JOE Escreveu:E ai, alguém já provou desse veneno? Acho q tudo tem um preço, mais final, menos arrancada, mas tem que ter consciência disso e não exigir q ela tenha a mesma performance do que antes da troca. Uma simples questão de lógica. Vale a pena? Passo a pergunta...
Por enquanto não vi nada disso...
Rodo com 15 a apenas 3000 KM. Mas vou tirar o pinhão para ver se tem alguma mudança no eixo...
Abração
douglasrtorres Escreveu:Rodo com 15 a apenas 3000 KM. Mas vou tirar o pinhão para ver se tem alguma mudança no eixo...
Abração
Desencana, pois o material do pinhão é mais macio que o material do eixo.
Come o pinhão mas não come o eixo, só se a folga for muito grande e mesmo assim
isso só vai acontecer ao longo de muuuuuuuito tempo.
O grande problema tem duas origens:
- trava mal colocada
- trava de qualidade inferior.
Abraços.
Po cara, pode comprar numa boa. É uma Sahara e não uma moto (qualquer). O consumo depende do freguês (de + - 20 a 28km/l). Quanto a mudança na relação(pião de 15), não muda muito o consumo, apenas ela fica mais solta e conforme já foi dito, desce um pouco o giro.
Um grande abraço e parabéns pelo bom gosto.
Tambem estou pensando em passar para pinhao 15, para baixar as rotacoes e ganhar na final.
Qual marca voces recomendam Vaz, Riffel , ????
Abraco s
LS
JOE Escreveu:"Galera, o pinhão 15 realmente a moto fica mais longa e a final é um pouquinho melhor, só que isso tem um custo. Coloquei pinhão 15 à 3 anos atráz e rodei mais ou menos uns 30.000 km. Fui fazer uma revisão de rotina na moto e o meu mecânico constatou o desgaste do eixo do pinhão. Estou tendo que trocar o eixo, que por sinal tem que desmontar o motor inteiro. O pinhão 15 força mais o eixo nas arrancadas e vai desgastando, até o ponto de sua substituição. Estou fazendo a troca do eixo e vou voltar com a relação original. Fica o meu alerta. Abraço a todos."
E ai, alguém já provou desse veneno? Acho q tudo tem um preço, mais final, menos arrancada, mas tem que ter consciência disso e não exigir q ela tenha a mesma performance do que antes da troca. Uma simples questão de lógica. Vale a pena? Passo a pergunta...
Pode ter certeza que não foi o pinhão de 15 o responsável pelo desgaste prematuro do eixo.
Primeiro: a diferenças entre os diâmentros primitivos dos pinhões é muito pequena para aumentar tanto assim o momento torsor a ponto de danificar o eixo. E olha lá se o momento não ficar menor em função do menor ângulo de torsão. Não lembro mais como se calcula isso... mas os engenheiros de plantão podem me dar uma luz.
Segundo: Mesmo que o aumento fosse signficativo, todas as peças originais têm margem de resistência que pode chegar ou até superar duas vezes o valor calculado.
Terceiro: pode botar um pinhão de 14 dentes com a trava mal ajustada que o problema certamente ocorrerá. Conforme disse o Martina, não é esforço que é resposável pelo desgaste e sim excesso de folga entre o pinhão e o eixo. Depois que gera a folga é o "efeito furo no sofá".
Em pouco tempo o eixo estará comido.
Abraços
E aí paulinho...
Eu nunca vi coroa de 36 dentes...
Aonde achou e de qual marca é??
Abração
Putz... valeu...
E como ficou de final?
e outra. as rotações? Por exemplo... a minha está a 100 Km/h a 5500rpm e a sua?
Abração
Por enquanto fico com a coroa de 38 mesmo, pois não vou adaptar meu cubo para uma menor...
Mas sei lá..
Abração