguma coisa.
Já olhei o pinhão, troquei a trava, ajustei a corrente umas 5 vezes.
Se aperto muito, o barulho aumenta. Se solto um pouco, parece que começa a raspar no batente.

Alguém tem uma dica para resolver essa amolação ?
tudo começou depois que troquei a relação, a 1 mês.

Será que o esticador de correntes do Paulinho resolve o problema ? Não achei o tópico sobre ele aqui no forum, nem fotos.

ô Paulinho, dá uma luz aí, nêgo !!!

Abraços a todos os companheiros.

Bob Esponja

Demorou mas veio! Seguem fotos da adaptação que fiz por conta do pinhão de 15 dentes.

Trava do pinhão substituida por 2 anéis elásticos 18mm e 19mm
[Imagem: DSC06261.jpg]

Calços para a tampa não raspar no pinhão
[Imagem: DSC06262.jpg]
[Imagem: DSC06263.jpg]

Abraços a todos!
Como a minha moto já comeu 2 travas de pinhão, sendo que uma delas não durou nem 100km, já estou com um anel elástico na caixa de ferramentas. Seguro morreu de velho, né? Big Grin Big Grin

Schuwarz

calves Escreveu:Calços para a tampa não raspar no pinhão
[Imagem: DSC06262.jpg]

Abraços a todos!

Fala Calves,

Cuidado com estes calços metalicos na tampa, certifiquesse que a rosca que fixam estão boas, o parafuso esta com bom aperto e numeros de filetes de rosca suficientes e tudo com trava rosca. Na minha fiz os claços semelhantes, mas esta na estrada a uns 120km/h e o parafuso superior se soltou, resultado: este calço cai sobre o pinhão em velocidade e é arressado como um tiro contra a tampa do motor, rachando a tampa. Depois deste episodio o calço superior fis de material plastico.

Sds Saharentas

Bob Esponja

Amigos,

depois de penar 1 mes com a relação da minha sassa, descobrí que o problema é realmente a trava...

Na troca da relação, que ocorreu no final de novembro, o mecânico, querendo dar uma de eficiente, trocou também a trava do pinhão.

Só que a trava original é de um aço de qualidade, de cor marrom, parecido com a cor de pó de café.

Essa trava aguenta o tranco porque é original.

O mané colocou uma trava paralela, prateada, que não aguentou uma semana.

Já troquei 3 vezes a trava até descobrir que era isso. Que não era a original.

A trava original custa R$ 1,00 e já encontrei em três concessionárias Honda aqui em Sampa.

Outra solução é comprar em alguma loja de rolamentos ou peças para caminhão e trator uma trava que parece mais com um grampo.

Se não me engano, chama-se grampo de pressão...

Mas recomendo levar a moto e conferir na hora porque 1 milímetro de folga pode fazer o grampo se soltar e ferrar as raias do eixo.

Mas as soluções são essas: Trava marrom original ou grampo de pressão.

Espero ter ajudado.

Um abraço a todos e até Morretes, se Deus permitir...
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